Autor Tópico: Espetacular!! Esquecendo Deus.  (Lida 1444 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Alegra

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.453
  • Sexo: Feminino
Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Online: 25 de Julho de 2007, 08:47:51 »
Recebi hoje de Jocax do ateus-br via e-mail este espetacular texto.
Espero que gostem como eu gostei!!  :ok: :ok:



12/07/2007
Esquecendo Deus
 
Juro que, depois dessa coluna, deixo o tema religião de lado por uns tempos. O problema é que, quanto mais tento explicar meu raciocínio, menos compreendido sou, a julgar pelo crescente número de e-mails que recebo.

Retomemos a questão desde os seus prolegômenos. Não sou contra a religião assim como não sou contra a literatura, o sexo e as drogas. Todos eles podem ser fonte legítima de prazer para quem os usa. E não dá para negar que muita gente encontra conforto junto à religião. Alguns experimentam até mesmo o êxtase. Há ainda quem dela se valha para formar e cimentar um círculo de relacionamentos sociais, mais ou menos como um clube. Para nenhuma dessas funções, entretanto, é necessário que ela seja verdadeira. Aliás, afirmar que determinada religião é falsa é uma asserção com a qual a esmagadora maioria da humanidade tende a concordar, desde que o juízo não se refira a seu próprio credo.

Para que a prática religiosa se mantenha legítima, isto é, mais benigna do que maligna, é necessário antes de mais nada que ela não sirva de pretexto para imposições e violência. Se alguém, mesmo contra todas as evidências, quer acreditar que vinho se converte em sangue, e a hóstia, em carne, tem o direito de fazê-lo. O que não dá para aceitar é que, em nome dessa e de outras idéias às vezes exóticas, derive um código moral e busque empurrá-lo goela abaixo de toda a sociedade, incluindo os que não partilham das mesmas crenças, as quais, vale insistir, têm uma base empírica extremamente frágil, para dizer o mínimo.

E, infelizmente, a história está repleta de guerras e massacres cometidos em nome da religião. Mesmo hoje, em pleno século 21, muitas vezes é a fé que define aqueles a quem podemos matar. Terroristas jihadistas têm o "dever" de matar infiéis. Sunitas e xiitas no Iraque estão, em nome da verdadeira sucessão do profeta, autorizados a dizimar-se uns aos outros. Nós, no Ocidente, lançamo-nos na missão sagrada de semear a democracia no mundo islâmico. Fazemo-lo, é claro, atirando bombas. Aos que inadvertidamente morrem no processo chamamos eufemisticamente de "danos colaterais". Em geral, são muçulmanos árabes, africanos ou asiáticos.

Não estou, evidentemente, atribuindo à religião toda a violência de que o homem é capaz. Ao contrário, estou convicto de que, não fosse a fé, encontraríamos outros pretextos para nos massacrar, como a coloração da pele, o idioma de origem ou alguma outra bobagem do tipo a mão que usa para escrever. É inegável, entretanto, que a religião serviu e está servindo de motor à barbárie. Nesse contexto, e dada a virtual impossibilidade de simplesmente acabarmos com os credos, a medida óbvia que se impõe é conter o fervor religioso das pessoas. Se todos forem um pouco mais relapsos na implementação de mandamentos que cobram a destruição dos infiéis, teremos um mundo mais pacífico.

Também não nego que a religião esteja na origem de coisas, senão boas, pelo menos interessantes, na música, na arquitetura, na pintura e, acrescento por minha conta e risco, na sutil arte metafísica. Só que vale aqui o mesmo argumento da violência. Não é porque essas realizações se deram sob o signo da religião que não teriam ocorrido sem ela, que, de resto, esteve com o homem desde que ele desceu das árvores. Daí não decorre que ela seja a responsável direta por todas as obras humanas, sejam elas boas ou más.

