Foguete obtém resultados parciaisAgência FAPESP – A Agência Espacial Brasileira (AEB) divulgou resultados preliminares do lançamento do foguete VSB-30. O lançamento foi realizado com sucesso no dia 19, mas a carga útil, que continha nove experimentos científicos realizados em ambiente de microgravidade, perdeu-se no mar.
Segundo a Coordenação da Operação Cumã 2, o vôo durou cerca de 19 minutos, atingindo um apogeu de aproximadamente 242 quilômetros. Durante o vôo foi estabelecido ambiente de microgravidade por 6,2 minutos.
Durante a queda, houve oscilações no sinal de telemetria, o que dificultou a operação de resgate. Equipes de busca da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil trabalharam por seis horas para tentar resgatar o módulo de experimentos. As buscas foram encerradas às 18h. O mais provável é que o módulo tenha afundado. Estudos técnicos serão feitos para descobrir os motivos da falha na localização e por que o sistema de flutuação não funcionou.
Segundo a AEB, foram obtidos dados por meio de telemetria dos seguintes experimentos: Girômetro, do Instituto de Aeronáutica e Espaço e Instituto de Estudos Avançados; Monitoramento de Aceleração, da Universidade Estadual de Londrina; e dois experimentos de ciências térmicas da Universidade Federal de Santa Catarina.
Por imagens de uma das câmeras instaladas no VSB-30 pesquisadores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, monitoraram o estudo sobre propagação de ondas em gel.
A Operação Cumã 2 teve como objetivo a realização de nove experimentos científicos selecionados pelo Programa Microgravidade, da AEB. O VSB-30 já havia sido lançado a partir do CLA, em 2004, e do Campo de Esrange, na Suécia, em 2005 e 2006.
Mais informações:
www.aeb.gov.brhttp://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data[id_materia_boletim]=7480