Existem as reparadoras e as estéticas... ambas válidas, embora pense que as estéticas não mereçam nenhum subsídio do governo.
Quer ficar (ou se achar) bonito(a)? Pague do seu bolso.
Mas não podemos esquecer que questões estéticas podem ter fortes implicações sobre a saúde geral, tanto física quanto psíquica.
Nem sempre trata-se de questão de vaidade ou beleza.
Então acho bom começarmos discutindo o que é uma cirurgia reparadora e o que é uma estética... acho que estamos fora de ponto de sintonia quanto as definições de ambas. 
Pode ser isso mesmo.
Como sou leigo, é melhor buscarmos uma definição técnica. Aí vai dar para esclarecer.
Bom... exemplificando.
Acho que meu nariz é muito largo... sinto que isto me causa algum desconforto e abaixa minha estima... mas meu nariz esta aqui, dentro da média dos narizes normais.
Seria justo o contribuinte arcar com os custos de uma cirurgia estética que vai fazer meu nariz ficar mais fino?
O mesmo vale para as "ruguinhas" que das dondocas inconformadas com o peso da idade... seria justo o contribuinte arcar com estes custos? E o "peichtinho" de silicone??? e as limpo-aspirações abdominais?
Isto são exemplos de cirurgias
estéticas...
Que são o caso bastante diferente de uma criança que ficou desfigurada por causa de um ataque de cachorros, por exemplo... isto são cirurgias corretivas.