Autor Tópico: Sete Maravilhas do Brasil  (Lida 3944 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Sete Maravilhas do Brasil
« Online: 11 de Julho de 2007, 03:39:05 »

Nesse concurso eu não votei. Aliás, só soube dele depois que saiu o resultado.

Durante cinco dias, os leitores do Mapa-Mundi tiveram a oportunidade de escolher entre 21 finalistas, quais monumentos nacionais deveriam entrar para a lista das Sete Maravilhas do Brasil. Foram mais de mil votos computados. Por ser candidato a uma vaga entre as Sete Novas Maravilhas do Mundo, deixamos claro que o Cristo Redentor não entrava na votação. Apesar disso, o monumento recebeu mais votos do que todos os outros concorrentes. Deixando de lado esses votos nulos, chegamos à lista dos vencedores. Eis então as Sete Maravilhas do Brasil, escolhidas por você. Os monumentos estão apresentados na ordem que corresponde à quantidade de votos recebidos.

1 – Jardim Botânico, Curitiba - Inaugurado em 1991,  possui uma área de 245 mil m², e uma estufa inspirada nos palácios de cristal ingleses do século passado. Nela estão expostas plantas de todo o território brasileiro. O projeto é do arquiteto Abrão Assad.

2 – Teatro Amazonas, Manaus – Capaz de acomodar 685 pessoas, o teatro foi projetado pelo Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, em 1883, no apogeu do Ciclo da Borracha, quando Manaus era uma das cidades mais ricas do mundo.

3 – Catedral Metropolitana, Brasília - Projetada por Niemeyer, foi inaugurada em 1970. Com 40 metros de altura e 16 arcos de concreto, é circundada por um espelho de água e tem esculturas de Ceschiatti e pinturas de Athos Bulcão e Emiliano Di Cavalcanti.

4 – Teatro Municipal, Rio de Janeiro - Mármores de Carrara coloridos, bronze, ônix, espelhos de cristal, mobiliário nobre, pinturas monumentais, belas esculturas e capacidade para 2.200 pessoas: um verdadeiro templo da cultura.

5 – Forte dos Reis Magos, Natal - Guardando imponente a foz do Rio Potengi, o forte é mais antigo que a cidade: começou a ser construído em 1598. Sua forma atual, lembra uma estrela de cinco pontas, projeto do arquiteto militar Francisco Frias de Mesquita.

6 - Ladeira do Pelourinho, Salvador - A construção de igrejas, solares e sobrados no local aconteceu no século 17, obra de grandes proprietários rurais e das ordens religiosas e terceiras. Cerca de 800 casarões coloniais foram restaurados recentemente.

7 – MASP, São Paulo - Inaugurado em 1947, é o mais importante museu da América Latina. O prédio concebido pela arquiteta Lina Bo Bardi tem no acervo Tintoretto, Botticelli, Manet, Degas, Monet, Renoir, Van Gogh, Picasso, El Grecco, Goya e outros.

http://www.mapa-mundi.com/materia.asp?id=502&grupo=5&codsit=9054&codparext=2068

Francamente, acho que faltou a igreja de Congonhas do Campo, com as estátuas do Aleijadinho.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Sete Maravilhas do Brasil
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2007, 06:22:48 »
MASP? Nunca fui lá, mas pelo que vejo na TV e por fotos não merece.

Aqui no Rio Grande do Sul temos as ruínas da missão de São Miguel:

A "Cascata do Caracol", em Canela:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6c/Cascata_caracol2.jpg
Foto minha, foi capa do Wikimedia Commons. :D

E o "Cânion Itaimbezinho", que faz uma divisa com Santa Catarina:

Legal o tópico!
« Última modificação: 11 de Julho de 2007, 06:27:06 por Fernando »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2007, 06:29:34 »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2007, 06:48:34 »
o masp não merece.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2007, 08:34:52 »
Acho que eles só devem ter considerado construções, de outra forma seria impossível explicar a ausência das Cataratas do Iguaçu.

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2007, 10:02:33 »
Porra... como vocês esqueceram isto aqui?

:rock: :rock:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2007, 10:13:06 »
Maracanã? Haha... Chora, urubu, pois maravilha do mundo mesmo é São Janu!

09/07 - Estádio São Januário também é uma das “maravilhas do mundo”

O Rio de Janeiro comemora a eleição do Cristo Redentor como uma das “Sete Maravilhas do Mundo”. Mas vale lembrar que a primeira obra brasileira a receber título de tamanha importância foi o Estádio de São Januário, do nosso Club de Regatas Vasco da Gama.

No dia 30 de abril de 2002, o Travel Channel, canal de televisão especializado em turismo mais famoso do mundo realizou pesquisa que incluiu a Colina Histórica entre os sete mais importantes estádios do planeta.

