Autor Tópico: Al-Qaeda mais forte ...  (Lida 405 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Alegra

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.453
  • Sexo: Feminino
Al-Qaeda mais forte ...
« Online: 13 de Julho de 2007, 08:49:10 »
Mundo 
 
2007-07-13

Terror : Relatório secreto dos EUA alerta

Al-Qaeda mais forte

A al-Qaeda está mais forte e tão perigosa quanto era após os atentados de 11 de Setembro nos EUA. O alerta consta de um relatório secreto da administração norte-americana elaborado por analistas dos Serviços Secretos exclusivamente para altos funcionários e políticos, mas que já transpirou para os media. O presidente George W. Bush apressou-se a desmentir estas informações.
 
Apesar da campanha militar e das operações antiterroristas, a rede liderada por Osama bin Laden recuperou a capacidade operacional sobretudo por ter liberdade de acção nas zonas tribais do Paquistão, que se tornou numa espécie de santuário de terroristas, conclui o documento de cinco páginas intitulado ‘Al-Qaeda mais bem posicionada para atacar o Ocidente’.

Fonte dos Serviços Secretos norte-americanos afirma que o relatório sugere que a al-Qaeda intensificou os treinos e revela interesse em recorrer aos operacionais europeus, tirando partido de lacunas na segurança. “É um inimigo que se adapta”, afirma.

Já na quarta-feira, quando testemunhava perante uma comissão da Câmara dos Representantes, John Kringen, da CIA, alertava para o fortalecimento da al-Qaeda. “Temos assistido a mais treinos, detectado mais dinheiro e verificado maior comunicação na rede terrorista.”

O próprio secretário norte-americano para a Segurança Interna, Michael Chertoff, admitiu recentemente que os EUA continuam vulneráveis a ataques terroristas, apesar das alterações levadas a cabo na segurança após os mais devastadores atentados de sempre naquele país. No entanto, Chertoff fez questão de salientar que “não há informações específicas e credíveis de que estejam iminentes ataques terroristas em território norte-americano.

Bush fez eco desta ressalva feita por Chertoff, embora tenha admitido que a ameaça existe. “Eles ainda são perigosos e é por isso que é importante que sejamos bem sucedidos no Afeganistão e Iraque”, afirmou, salientando: "Graças às medidas que tomámos a al-Qaeda está mais fragilizada agora.”

Refira-se que o FBI criou há algumas semanas um pequeno grupo de agentes e analistas para examinar novas ameaças e pistas durante o Verão. Este grupo suplementa o trabalho já efectuado por outros serviços de segurança.

PROGRESSOS NO IRAQUE INSATISFATÓRISOS

Um relatório da administração norte-americana sobre o Iraque ontem apresentado ao Congresso revela que os progressos feitos são insatisfatórios, já que metade dos objectivos fixados ficou por cumprir.

O documento destaca o fracasso em treinar número suficiente de soldados iraquianos de forma a poderem trabalhar autonomamente e adianta que a segurança representa um grande desafio para a estratégia dos EUA.

Numa conferência de imprensa o presidente norte-americano, George W. Bush, admitiu que todos os norte-americanos desejam a retirada de tropas do Iraque, mas que avançar com ela “seria um desastre”.

                                                                                                                                       
                                                                                                                                      Sabrina Hassanali/ com agências

Fonte: http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=249901&idselect=91&idCanal=91&p=200

 

 
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!