E o sistema de Saturno não para de nos surpreender.
Recentemente pesqusias indicaram que lua Enceladus com seus geisers de água pode não abrigar vida apesar da presença de água líquida sob sua superfície isto pq esta água seria uma solução com presença de anticongelantes que seriam tóxicos aos seres vivos como conhecemos.
Agora
Hipérion a "lua-esponja" de Saturno apresenta elementos que demonstram que as bases químicas da vida podem ter sido abundantes no início da formação do sistema solar o que é um dado interessante para os modelos que tenatm explicar a origem da vida na Terra.
Cassini revela presença de hidrocarbonetos e água em lua de Saturno
da Efe, em Washington
A sonda Cassini detectou crateras de água e hidrocarbonetos --elementos essenciais para o desenvolvimento da vida-- na lua Hipérion do planeta Saturno, divulgou na quinta-feira (5) o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.
Um comunicado veiculou que a presença de hidrocarbonetos nesta lua poderia indicar a existência generalizada no sistema solar das substâncias químicas necessárias para o desenvolvimento biológico.
O JPL acrescentou que as informações sobre a existência de água e dióxido de carbono, assim como outro material obscuro que se ajusta ao perfil dos hidrocarbonetos, foram transmitidos quando a Cassini se aproximava da lua em setembro de 2005.
Os detalhes das crateras e sua composição são fundamentais para compreender a evolução e a origem desta lua que se remonta a cerca de 4,5 bilhões de anos.
Segundo Dale Cruikshank, cientista do Centro Ames de Pesquisas da Nasa, a mais importante das informações transmitidas pela Cassini são as referentes aos hidrocarbonetos, que são uma combinação de átomos de hidrogênio e carbono e que também podem ser encontrados em cometas, meteoritos e pó cósmico.
"Estas moléculas, quando estão saturadas pelo gelo e expostas a luz ultravioleta, formam novas moléculas de importância biológica", afirmou.
No entanto, o cientista disse que isto não significa que se tenha descoberto uma forma de vida fora da Terra.
"No entanto, isto é uma maior indicação de que a química básica necessária para a vida está em todas as partes do Universo", afirmou.
Cruikshank disse que grande parte da superfície da Hipérion, a oitava lua de Saturno, é uma mistura de água congelada, pó orgânico e dióxido de carbono congelado.
"O dióxido de carbono está de forma alguma quimicamente aderido a outras moléculas", afirmou.
A missão da sonda Cassini é um projeto conjunto da Nasa, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial da Itália.
fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u309865.shtmlArtigo sobre a descoberta no site da Cassini:
-
http://saturn.jpl.nasa.gov/news/press-release-details.cfm?newsID=758[ ]´s