Arqueólogos amadores acham tesouro raro com detector de metal O mais importante tesouro viking encontrado na Grã-Bretanha nos últimos 150 anos foi descoberto por dois amadores com um detector de metal na cidade de Yorkshire. David e Andrew Whelan, que são pai e filho, descobriram o tesouro do século 10 em janeiro de 2007 enquanto praticavam seu hobby de procurar objetos antigos com detector de metal.
A dupla de Leeds conta que costuma sair à caça de objetos com o detector de metal há cinco anos todo sábado e afirmou que o tesouro viking era "coisa de sonhos". "Procuramos objetos com o detector de metal há cerca de cinco anos, todo sábado como um hobby. Acabamos neste campo, em particular, e tivemos um sinal forte do detector. Encontramos esta taça com as moedas e informamos a autoridade de antiguidades", disseram. "Ficamos surpresos quando descobrimos o que tinha dentro (da taça)."
ValorPai e filho afirmaram que o tesouro vale cerca de 750 mil libras (aproximadamente R$ 2,8 milhões), em uma estimativa mais conservadora. A taça contém 617 moedas de prata e outros 65 objetos, incluindo o vaso coberto de prata e bracelete de ouro. Os objetos antigos vêm de lugares distantes como Afeganistão e Irlanda, além da Rússia, Escandinávia e Europa continental.
"(A taça) tem uma bela decoração e foi feita na França ou Alemanha por volta do ano 900 da era cristã", disse Jonathan Williams, mantenedor do setor de pré-história européia no Museu Britânico, para onde o tesouro foi transferido. "É fantasticamente rara - existem apenas alguns outros exemplares conhecidos no mundo. Ficará maravilhosa quando for totalmente restaurada", acrescentou.
ConservaçãoA maioria dos pequenos objetos está extremamente bem preservada, pois ficaram escondidos dentro do vaso, que estava protegido por um recipiente de chumbo. O Museu Britânico afirmou que entre as moedas estão vários tipos novos e raros, que fornecem informações novas a respeito da história da Inglaterra no início do século 10.
Provavelmente os objetos foram enterrados por segurança por um rico líder viking durante o período de turbulência que se seguiu depois da conquista do reino viking de Northumbria, no ano 927. "O tamanho e a qualidade deste tesouro é extraordinário, transformando-o na descoberta mais importante deste tipo na Grã-Bretanha nos últimos 150 anos", disse uma porta-voz do museu.
Jonathan Williams afirmou que o Museu Britânico e os Museus da região de Yorkshire, onde o tesouro foi encontrado, vão levantar verbas para comprar a coleção, que deverá ser exibida ao público. Os lucros com a venda deverão ser divididos entre os Whelan, que encontraram o tesouro, e os donos da terra onde foi encontrado.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/07/070719_vikingdetetormetalfn.shtml