O Hélio é incrível. Mas ele não me convenceu inteiramente sobre esta afirmação aqui:
A religião acabou tomando rumos que a tornaram uma força mais maligna do que benigna, atuando muito mais para separar as pessoas --e de forma violenta-- do que para uni-las.
É difícil contabilizar a quantidade de coisas boas e de coisas ruins que estão sendo feitas nos dias de hoje em nome da religião, é difícil julgar se o saldo é positivo ou negativo. Minha impressão, porém, é que ele é positivo, os fanáticos psicopatas são uma minoria ínfima. Barulhenta, mas ínfima.
Discordo nesse ponto, penso que as religiões são nocivas, por mais que eu tente, não encontro nada de util e bom nas religiões.
Que benefícios as religiões trouxeram para a humanidade em todos esses anos?
Nada!!! definitivamente nada, como o Helio mesmo diz, as artes não necessariamente dependem da religião.
As religiões em geral só pregam a destruição e a intolerância, sejam como nos ou sofram as concequências, dizem para amar o próximo, mas mandam para o sofrimento eterno quem não acreditam em suas verdades inquebráveis, grande amor ao próximo, não sabem nem respeitar as diferenças.
Já escutei algumas pessoas dizerem que se não fosse as religiões o mundo seria mais violento, o medo do castigo dívino faz com que pessoas sem moral siga uma conduta mais correta, para mim isso não passa de falácia, as pessoas são hipócritas, seguem uma religião apenas porque a maioria segue, querem ser imortais, mas no fundo são animais, são egoístas, são movidas pelos seus instintos primitivos, nem o medo do castigo divino pode conter esses instintos.
Que bom seria se as religiões fossem como clubes, apenas encontros sociais, mas não são, se metem na política, nas escolas, querem empurrar suas verdades a todo custo.
Infelizmente temos que conviver com essa insanidade chamada religião, se for para acreditar em contos de fadas, prefiro acreditar na existência do mundo Yusuke Urameshi do anime Yu Yu Hakusho. pelo menos é mais divertido.