Cidade alemã se transforma em museu interativo ao ar livre; veja as fotos A cidade de Münster, no noroeste da Alemanha, se transformou até o final de setembro em um grande museu ao ar livre com esculturas interativas.
De dez em dez anos, Münster promove uma grande exposição de esculturas e instalações artísticas de grande porte em vários locais da cidade.
A mostra ao ar livre inclui neste ano obras inusitadas como uma coleção de guarda-chuvas na frente da catedral da cidade, um banheiro público reformado e até um pequeno zoológico.
No total, 37 artistas de todo o mundo foram convidados a participar da exposição em Münster, que está sendo realizada pela quarta vez desde 1977.
A cidade espera que cerca de meio milhão de pessoas visitem a mostra até o final de setembro.
A maioria das esculturas e instalações convida o público a interagir com a obra, como o zoológico do artista Mike Kelley, em que os visitantes podem acariciar pôneis, cabras e ovelhas.
Em um caso houve até interação demais: um trailer do artista americano Michael Asher que era estacionado em vários locais da cidade foi roubado, mas depois devolvido.
Segundo os organizadores, o objetivo da exposição é mostrar como a arte pode mudar o ambiente urbano.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/08/070731_expomuenstermc.shtml----------------------------
No parque - Uma exposição com esculturas como esta, da artista francesa Dominique Gonzales-Foerster, transformou a cidade alemã de Münster em um grande museu ao ar livre.
Na praça - A maioria das obras é interativa, como esta praça em declive do artista americano Bruce Nauman, no campus da universidade de Münster.
No zoológico - A mostra inclui obras inusitadas como este zoológico do artista Mike Kelley em que pôneis, cabras e ovelhas lambem uma estátua de sal e podem ser acariciados por visitantes.
Na fonte - A exposição em Münster é realizada a cada dez anos. Esta obra do dinamarquês Tue Greenfort é uma fonte artificial que fica iluminada durante a noite.
Na estufa - É permitido sentar na escultura: o artista alemão Thomas Schütte fez uma estufa de vidro em torno de uma fonte e batizou a obra de "Modelo para um Museu".
No banheiro - Entre as obras mais surpreendentes está este banheiro público no centro de Münster, que foi reformado e decorado pelo artista alemão Hans-Peter Feldmann.
Soterrada - A obra do artista belga Guillaume Bijl, chamada "Sítio Arqueológico", dá a impressão de que uma igreja soterrada foi descoberta em um parque de Münster.
Na catedral - Espera-se que meio milhão de pessoas visitem a mostra ao ar livre em Münster, que inclui obras como esta coleção de guarda-chuvas na frente da secular catedral da cidade.
Na porta - Esta obra em uma das praças da cidade alemã foi chamada de "Flores para Münster". A exposição ao ar livre na cidade no noroeste da Alemanha pode ser visitada até 30 de setembro.