Se houvesse uma padronização de bibliotecas gráficas no GNU/Linux, não haveria a necessidade de criar um sistema operacional como o Sky.
Sair do monopólio da Microsoft para um monopólio do Linux não é interessante. O sky é uma opção assim como o ReactOS... http://www.reactos.com/ Penso que todas são válidas e se bem sucedidas impedem monopólios, que são danosos desde a parte economica, até a de qualidade. Como cada sistema tem seus pontos fortes, e nenhum é perfeito, termos vários dá um incentivo de melhoria pela concorrencia.
ReactOS

pô, chamar linux de monopólio é no mínimo inocência....
Inocente é vc que não consegue entender a conotação da palavra "monopólio" empregada. Não importa ter milhares de distribuições....são sempre Linux....monopólio de um sistema, se só existe aquele...sim
....

pra mim cada dsitribuição (grande) é um linux diferente, por isso não considero monopólio, e como disse acima, a microsoft não feita de amadores, acho difícil ter existir um outro monopólio após uma possível "queda" deles
Sem contar que existem distribuições (ex: Gentoo, LFS) que permitem uma grande variabilidade; cada pessoa usa o que quer, e não o que a fabricante quer. Não é um pacote monolítico fechado como no Windows.
O que não muda é o kernel, e mesmo assim você pode mudar as opções dele (compilar), usar versões diferentes, etc.