Com 80 anos de existência, o estádio se destaca por resguardar traços originais de sua construção. A emissora apontou São Januário como um dos mais famosos do mundo e lembrou o fato de o Vasco ter sido o primeiro clube brasileiro a lutar contra o racismo, admitindo negros no seu quadro de atletas.

As Sete Maravilhas do Mundo (Esportes):

Nou Camp, em Barcelona (Espanha)

Giuseppe Meazza, em Milão (Itália)

La Bombonera, do Boca Juniors, em Buenos Aires (Argentina)

Ibrox Stadium, do Glasgow Rangers (Escócia)

Stanford Bridge, do Chelsea, em Londres (Inglaterra)

Olympic Stadium, do Bayern Munique (Alemanha)

São Januário, do Vasco da Gama, Rio de Janeiro (Brasil)

http://www.crvascodagama.com/?display=NOTICIA&ID=7044

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2007, 10:32:53 »
Este forte dos Reis Magos, o Pelourinho e o MASP me parecem muito feios... Tem muita coisa melhor por aí. 
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2007, 10:59:46 »
mesmo em são paulo tem coisa melhor que o masp. sei lá, o teatro dom pedro, a pinacoteca, o prédio do banespa, o viaduto do chá, a catedral da sé. eu escolheria a catedral da sé, acho.

agora, satirizando a péssima escolha pelo cristo redentor um pessoal fez uma campanha pra eleger a estátua do borba gato na av.santo amaro, em são paulo.
http://www.voteborba.com.br
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2007, 12:37:36 »
 :'( E O TEATRO SÃO PEDRO?

:'( E A ÓPERA DE ARAME?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2007, 12:40:45 »
Nossa, que legal essa Ópera de Arame! Onde fica?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2007, 12:43:22 »
 :) Curitiba.

E o Teatro São Pedro é em Porto Alegre. (E ele é muito mais lindo que as fotos mostram  :P )

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2007, 12:53:30 »
Ópera de Arame é doida mesmo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2007, 12:56:22 »
Também senti falta da Catedral de Aparecida! Ela é imensa mesmo, e muito bonita. Pena que o resto da cidade seja meio feinho...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2007, 13:03:39 »
disseram que a acústica da opera de arame é péssima. hehe

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2007, 15:36:33 »
Também senti falta da Catedral de Aparecida! Ela é imensa mesmo, e muito bonita. Pena que o resto da cidade seja meio feinho....

Minha mãe me obriga a levar ela todo ano... gosto da viagem pela companhia e pelo fato de ser o único tempo que nós temos pra botar o papo em dia...

Mas a cidade é horrível... e apesar de ser muito bonita a catedral, eu não costumo entrar e fico naquele shopping que tem ao lado... :hihi:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Julho de 2007, 15:53:54 »
Eu só passo lá de ônibus, pois Catedral é quase de frente para a Via Dutra, então eu passo pertinho. Nunca entrei lá nem passeei pelo resto da cidade, mas o que se vê pela janela é que a cidade é mesmo meio feiosa. (que ninguém de lá esteja lendo  :hihi: )

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Julho de 2007, 02:25:53 »
A Ópera de Arame não faz parte do Jardim Botânico, que já ficou em primeiro lugar?

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Julho de 2007, 02:31:21 »
Também senti falta da Catedral de Aparecida! Ela é imensa mesmo, e muito bonita. Pena que o resto da cidade seja meio feinho....
Ela é uma obra grandiosa, mas não consigo achá-la bonita. Nesse quesito, prefiro a Catedral da Sé e o Mosteiro de São Bento aqui em São Paulo. No Rio também há uma que gosto muito no Largo da Carioca (ao lado do BNDES), mas não me lembro o nome.

It's an award I've won"

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2007, 15:16:06 »
A Ópera de Arame não faz parte do Jardim Botânico, que já ficou em primeiro lugar?

Não, não faz.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #20 Online: 12 de Julho de 2007, 15:46:18 »
Porra... como vocês esqueceram isto aqui?

:rock: :rock:

Meu estádio é muito mais bonito :P

APODman

• Visitante
« Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2007, 16:19:22 »
Esqueceram de incluir a favela da Rocinha, a favela mais pop do mundo.

Coisa linda di deus !  :D

[ ] ´s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #22 Online: 12 de Julho de 2007, 16:23:33 »
A catedral de brasília é feia  :lol:

Coisa decadente...aquele anjo maldito ainda vai cair na cabeça de alguém  :?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Julho de 2007, 16:36:50 »
Eu nnca vi pessoalmente, mas pelas fotos eu acho a Catedral de Brasília maravilhástica!

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #24 Online: 12 de Julho de 2007, 22:11:57 »

Eu não consigo andar em cima dessa passarela olhando pra baixo... :medo: brincadeira... :P mas tem um lugar em Curitiba que tem uma passarela dessas que fica em cima de uma cachoeira...com uns 50 metros de altura.... :medo:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!