Isso nos leva a uma pergunta interessante. Por que diabos a religião existe? A resposta é mais ou menos óbvia para o crente: para honrar a Deus e pedir-Lhe que interceda por nós. Curiosamente, é entre agnósticos, ateus e outros que buscam uma abordagem científica do fenômeno religioso que a questão se torna controversa. "Grosso modo", há os que lhe reconhecem algum valor, como o de reforçar os laços sociais entre as pessoas numa comunidade, e os que a consideram um mero efeito colateral --e adverso-- da circuitaria cerebral humana. O biólogo Richard Dawkins, por exemplo, aposta que o pendor humano pelo sobrenatural é o resultado inopinado do módulo cerebral que nos torna crianças obedientes, acreditando, sem nenhum espírito crítico, nas histórias que nossos pais nos contam. Especialmente no passado darwiniano, obedecer cegamente aos mais experientes ajudava a manter-nos longe de perigos. Outros autores, como o filósofo Daniel Dennett, elaboram um pouco mais a questão, sugerindo a concorrência de outros módulos neuronais, como a tendência a ver agentes onde só existem sombras (o seguro morreu de velho) e a inventar explicações, ainda que infundadas, para tudo --característica que, embora nos faça pagar alguns micos, pode contribuir para a sobrevivência do grupo.

Sei que nós, seres imperfeitos, não devemos questionar as decisões do Altíssimo, mas convenhamos que não faz muito sentido para um Deus onipotente e benevolente revelar-se na forma de colecionador de prepúcios para os judeus e, para os maias, como um espectador ávido por sacrifícios humanos. A hipótese de que deuses são criações humanas explica muito melhor a universalidade do fenômeno religioso do que a teoria das "sementes de verdade" propugnada pelo catolicismo.

Alguns de meus interlocutores partiram dessa universalidade da religião para concluir que ela é necessária e benéfica. Até admito que, no passado, ela possa ter ajudado. Já não é o caso. A religião acabou tomando rumos que a tornaram uma força mais maligna do que benigna, atuando muito mais para separar as pessoas --e de forma violenta-- do que para uni-las. Um dos responsáveis por essa transformação foi o advento do monoteísmo, tão celebrado por judeus, cristãos e muçulmanos.

É claro que os povos já guerreavam muito antes de Abrão deixar a cidade de Ur, na Caldéia. Só que os combates não costumavam vestir as roupagens da religião. Aliás, nem havia necessidade. Uma das vantagens do politeísmo é que ele favorece o livre intercâmbio de deuses. Um babilônio e um grego tinham inúmeras diferenças, mas, se havia algo que podia uni-los, era justamente identificar as semelhanças entre Ishtar e Afrodite, que se tornavam apenas diferentes nomes da mesma deusa. Com o monoteísmo, veio o exclusivismo. Deus não apenas pedia para ser louvado como passou a exigir a destruição de seus, digamos, concorrentes. Estava aberta a avenida para a intolerância religiosa, que até hoje segue contabilizando vítimas. Nesta semana mesmo, o Vaticano soltou um novo documento que volta a proclamar sua superioridade sobre as igrejas ortodoxas e as "seitas" protestantes. "Quod erat demonstrandum".

A forma como encaramos Deus é, felizmente, mutável. Ishtar, Afrodite, Mitra, Wotan e vários outros panteões foram esquecidos. O próprio Iahweh do Antigo Testamento se tornou, de algum modo, menos raivoso: a grande maioria dos judeus e dos cristãos já não apedrejam aqueles que levam Seu santo nome em vão. É um progresso. E, já que todos os sinais são de que a religião não desaparecerá tão cedo, resta esperar que ela continue se modificando para assumir formas menos destrutivas. Não creio que isso ocorrerá no horizonte de nossas vidas, mas quem sabe no dos netos dos netos de nossos netos.

 Hélio Schwartsman, 41, é editorialista da Folha. Bacharel em filosofia, publicou "Aquilae Titicans - O Segredo de Avicena - Uma Aventura no Afeganistão" em 2001. Escreve para a Folha Online às quintas.

E-mail: helio@folhasp.com.br

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult510u311097.shtml



Depois de ler este texto comecei a encarar a existência das religiões de uma forma menos radical, apesar de continuar não precisando de nenhuma. Mas há quem precise...


