Autor Tópico: Evolução do Ensino de Matemática no Brasil  (Lida 7205 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Evolução do Ensino de Matemática no Brasil
« Online: 11 de Julho de 2007, 20:42:02 »
Evolução do Ensino de Matemática (autor desconhecido)

Semana passada comprei um artigo que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Porque estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1960:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1970:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1980:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha aresposta certa, que indica o lucro:

R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 ( )

5. Ensino de matemática em 1990:

Um cortador de lenha derruba uma bela árvore porque ele é egoísta e não tem nenhuma consideração para com o habitat de animais ou a preservação de nossas florestas. Ele faz isso apenas para ter um lucro de R$ 20,00. O que você acha dessa maneira de ganhar a vida? É socialmente justa?

6. Ensino de matemática em 2006:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Ele tem um lucro de apenas R$20,00. Não está sendo explorado pelo capitalismo selvagem e destruindo a natureza? Depois de responder, dê sua opinião sobre como os tatus, os passarinhos, as cobras e outros animais se sentiram com essa destruição do seu habitat...
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
Re: Evolução do Ensino de Matemática no Brasil
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2007, 20:42:22 »
:histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2007, 21:02:11 »
 :| Estou com mais vontade de chorar do que de rir.  :sleepy:

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2007, 21:12:37 »
Não precisa responder se não quiser...  :vergonha: desculpe me intrometer, mas Lela, você tá legal? Acho que é a segunda ou terceira vez em dois dias que vejo você reponder uma mensagem de humor assim, tristonha...  :'(

Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2007, 21:27:44 »
 :P Que simpático menino!

:) Não se preocupe, eu sou assim meio lelé mesmo.  :P

:hihi: Agradecida pela preocupação.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2007, 22:55:47 »
[chato de galocha]
É mentira! Até 1994 não se usava o Real como moeda!
[/chato de galocha]

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2007, 23:01:26 »
:P Que simpático menino!

:) Não se preocupe, eu sou assim meio lelé mesmo.  :P

:hihi: Agradecida pela preocupação.

:ok:
Bom saber!
 :)
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2007, 23:03:04 »
hehehe ótimo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2007, 01:43:55 »
hehehe

pena que não é apenas brincadeira:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062007-103230/

Desse modo, nos impusemos como tarefa analisar a formação do professor de matemática de modo contextualizado com a nossa realidade social atual e reconstituindo a função histórica que a nossa escola e a formação docente desempenharam como reforçadora das desigualdades sociais e mantenedoras do status quo da sociedade capitalista. No levantamento histórico, utilizamos as contribuições de G. Freyre, S. B. de Holanda, C. Prado Júnior, L. Basbaum, C. Furtado, F. de Azevedo, J. K. Galbraith, O. de O. Romanelli, A. Teixeira, entre outros. E, em nossa análise, nos valemos das contribuições de K. Marx, F. Engels, A. Gramsci, M. Chauí, L. Althusser, J. Contreras, O. Skovsmose A. Ponce, M. Gadotti, K. Kosik e outros referenciais próprios da área. A formação do professor de matemática é vista como resultado de um processo histórico-cultural que mantém ainda uma forte herança de elementos de uma sociedade colonial, corroborado pela não participação democrática do povo brasileiro em seu processo de constituição sócio-cultural numa sociedade capitalista e excludente. E o trabalho demonstra que os atuais processos de formação de professor de matemática ainda são fortemente sedimentados numa formação alienada aos ditames de uma sociedade de classes, que não permite ao futuro professor compreender e fazer uso da necessária autonomia inerente à sua atuação, o que o faz atuar como um intelectual orgânico a serviço da consolidação da hegemonia da classe dominante.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2007, 01:47:33 »
Desse modo, nos impusemos como tarefa analisar a formação do professor de matemática de modo contextualizado com a nossa realidade social atual e reconstituindo a função histórica que a nossa escola e a formação docente desempenharam como reforçadora das desigualdades sociais e mantenedoras do status quo da sociedade capitalista. No levantamento histórico, utilizamos as contribuições de G. Freyre, S. B. de Holanda, C. Prado Júnior, L. Basbaum, C. Furtado, F. de Azevedo, J. K. Galbraith, O. de O. Romanelli, A. Teixeira, entre outros. E, em nossa análise, nos valemos das contribuições de K. Marx, F. Engels, A. Gramsci, M. Chauí, L. Althusser, J. Contreras, O. Skovsmose A. Ponce, M. Gadotti, K. Kosik e outros referenciais próprios da área. A formação do professor de matemática é vista como resultado de um processo histórico-cultural que mantém ainda uma forte herança de elementos de uma sociedade colonial, corroborado pela não participação democrática do povo brasileiro em seu processo de constituição sócio-cultural numa sociedade capitalista e excludente. E o trabalho demonstra que os atuais processos de formação de professor de matemática ainda são fortemente sedimentados numa formação alienada aos ditames de uma sociedade de classes, que não permite ao futuro professor compreender e fazer uso da necessária autonomia inerente à sua atuação, o que o faz atuar como um intelectual orgânico a serviço da consolidação da hegemonia da classe dominante.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Essa foi muito boa, conta outra vai...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2007, 01:52:18 »
Putz, alguém me mate.  Eu não quero viver em um mundo que acha que ensinar matemática é "servir para a consolidação da hegemonia da classe dominante".

