Autor Tópico: Foguete brasileiro é lançado em Alcântara  (Lida 1206 vezes)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Foguete brasileiro é lançado em Alcântara
« Online: 19 de Julho de 2007, 13:08:01 »
Foguete brasileiro é lançado em Alcântara

Depois de várias tentativas nos últimos oito dias, foi lançado hoje (19), às 12h15, o Veículo de Sondagem Booster (VSB-30), do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. A contagem regressiva começou às 5 horas da manhã.
O foguete VSB-30 levará nove experimentos científicos, a maioria de universidades brasileiras, todos selecionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB). O vôo terá duração total de 20 minutos, e o foguete chegará a cerca de 280 quilômetros do solo. Para esse lançamento, foram mobilizadas equipes da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e do Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI). O VSB-30 já foi lançado outras vezes, a partir de Alcântara, em 2004, e do Campo de Esrange, na Suécia, em 2005 e 2006.

Fonte: Terra

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Foguete brasileiro é lançado em Alcântara
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2007, 13:29:41 »
Um conhecido meu, faleceu naquele acidente que houve em Alcântara.  :(

Que legal que o trabalho continuou, que não foi em vão.  :ok:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2007, 16:03:46 »
Até que enfim  :)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2007, 03:19:06 »
Foguete obtém resultados parciais

Agência FAPESP – A Agência Espacial Brasileira (AEB) divulgou resultados preliminares do lançamento do foguete VSB-30. O lançamento foi realizado com sucesso no dia 19, mas a carga útil, que continha nove experimentos científicos realizados em ambiente de microgravidade, perdeu-se no mar.

Segundo a Coordenação da Operação Cumã 2, o vôo durou cerca de 19 minutos, atingindo um apogeu de aproximadamente 242 quilômetros. Durante o vôo foi estabelecido ambiente de microgravidade por 6,2 minutos.

Durante a queda, houve oscilações no sinal de telemetria, o que dificultou a operação de resgate. Equipes de busca da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil trabalharam por seis horas para tentar resgatar o módulo de experimentos. As buscas foram encerradas às 18h. O mais provável é que o módulo tenha afundado. Estudos técnicos serão feitos para descobrir os motivos da falha na localização e por que o sistema de flutuação não funcionou.

Segundo a AEB, foram obtidos dados por meio de telemetria dos seguintes experimentos: Girômetro, do Instituto de Aeronáutica e Espaço e Instituto de Estudos Avançados; Monitoramento de Aceleração, da Universidade Estadual de Londrina; e dois experimentos de ciências térmicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Por imagens de uma das câmeras instaladas no VSB-30 pesquisadores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, monitoraram o estudo sobre propagação de ondas em gel.

A Operação Cumã 2 teve como objetivo a realização de nove experimentos científicos selecionados pelo Programa Microgravidade, da AEB. O VSB-30 já havia sido lançado a partir do CLA, em 2004, e do Campo de Esrange, na Suécia, em 2005 e 2006.

Mais informações: www.aeb.gov.br

http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data[id_materia_boletim]=7480

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2007, 03:22:02 »
eu tenho um grande preconceito com esses experimentos que ficam mandando. depois do marcos pontes, parece que tudo que mandam pro espaço é coisa d'o mundo de beakman. feijão crescendo, etc. duvido que haja algo cientificamente valioso mesmo nesses experimentos.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2007, 03:27:05 »
eu tenho um grande preconceito com esses experimentos que ficam mandando. depois do marcos pontes, parece que tudo que mandam pro espaço é coisa d'o mundo de beakman. feijão crescendo, etc. duvido que haja algo cientificamente valioso mesmo nesses experimentos.
O que seria "algo cientificamente valioso"?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2007, 09:37:13 »

Não, não... existe uma experimento que é sobre as propriedades mutagénicas de uma bacteria em ambiente de baixa gravidade... 2 colônias, uma em terra e outra a bordo, receberam um estímulo ao mesmo tempo e depois farão comparação da estrutura genética para descobrir se em ambiente de baixa gravidade a estrutura genética se comporta de maneira diferente do que na Terra.

Eu acho bastante válida esta experiência.   :ok:

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2007, 13:59:54 »

Não, não... existe uma experimento que é sobre as propriedades mutagénicas de uma bacteria em ambiente de baixa gravidade... 2 colônias, uma em terra e outra a bordo, receberam um estímulo ao mesmo tempo e depois farão comparação da estrutura genética para descobrir se em ambiente de baixa gravidade a estrutura genética se comporta de maneira diferente do que na Terra.

Mas será que dá para tirar alguma conclusão de um cultivo de bactérias em 6 minutos?
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2007, 14:02:44 »
O que seria "algo cientificamente valioso"?

cientificamente valioso, ponto, não dá pra ir muito além disso. feijão crescendo na microgravidade não é valioso, até mesmo porque alguém já deve ter feito isso antes.

será que já não fizeram isso e ainda em condições melhores?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2007, 14:09:00 »

Mas será que dá para tirar alguma conclusão de um cultivo de bactérias em 6 minutos?

Não de cultivo e sim de mutação do DNA... comparando com o mesmo experimento realizado simultaneamente em terra.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2007, 14:10:47 »
será que já não fizeram isso e ainda em condições melhores?

Creio que não... foi uma entrevista com o pesquisador que passou no canal Futura que aproveitará o lançamento.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2007, 14:21:45 »

Não de cultivo e sim de mutação do DNA... comparando com o mesmo experimento realizado simultaneamente em terra.

Ahhhh
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!