« Última modificação: 25 de Julho de 2007, 08:51:32 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2007, 11:40:24 »
O Hélio é porreta :). Gosto da clareza dos seus textos.
Quanto às pessoas que defendem a religião usando como argumento a sua contribuição para a
arte e para a identidade cultural dos povos, um argumento semelhante pode ser feito para o
futebol! Ele cumpre algumas dessas funções até melhor do que as religiões, sem que para isso seja
necessário acreditar que que Pelé ou Maradona sejam, literalmente, deuses.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2007, 16:58:36 »
O Hélio é incrível. Mas ele não me convenceu inteiramente sobre esta afirmação aqui:

Citar
A religião acabou tomando rumos que a tornaram uma força mais maligna do que benigna, atuando muito mais para separar as pessoas --e de forma violenta-- do que para uni-las.

É difícil contabilizar a quantidade de coisas boas e de coisas ruins que estão sendo feitas nos dias de hoje em nome da religião, é difícil julgar se o saldo é positivo ou negativo. Minha impressão, porém, é que ele é positivo, os fanáticos psicopatas são uma minoria ínfima. Barulhenta, mas ínfima.

Offline Shinigami-Ateu

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.666
  • Sexo: Masculino
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2007, 10:46:06 »
O Hélio é incrível. Mas ele não me convenceu inteiramente sobre esta afirmação aqui:

Citar
A religião acabou tomando rumos que a tornaram uma força mais maligna do que benigna, atuando muito mais para separar as pessoas --e de forma violenta-- do que para uni-las.

É difícil contabilizar a quantidade de coisas boas e de coisas ruins que estão sendo feitas nos dias de hoje em nome da religião, é difícil julgar se o saldo é positivo ou negativo. Minha impressão, porém, é que ele é positivo, os fanáticos psicopatas são uma minoria ínfima. Barulhenta, mas ínfima.

Discordo nesse ponto, penso que as religiões são nocivas, por mais que eu tente, não encontro nada de util e bom nas religiões.
Que benefícios  as religiões trouxeram para a humanidade em todos esses anos?
Nada!!! definitivamente nada, como o Helio mesmo diz, as artes não necessariamente dependem da religião.
As religiões em geral só pregam a destruição e a intolerância, sejam como nos ou sofram as concequências, dizem para amar o próximo, mas mandam para o sofrimento eterno quem não acreditam em suas verdades inquebráveis, grande amor ao próximo, não sabem nem respeitar as diferenças.
Já escutei algumas pessoas dizerem que se não fosse as religiões o mundo seria mais violento, o medo do castigo dívino faz com que pessoas sem moral siga uma conduta mais correta, para mim isso não passa de falácia, as pessoas são hipócritas, seguem uma religião apenas porque a maioria segue, querem ser imortais, mas no fundo são animais, são egoístas, são movidas pelos seus instintos primitivos, nem o medo do castigo divino pode conter esses instintos.

Que bom seria se as religiões fossem como clubes, apenas encontros sociais, mas não são, se metem na política, nas escolas, querem empurrar suas verdades a todo custo.
Infelizmente temos que conviver com essa insanidade chamada religião, se for para acreditar em contos de fadas, prefiro acreditar na existência do mundo Yusuke Urameshi do anime Yu Yu Hakusho. pelo menos é mais divertido. :oba:






« Última modificação: 07 de Agosto de 2007, 10:51:50 por Shinigami-Ateu »
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Alegra

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.453
  • Sexo: Feminino
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2007, 10:49:26 »
 :ok:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline CIV

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2007, 13:43:19 »
A religião, em geral, apesar de sempre ter promovido ignorância, intolerancia, medos desnecessários, entre outros problemas, algumas delas, sem dúvida, também já ajudaram a promover algum consolo para a humanidade, afinal a crença é o recurso mais acessível que temos. Para enteder essa situação imaginem qualquer pessoa que esteja passando por problemas graves (saúde, financeiro, familiar, etc), não digo exatamente que a religião seria a solução, mas certamente essa pessoa achará um conforto em alguma crença que possivelmente lhe servira de apoio emocional.
Agnóstico - Cético

Offline Shinigami-Ateu

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.666
  • Sexo: Masculino
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2007, 14:06:09 »
A religião, em geral, apesar de sempre ter promovido ignorância, intolerancia, medos desnecessários, entre outros problemas, algumas delas, sem dúvida, também já ajudaram a promover algum consolo para a humanidade, afinal a crença é o recurso mais acessível que temos. Para enteder essa situação imaginem qualquer pessoa que esteja passando por problemas graves (saúde, financeiro, familiar, etc), não digo exatamente que a religião seria a solução, mas certamente essa pessoa achará um conforto em alguma crença que possivelmente lhe servira de apoio emocional.

