Quando o estresse consome !
José Luis
Para muitos, o termo norte americano Burnout (Burn – Queima, out= de fora) pode parecer novo, porém é o antigo e conhecido estresse profissional em suas últimas conseqüências e amplamente disseminado pelo ritmo de vida e trabalho acelerado dos últimos tempos.
O mercado de trabalho sofreu uma grande mudança com as tentativas mal sucedidas de downsizing aonde muitas empresas reduziram drasticamente seus quadros de pessoal sobrecarregando aqueles que continuaram nas empresas iniciando-se ai o ciclo de stress incremental que vem se manifestando em diversas empresas e segmentos de trabalho.
Outro fator que também teve influência sobre o nível de estresse foi justamente o uso indiscriminado da tecnologia sem que os usuários estivessem ou fossem preparados para tal (com treinamento e conscientização dos benefícios e problemas advindos da tecnologia) , como podemos verificar alguns exemplos:
- E-mail: uma ótima ferramenta de comunicação inter-pessoal porém em momento algum as empresas prepararam seus colaboradores para o uso eficaz do mesmo resultando então em alguns casos em assuntos mal resolvidos, uma pressa não administrada ou comunicações que mais complicam o fluxo de trabalho.
- Telefone celular: Também um boa tecnologia que usada corretamente pode facilitar em muito a vida das pessoas, porém acontece que a maioria das pessoas quando em horário de trabalho e sente o celular tocando ficam mais estressadas pois pensam que é mais um “problema” para resolver e vemos que muitas vezes embora o colaborador esteja na empresa muitas pessoas ligam para os celulares deles por ser mais “fácil” não tendo que buscar a pessoa na empresa gerando além de custos desnecessários também uma cota adicional de estresse.
Antes de falarmos de Burnout devemos entender que o estresse é uma das reações do corpo a situações extremas ,que em determinados momentos é necessário e nos ajuda a superar problemas do dia-a-dia nos fornecendo mais adrenalina, atenção e desempenho superior à média.O problema começa quando o Estresse, que somente é benéfico em curtos períodos de tempo, se prolonga e o que deveria ser a exceção se torna regra.
Atualmente vivemos numa sociedade estressada por uma série de fatores como : recessão econômica, insegurança local e global, mercado de trabalho em crise além da cobrança de resultados cada vez maiores e em ritmos que às vezes não nos deixam tempo ou espaço para pensar.
Alguns dos sintomas do Burnout são :
- Exaustão física e mental,
- Impaciência com as pessoas e situações corriqueiras,
- Depressão,
- Perda de rendimento nas atividades desempenhadas,
O Burnout se manifesta sobretudo quando os profissionais ficam aprisionados em “armadilhas” de comportamento repetitivo e destrutivo nos quais não conseguem fazer frente as demandas profissionais e pessoais.
Portanto segue abaixo algumas sugestões de como administrar o Estresse profissional e tentar fazer uma “descompressão” no ritmo desenfreado de trabalho e cobranças:
- Mapeando as causas: O Estresse nasce de uma situação inesperada na qual o desempenho deve ser superior as possibilidades reais e portanto é bom mapear a sua rotina e listar as atividades que estão gerando Estresse.
- Entendendo as razões: Após mapear as causas do Estresses entender a razão destas atividades causar tanto estresse na sua rotina
- Buscando soluções: A partir do momento em que sabemos o como e porque o estresse está sendo gerado, devemos buscar maneiras efetivas de eliminar ou minimizar os efeitos do Estresse sobre a rotina.
- Gerenciando o tempo: O tempo é um dos bens mais valiosos e ser otimizado ,faça uma lista das principais atividades que desempenha e como poderia otimizar as mesmas em prol de equilibrar sua vida pessoal e profissional.
Identifique as atividades que são os “ladrões invisíveis de tempo” e tente controlá-las ou eliminá-las de sua rotina.
- Auxílio Médico: O Burnout é uma doença e portanto caso sinta os sintomas procure um médico.
- Pequenas alegrias: Busque no seu dia-a-dia as pequenas alegrias ( Happy hour com amigos, passear com a família, praticar um esporte) , pois assim poderá retomar o significado da vida e a alegria de viver.
