Autor Tópico: espaço livre para nós???  (Lida 1424 vezes)

Suyndara

• Visitante
espaço livre para nós???
« Online: 25 de Julho de 2007, 14:44:51 »
Um dia desses de tédio, estava eu vasculhando um canal de televisão com algum programa decente para se ver e me deparei com uma discussão interessante na TV Câmara.

Falavam do projeto de lei: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/157655.pdf

Ele já foi aprovado e está em vigor há bastante tempo, isso por que o governo entendeu que a religiosidade é uma manifestação cultural de um povo e deveria ser divulgada gratuitamente (inclusive para pedir "dízimos" e vendo o "óleo da unção"  :hihi:)

Se as emissoras são "obrigadas" a ceder espaço para programas religiosos, deveriam o ser também para um programa "agnóstico"   :ok:

Que tal pensarmos em projeto para um programa cético?

[]s

Lua

• Visitante
Re: espaço livre para nós???
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2007, 15:46:12 »
Acho que ao invés de divulgar religião, deveria haver divulgação de conhecimento aproveitável. Um projeto de lei como esse é uma afronta ao Estado laico, uma vez que obriga os que não tem religião ou fé a conviverem com ideais religiosos.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2007, 17:40:16 »
Não está em vigor, não, Suyndara...

Nem poderia estar:
"Art. 4º do projeto escroto: Considera-se programa religioso, para os efeitos desta Lei, as programações, produzidas ou não pelas emissoras de radiodifusão de sons e imagens, que veiculem manifestações de expressão de crença fundamentada em doutrina e rituais Cristãos, e que cultuem a preservação dos valores éticos, morais e sociais da pessoa e da família".

Quando você ler "Projeto de Lei", desconfie.

O projeto foi arquivado em 10 de março de 2006: http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=129992

:ok:
« Última modificação: 26 de Julho de 2007, 05:52:24 por Nightmare »

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2007, 17:53:16 »
Sou contra toda essa coisa de programas religiosos em TV, apesar de tolerar. Mas daí ser obrigatório a todas as TV's, ainda mais com a cláusula de ser um programa com crença fundamentada em doutrina e rituais Cristãos não dá para aceitar, até porque isto vai contra a Lex Fundamentalis.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2007, 20:54:05 »
É um desrespeito ao estado laico a divulgação em emissoras de TV cuja concessão é pública a veiculação de programas religiosos. Não são só os religiosos que pagam imposto.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2007, 22:41:25 »
O que um deputado/senador tem na cabeça para fazer um projeto de lei tão claramente anti-constitucional?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2007, 22:58:43 »
Coi$a$

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2007, 04:14:17 »

Nem poderia estar:
"Art. 4º Considera-se programa religioso, para os efeitos desta Lei, as programações, produzidas ou não pelas emissoras de radiodifusão de sons e imagens, que veiculem manifestações de expressão de crença fundamentada em doutrina e rituais Cristãos, e que cultuem a preservação dos valores éticos, morais e sociais da pessoa e da família".

O projeto foi arquivado em 10 de março de 2006: http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=129992

Putz, não era para o Estado ser laico?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2007, 05:51:39 »
Dantas, esse artigo 4º que citei é do projeto escroto... Ele não tem nenhuma vigência...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2007, 09:42:17 »

Nem poderia estar:
"Art. 4º Considera-se programa religioso, para os efeitos desta Lei, as programações, produzidas ou não pelas emissoras de radiodifusão de sons e imagens, que veiculem manifestações de expressão de crença fundamentada em doutrina e rituais Cristãos, e que cultuem a preservação dos valores éticos, morais e sociais da pessoa e da família".

Putz, não era para o Estado ser laico?

Por isso postei aqui, não consegui achar o tal número da lei :P

No entanto, na TV Câmera eles afirmaram que a lei já estava em vigor, e que era meia hora para cada religião cristã e eles estavam discutindo que deveriam ter meia hora para as religiões não cristãs também :wink:

Acho essa questão da obrigatoriedade extremamente agressiva, sem contar que esses programas ferem claramente o sincretismo religioso e o estado laico...mas enfim, realmente "escroto"

Mas o que estou pensando é que se cabe um programa para propagar a fé cristã, também caberia um programa malteísta (imaginem, o primeiro tema seria "quantas pessoas deus matou... :D), ou um programa afirmando que deus não existe, ou um sobre humanismo secular, etc.

Se o estado é laico, a concessão deveria servir também aos que não tem religião, não?

De toda forma, sei que a TV Cultura e a Band topariam realizar um programa cético, algo tipo "cata-falácias", ou mesmo uma divulgação científica...Acho que isso seria bem interessante de se pensar:ok:

[]s

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2007, 15:56:43 »
O que esperar de um estado que se diz laico, mas que a própria Lex Fundamentalis tem um Preâmbulo citando Deus?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2007, 18:49:42 »
Por isso postei aqui, não consegui achar o tal número da lei :P

No entanto, na TV Câmera eles afirmaram que a lei já estava em vigor, e que era meia hora para cada religião cristã e eles estavam discutindo que deveriam ter meia hora para as religiões não cristãs também :wink:
Não está em vigor...

Como eu disse, o projeto foi arquivado...

Deve ter havido algum equívoco... Não há nada em vigor que seja parecido com tal projeto...

Lua

• Visitante
« Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2007, 20:17:35 »
Não está em vigor. Se estivesse, a globo teria recebido centenas de multas e já teria organizado uma cruzada contra o Congresso Nacional.

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 26 de Julho de 2007, 21:00:37 »
Não está em vigor. Se estivesse, a globo teria recebido centenas de multas e já teria organizado uma cruzada contra o Congresso Nacional.
Assim é o Brasil.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Julho de 2007, 21:08:16 »
Mas isso não impede a mesma de divulgar o espiritismo a torto e a direito.
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Suyndara

• Visitante
« Resposta #15 Online: 30 de Julho de 2007, 12:43:26 »
Não está em vigor...

Deve ter havido algum equívoco... Não há nada em vigor que seja parecido com tal projeto...

E eles já estão brigando antes mesmo? :P

Tinha um advogado defensor das religiões afro que até espumava pq as emissoras estavam com preconceito contra a liberação de um programa deles :wink:

Vá se entender, né?

De toda forma achei legal a idéia de montarmos um programa cético, vou pensar mesmo nisso :ok:

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #16 Online: 30 de Julho de 2007, 14:55:33 »
Não está em vigor...

E eles já estão brigando antes mesmo? :P
Não sei se se pode dizer "antes", já que não haverá depois, posto estar arquivado o tal projeto :P

Tinha um advogado defensor das religiões afro que até espumava pq as emissoras estavam com preconceito contra a liberação de um programa deles :wink:

Vá se entender, né?

De toda forma achei legal a idéia de montarmos um programa cético, vou pensar mesmo nisso :ok:
Não seria uma reprise?

De qualquer forma, a idéia do programa é muito boa...

Digamos que se consiga estrutura para tanto (a Cultura cedendo espaço, por exemplo), aposto meu dedo mindinho que alguma igreja da vida pagaria para o programa ser tirado do ar.
« Última modificação: 30 de Julho de 2007, 15:01:02 por Nightmare »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!