Então as religiões são com algumas drogas, não venho ninguém por aí criando dogmas para adorar uma garrafa de cachaça.  Mas você está certo, quando se está desesperado, algumas pessoas necessitam de amigos imaginários super poderosos.

Senhor curar meu câncer!!!! Que te dou 10% do meu salário

Senhor ajuda eu trocar meu carro,  pois com esse carro velho não vou pegar a vizinha gostosa, se me ajudar juro não ficar olhando a bunda das moças na igreja.

Senhor, me ajuda a conseguir um emprego, se você puder matar meu concorrente com um infarto fulminante eu agradeço. Amém

As pessoas são tão egocêntricas!!!!!!

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline CIV

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #7 Online: 31 de Agosto de 2007, 14:33:06 »
A religião, em geral, apesar de sempre ter promovido ignorância, intolerancia, medos desnecessários, entre outros problemas, algumas delas, sem dúvida, também já ajudaram a promover algum consolo para a humanidade, afinal a crença é o recurso mais acessível que temos. Para enteder essa situação imaginem qualquer pessoa que esteja passando por problemas graves (saúde, financeiro, familiar, etc), não digo exatamente que a religião seria a solução, mas certamente essa pessoa achará um conforto em alguma crença que possivelmente lhe servira de apoio emocional.

Então as religiões são com algumas drogas, não venho ninguém por aí criando dogmas para adorar uma garrafa de cachaça.  Mas você está certo, quando se está desesperado, algumas pessoas necessitam de amigos imaginários super poderosos.


É uma tendência humana ser assim. Para a maioria esmagadora da humanidade uma crença é tudo que elas possuem e se a meta delas for simplesmente serem felizes com a crença, eu não tenho absolutamente nada contra. Agora se a meta for promover a ignorância, realizarem movimentos como "criacionismo", "DI" ou pseudociências e charlatanismos em geral, aí sim devem ser atacados, desmentidos e desmascarados.
Agnóstico - Cético

Offline J Ricardo

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.203
  • Sexo: Masculino
  • trolling mode
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2007, 15:42:41 »
Muito legal o texto.

Ele deve ter concordado em cada linha do livro de Dawkins.

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2007, 14:10:14 »
Hélio Schwartsman é um excelente articulista, um dos únicos que se salvam na Folha.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2007, 14:20:38 »
Obrigado, Alegra, pelo texto. Não conhecia ainda esse tal de Hélio Sydwhjkdfks; mas depois de ler, e quase ejacular por conta disto, este artigo, fui procurar outros. Lí um falando sobre preconceito e legislação, outro sobre o Pan2007, mais um ou dois... e já tô quase abrindo um fan clube.

Offline Alegra

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.453
  • Sexo: Feminino
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #11 Online: 19 de Setembro de 2007, 08:12:17 »
Coloca aqui então Daniel!!
Esse do preconceito e legislação parece interessante!  :ok:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Marcon

  • Visitante
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2007, 13:26:21 »
Parabéns para o autor deste texto.

Offline Laura Demarchi

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 369
  • Sexo: Feminino
Re: Espetacular!! Esquecendo Deus.
« Resposta #13 Online: 20 de Setembro de 2007, 15:13:56 »
Eu não sou fã de religiosos, principalmente os "de mentes"(trocadilho aqui...rsrsrs) fechada, mas são maioria, e no meu caso, aprendi a tolera-los.
Criticar não resolve, logo, adotei uma linguagem com pitadas de física, astronomia e comparações lógicas de fatos narrados em livros sagrados com nossa realidade.
Não é facil, mas torna-se um exercicio gostoso para o cerebro. Eu costumo postar no forumgospel como Lilith, mas hoje não há muito questionamento por lá, então muitas vezes você fica falando no vazio.
Religião? Concluo ser um mal necessario....por enquanto :umm:

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!