Rapaz, se quiser comprar um processador da Intel, tenta comprar uma placa mãe da Intel também. Elas geralmente são otimizadas pra caralho e o desempenho agrada bastante.
Sobre os processadores, os de núcleo duplo ou mais possuem maior desempenho, mas dependem muito dos programas para alcançar o potencial completo. Idem para os de 64 bits.
E compre placas de vídeo da nVídia, não da ATI. Assim, se quiser instalar um sistema Linux, não vai ter problemas com drivers. E cuidado com certos recursos que podem aparecer, pois alguns deles são meras desculpas para não incluir memória RAM na placa, tomando emprestado do computador.
Memória RAM? Kingstom é uma das melhores marcas. Um pouco carinha mas o desempenho é muito mais alto do que as genéricas.
Discos Rígidos? Seagate, Maxtor e Samsung são marcas muito boas. Procure por um com um alto valor de RPM. 5600 rpm é o padrão, mas existem as de 7200 (como a que eu tenho aqui). Se a placa suportar SATA, vai ser melhor ainda. E não economiza no tamanho em GB.
Vê se consegue um gravador de HD. Dizem que os drives Plextor são os melhores para se trabalhar com gravação de CDs e DVDs.
Se quer investir no monitor, saiba que os monitores CRTs (esses normais) podem ter uma imagem bem melhor do que os LCDs (os de tela fina), além de suportar várias resoluções por não ter os pixels cravados na tela. Mas escolha com cuidado pois a maioria não suporta uma boa taxa de atualização. O meu é um Samsung de 15 polegadas e, apesar da marca ser boa, não suporta uma taxa de atualização maior do que 60 hz, que pode prejudicar a vista. Tenta achar um que permita rodar em 75 hz em alta resolução e taxa de cores. …ou invista logo em monitores de alta definição.
Placas de som não devem fazer muita diferença. Mesmo que você queira um sistema double suround com até 7 caixas de som, existem placas mãe que vêm com esses recursos integrados. Placas de rede a mesma coisa. Se pagar mais de 40 mangos em um drive de disquete, então está sendo roubado.
E, faça o que fizer, não instale o Windows Vista. Pelo menos não ainda. O XP tem um melhor desempenho para rodar qualquer coisa enquanto o Vista ainda é incompatível com uma pá de programas e jogos. Talvez com um SP1 as coisas melhorem, pois até lá o sistema vai ficar mais estável e mais jogos poderão ser usados.