Um novo projeto chamdo Galaxy Zoo pretende utilizar de voluntários virtuais ao redor do mundo para que auxiliem astrônomos a mapear a distribuição e forma das galáxias no Universo visível.
Para auxiliar os voluntários devem se cadastrar no site do projeto e então psar por um pequeno etste de reconhecimento de galáxias, antes disto podem estudar um tutorial sobre tipos de galáxias e sobre caractérísticas de sua forma.
Um dos obejtos do projeto por exemplo é verificar se galáxias espirais encontrma-se concentradas em determinadas regiões do céu ou se estão randomicamente espalhadas ou ainda se os seus braços espirais parecem girar no sentido horário ou anti-horário e ( e da mesma forma que a distribuição geral de galáxias) se a distribuição das galáxias com cada tipo de rotação estão mais situadas em algums partes do universo do que em outras. Este tipo de informação auxiliaria no desenvolvimento de modelos ( ou melhoria dos já existentes ) que explicassem o ainda incerto caminho de evolutivo das galáxias.
O projeto é muito similar ao projeto
Stardust@Home que usa de voluntários virtuais na busca por partículas cometárias capturadas no aerogel da sonda Stardust.
Site do projeto Galaxy Zoo:
http://www.galaxyzoo.org/Mais infos em:
http://www.nature.com/news/2007/070709/full/070709-7.html[ ]´s