Violência doméstica
Batia-lhe. Frequentemente. Não escolhia dia nem hora, nem momento. Apenas necessitava de um pretexto. E qualquer pretexto lhe servia.
E depois batia-lhe horas as fio. Atirava a mobília escadas abaixo, partia a louça contra a parede, rasgava-lhe a roupa.
Bebia mais, bebia ainda mais, até o gargalo não caber mais nas goelas imundas e ficar cheio. Cheio até acima. Até ao seu esgar de satisfação, expressões assustadoras, daquele rosto maltratado, não barbeado, feio.
Ela desgraçada também bebia. Muitas vezes com ele. E bebia enquanto ele lhe batia, para doer menos. E bebia antes dele lhe bater com o medo das coças e a vergonha dos vizinhos a ouvirem e a tristeza dos filhos a verem. E bebia depois de ele lhe bater, doía menos, sangravam menos, o corpo e a alma.
Bebiam sempre um e o outro. Viciados. Agarrados. Doentes.
Eram assim muitos serões. Serões em família.
Ele injuriava-a, a ela e à vida, à sua triste sina e à falta de vontade, desgraça dos vícios. “minha puta isto, minha puta aquilo”.... Ela berrava “ó homem, ó homem, não, não” até a voz lhe doer e entre o álcool e o sangue, passavam-se horas... Passavam horas naquilo.
Até chamarmos a policia.
Até a policia chegar.
Até a policia deixar de vir.
Até deixarmos de chamar a policia.
Um ritual triste durante anos e anos.
Até toda a beleza se esvair em nada.
Até toda a vida se desfazer em nada.
Violência, sangue quente, feridas profundas.
O álcool era o tirano e senhor.
A violência era a sua rameira.
A inocência a primeira vitima.
Hoje ela morreu.
Ele não sei onde para.
Os filhos já não moram naquela casa, agora, sempre, decadente, podre, perdida nos limites da cidade do Douro.
Hoje só me lembro que ele lhe batia. Muito.
Talvez a amasse. Ou a tivesse amado. Muito.
Não sei.
Jamais o saberei.
Preferia não recordar.
Os gritos.
Os odores.
Noites sem dormir, cheias de violência e dor.
Mas não escolhemos todas as memórias que temos, algumas escolhem-nos a nós e possuem-nos.
Eram assim os meus vizinho então.
Faz um ano que ela morreu.
Paz á sua alma.
:cry: