Autor Tópico: Programação Neuro-Linguística.  (Lida 2247 vezes)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
Programação Neuro-Linguística.
« Online: 21 de Julho de 2007, 22:45:00 »
Mandei esta mensagem pro grupo Ceticismo Aberto:

Eu tive aula certa vez com uma professora juíza federal que falou, pra
motivar mais a sala a estudar pro concurso que íamos fazer (odeio
concursos), na programação neurolinguística. Fiquei desconfiadíssimo, achei
mais uma maluquice boboca, uma modinha motivacional que usa argumentos
científicos pra se legitimar, mas essa professora era uma entusiasta
incrível, ela achou que aquilo "clarou" a mente dela e que todos devíamos
estudar a maldita programação neurolinguística!! Comentou inclusive que
certa vez compareceu a um congresso sobre esse treco sendo a única
profissional de Direito presente no público!

Então hoje no trabalho um colega me disse que começou a fazer um curso sobre ela pela Internet devido ao seu curso de administração e ele me repetiu mais uma coisa que me cheirou muito mal com a palestra da mencionada professora, sobre como ao dizermos frases negativas, "eu NÃO" alguma coisa, NA VERDADE, por algum motivo obscuro lá que eu não entendi direito até hoje, estamos afirmando o contrário do que queremos dizer "porque em nossos cérebros não existe o 'não'"(????????????????) (será que isso quer dizer existe o 'não', já que ele disse que 'não' existe o 'não'????). Dentre outras coisas horrororas.

Pois bem, pra quem sabe o que é essa programação neurolinguística, isso é só mesmo mais uma charlatanice ridícula ou é mesmo alguma coisa maravilhosa de VANGUARDA e foi só pra mim que fedeu horrores???

Recebi este link de volta, PESSIMAMENTE traduzido, mas lerei...

http://brazil.skepdic.com/neuroling.html

Vocês conhecem essa maluquice de programação neuro-linguística??
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
Re: Programação Neuro-Linguística.
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2007, 23:08:31 »
Eu não...

Ops, se me perguntar sobre esse assunto teria de dizer que meu conhecimento sobre isso é realmente limitado.

:D
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2007, 23:25:18 »
Eu tinha uma professora de química que dizia maravilhas dessa PNL, e agente ria dela porque não lembrava o nome dos alunos... devem ter usado VB com ela..

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2007, 23:55:28 »
Isso me cheira à pseudociência babaca...
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2007, 04:29:32 »
um amigo meu fala bem da pnl e ele em especial é bom orador...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2007, 10:18:48 »
Bem eu faço PNL, acho que faço pelo menos.  :?: :?: :?:

É assim eu faço Reflexoterapia (por força maior e falta de vontade de discutir), e minha reflexo terapeuta alem de ficar apertando meu pé com aquele pauzinho dela, achando que está com isso estimulando todos os meus órgão pelos pontos no pé representado. Disse-me que iria fazer comigo a tal da PNL. Ela não me explicou nada muito bem.
Mas pelo pouco que fala de vez em quando é algo extremamente revolucionário que se fosse implantado nas escolas iríamos produzir Aisteins aos milhões.  :?

Segundo ela a mente, o corpo e a linguagem trabalham juntos para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo. Até ai tudo bem, mas para ela e para os dois charlatões ou melhor os dois criadores da técnica. Através da simples observação e entendimento da estrutura de pensamento de um gênio (coisa simples entender o pensamento de um humano) por exemplo. Podemos moldar nossa própria estrutura de pensamento, passando a pensar como eles e logo tornando-se gênio  :hmph: . Agora me pergunto porque será que os criadores da técnica não estão ainda fazendo grandes descobertas científicas? Apesar do dinheiro que ganharam em vender a técnica milagrosa.

Bem sobre a técnica que pode utilizar-se até de hipnose, não é o meu caso, minha refloxo fica contando histórinhas de contos de fadas (literalmente, chapelzinho vermelho por exemplo), enquanto manda eu fechar os olhos e ir dizendo o que sinto, o que acho que deveria acontecer e por ai vai. Também as vezes manda que eu feche os olhos e que eu invente alguma história, qualquer uma, dai ela vai fazendo perguntas e dirigindo a história. Isso deve ser PNL.  :biglol:

Mas ela é uma pessoa muito legal, e que realmente acredita em todas essas coisa, ela sabe que eu não acredito e diz que não precizo acreditar pra funcionar. Fico bobo de ver como ela gasta dinheiro fazendo sempre algum curso de especialização e comprando todo e qualquer livro com uma nova técnica pseudo cientifica. Mas o mais estranho é que o (IOR - Instituto Prof. Osni Tadeu de Reflexologia e Pesquisa  S/C Ltda), onde ela faz especialização de reflexoterapia nunca termina de localizar todos os pontos do pé, sempre tão dando um curso com “novos” pontos (lógico cursos pagos).

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
« Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2007, 23:59:05 »
Bem eu faço PNL, acho que faço pelo menos.  :?: :?: :?:

É assim eu faço Reflexoterapia (por força maior e falta de vontade de discutir), e minha reflexo terapeuta alem de ficar apertando meu pé com aquele pauzinho dela, achando que está com isso estimulando todos os meus órgão pelos pontos no pé representado. Disse-me que iria fazer comigo a tal da PNL. Ela não me explicou nada muito bem.
Mas pelo pouco que fala de vez em quando é algo extremamente revolucionário que se fosse implantado nas escolas iríamos produzir Aisteins aos milhões.  :?

Segundo ela a mente, o corpo e a linguagem trabalham juntos para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo. Até ai tudo bem, mas para ela e para os dois charlatões ou melhor os dois criadores da técnica. Através da simples observação e entendimento da estrutura de pensamento de um gênio (coisa simples entender o pensamento de um humano) por exemplo. Podemos moldar nossa própria estrutura de pensamento, passando a pensar como eles e logo tornando-se gênio  :hmph: . Agora me pergunto porque será que os criadores da técnica não estão ainda fazendo grandes descobertas científicas? Apesar do dinheiro que ganharam em vender a técnica milagrosa.

Bem sobre a técnica que pode utilizar-se até de hipnose, não é o meu caso, minha refloxo fica contando histórinhas de contos de fadas (literalmente, chapelzinho vermelho por exemplo), enquanto manda eu fechar os olhos e ir dizendo o que sinto, o que acho que deveria acontecer e por ai vai. Também as vezes manda que eu feche os olhos e que eu invente alguma história, qualquer uma, dai ela vai fazendo perguntas e dirigindo a história. Isso deve ser PNL.  :biglol:

Mas ela é uma pessoa muito legal, e que realmente acredita em todas essas coisa, ela sabe que eu não acredito e diz que não precizo acreditar pra funcionar. Fico bobo de ver como ela gasta dinheiro fazendo sempre algum curso de especialização e comprando todo e qualquer livro com uma nova técnica pseudo cientifica. Mas o mais estranho é que o (IOR - Instituto Prof. Osni Tadeu de Reflexologia e Pesquisa  S/C Ltda), onde ela faz especialização de reflexoterapia nunca termina de localizar todos os pontos do pé, sempre tão dando um curso com “novos” pontos (lógico cursos pagos).

Coitada... leva ela para a Igreja, pro pastor salva-la dessa coisa demoníaca.
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

Offline Luiz Fabris

• Nível 11
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2007, 09:44:38 »
PNL foi uma técnica inicialmente desenhada como terapia baseada em gestalt, destinada ao tratamento de transtornos adaptativos.
Rapidamente, algumas empresas verificaram a facilidade de se transformar o método em uma técnica de venda e os aplicam ad-nauseam (aqueles longos comerciais de marketing direto utilizam a PNL).
Jamais se provou a eficácia do método, em psicoterapia.
A diferença entre a inteligência e a ignorância é que a inteligência tem limite

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!