Autor Tópico: Vitamina C é inócua para prevenir resfriado na população  (Lida 736 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Vitamina C é inócua para prevenir resfriado na população
« Online: 18 de Julho de 2007, 16:27:05 »
18/07/2007 - 14h48
Vitamina C é inócua para prevenir resfriado na população, diz pesquisa

da France Presse, em Londres

A crença de que a vitamina C reduz os riscos de pegar resfriado é um mito, concluiu um grupo de pesquisadores depois de realizar uma série de experiências com mais de 11 mil pessoas.

Segundo o estudo da organização internacional Cochrane Collaboration, apenas pessoas submetidas a condições físicas extremas (como esportistas ou militares no ápice do treinamento) diminuem pela metade o risco de contrair resfriado se tomarem comprimidos com a substância.

Para o grande público, porém, o efeito da vitamina sobre a prevenção desse mal não é suficientemente significativo para aconselhar sua utilização, defende o estudo da entidade, assinado por pesquisadores australianos e finlandeses.

A afirmação se baseia em cerca de 30 experiências realizadas ao longo de várias décadas com pessoas que tomaram pelo menos 200 miligramas de vitamina C por dia.

Os supostos efeitos da substância sobre a prevenção do resfriado entraram para a sabedoria popular durante os anos 70, devido a uma das obras do Prêmio Nobel de Química norte-americano Linus Pauling (também Nobel da Paz). O cientista incentivava as pessoas a ingerir 1.000 miligramas de vitamina C por dia para reduzir os riscos de adquirir um resfriado.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u313024.shtml

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
Re: Vitamina C é inócua para prevenir resfriado na população
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2007, 16:36:18 »
Isso é sabido há algum tempo, há quem diga que a vitamina aconselhável para evitar resfriados é a Vitamina E, não sei se é verdade, meu professor de biologia que me disse.

:o
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2007, 17:31:26 »
Isso é sabido há algum tempo, há quem diga que a vitamina aconselhável para evitar resfriados é a Vitamina E, não sei se é verdade, meu professor de biologia que me disse.

:o
Que eu saiba a vitamina E é mais relacionada à fertilidade do que ao sistema imunológico.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2007, 23:16:53 »
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_E

Vitamina C então deve funcionar como placebo para gripe...

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2007, 23:21:38 »
Eu concordo, o efeito placebo por si só já é capaz de explicar o mito da vitamina C
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2007, 09:55:16 »
Eu concordo, o efeito placebo por si só já é capaz de explicar o mito da vitamina C
Placebo + interesse econômico.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!