Daqui a pouco escovar os dentes também vai ser "submissão à hegemonia da classe dominante", desse jeito.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2007, 01:54:23 »
Minha mulherzinha faz matemática, como já disse em outros tópicos.

É muito pior do que isso.

Algumas aulas são incriveis debates sobre as políticas da classe dominante que destroem os valores sociais e sobre como poderão educar os estudantes para atuarem melhor na luta pela representação de seus direitos.

(Ela costuma dormir ou voltar pra casa mais cedo)
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2007, 04:07:25 »
essa é a tal da 'etnomatemática' que o reinaldo azevedo gozou?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2007, 04:57:36 »
Não exatamente, essa tese é do pessoal da educação.
Mas muito provavelmente os autores são a favor de revolucionar o ensino da disciplina, ensinando a tal etnomatemática na escola, para expor o aluno a todas as formas de manifestação matemática (de acordo com os princípios de uma educação plural) visando mostrar que a matemática como se aprende é limitada em sua concepção de mera ferramenta da colonização européia e mais recentemente estadunidense, já que os índios possuíam sua própria matemática incorporada ao meio-ambiente e blá, blá, blá, imperialismo, blá, blá, blá....
« Última modificação: 12 de Julho de 2007, 05:14:03 por Thufir Hawat »

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2007, 08:20:18 »
Putz, alguém me mate.  Eu não quero viver em um mundo que acha que ensinar matemática é "servir para a consolidação da hegemonia da classe dominante".

Daqui a pouco escovar os dentes também vai ser "submissão à hegemonia da classe dominante", desse jeito.

Sad But True...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Julho de 2007, 10:51:59 »
Tá feia a coisa assim? Eu aprendi matemática mesmo... Mal, mas aprendi. A ideologia ficava para as aulas de geografia e história.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #16 Online: 12 de Julho de 2007, 11:04:46 »
Tá feia a coisa assim? Eu aprendi matemática mesmo... Mal, mas aprendi. A ideologia ficava para as aulas de geografia e história.
++

E sociologia também.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Julho de 2007, 11:25:47 »
Geografia e História no ensino médio são palanques. E os alunos adoram :(

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Julho de 2007, 16:45:55 »
Aff...

"A matemática do sistema", dá pra imaginar? "A lógica não tem valor algum, não passa de uma invenção burguesa e instrumento de dominação imperialista e blá blá blá..."

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2007, 16:47:32 »
Você não quis dizer: a mafemáfica do fifstema?

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #20 Online: 12 de Julho de 2007, 16:52:28 »
Aff...

"A matemática do sistema", dá pra imaginar? "A lógica não tem valor algum, não passa de uma invenção burguesa e instrumento de dominação imperialista e blá blá blá..."
É por isso que os discursos deles não tem lógica?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2007, 17:24:33 »
Têm lógica, mas não a Lógica, e sim a polilógica; também conhecida como "a revolta contra a razão".  :biglol:

http://www.mises.org/story/2535#2

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Julho de 2007, 21:55:25 »
hehehe

pena que não é apenas brincadeira:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062007-103230/

Marxistas são engraçados...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #23 Online: 14 de Julho de 2007, 22:46:37 »
Os primeiros anos do "Ensino Fundamental" foram infernais para mim. Na primeira série, depois de comprar a lista de livros pedida pela escola, peguei o livrinho de matemática e pus-me a lê-lo. Havia no final de cada capítulo uma lista de exercícios para fazer. Eu estava ansioso para ir... Primeiro dia de aula... Passei a noite lendo o livrinho, nem dormi e, quando amanheceu eu havia resolvido todos os exercícios do livro... E queria mais... Cheguei na escola e, bestão, fui mostrar para a "professora". A vaca, além de me dar bronca brava na frente de todo mundo, me fez apagar todos os exercícios.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Julho de 2007, 22:48:34 »
Os primeiros anos do "Ensino Fundamental" foram infernais para mim. Na primeira série, depois de comprar a lista de livros pedida pela escola, peguei o livrinho de matemática e pus-me a lê-lo. Havia no final de cada capítulo uma lista de exercícios para fazer. Eu estava ansioso para ir... Primeiro dia de aula... Passei a noite lendo o livrinho, nem dormi e, quando amanheceu eu havia resolvido todos os exercícios do livro... E queria mais... Cheguei na escola e, bestão, fui mostrar para a "professora". A vaca, além de me dar bronca brava na frente de todo mundo, me fez apagar todos os exercícios.
:susto:
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!