Autor Tópico: Repórteres sem Fronteiras critica ataque do PT à mídia  (Lida 642 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Repórteres sem Fronteiras critica ataque do PT à mídia
« Online: 03 de Agosto de 2007, 18:52:14 »
Repórteres sem Fronteiras critica ataque do PT à mídia

A maior organização não-governamental de defesa da liberdade de imprensa do mundo, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), divulgou ontem, em Paris, uma carta aberta ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Ricardo Berzoini, na qual critica a postura beligerante de líderes da sigla contra a imprensa do País.

A ONG classifica o documento do partido como "inoportuno e infundado". A manifestação da entidade, assinada por seu secretário-geral, Robert Ménard, veio a público dois dias após a reunião da Executiva do PT na qual seus dirigentes denunciaram o que, em seu entender, é um "aproveitamento indevido" do acidente do vôo 3054 da TAM, em São Paulo, que fez 199 vítimas no dia 17 de julho. Segundo Valter Pomar, secretário de Relações Internacionais do PT, há uma tentativa da oposição de rearticular ataques ao governo" e a "grande imprensa" estaria abordando o acidente de acordo com os interesses dessa oposição.

O texto do PT também se solidariza com o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, criticado pelos gestos obscenos que fez - e que foram filmados por um jornalista - ao ouvir uma informação que, em tese, absolveria o governo de culpa na tragédia da TAM.

Na sua nota, a RSF se mostrou preocupada com as conseqüências da resolução petista, que "vem a público após o grande eco midiático dado às manifestações que se seguiram à catástrofe aérea no Aeroporto de Congonhas e às vaias endereçadas ao presidente Lula quando da abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro", afirma o autor, que depois pergunta: "Este eco deve ser entendido como uma crítica sistemática ao governo? A mídia deveria deixar esses eventos passarem despercebidos?".

O texto pede calma ao presidente Lula e a Berzoini e diz contar com "a sabedoria" de ambos. "A resolução do PT é um mau sinal, indigno de um partido democrático. Ela não faz nada além de alimentar os rancores. Ela deve ser reconsiderada." À noite, o diretor do Escritório para Américas da RSF, Benoît Hervieu, reforçou a posição apartidária da ONG e lembrou ao Estado a responsabilidade do Brasil na manutenção da liberdade de imprensa na América Latina. "O Brasil é um exemplo importante no continente, mas que enfrenta tensão entre o poder político e a imprensa. Depois do acidente, vive-se um momento de calor emocional, e os meios de comunicação ecoam as preocupações públicas sobre o fato", ressaltou.

Para Hervieu, a resolução "não é uma boa idéia se falamos de um partido que está no poder". E acrescentou: "Um país não pode se apresentar como democrático e livre se pedir à imprensa que não reverbere os problemas do País."

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Repórteres sem Fronteiras critica ataque do PT à mídia
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2007, 18:55:29 »
Íntegra da carta enviada a Lula:

-----

Uma decisão infeliz do partido do governo fustiga a mídia privada: Repórteres sem Fronteiras faz apelo ao presidente Lula e ao presidente do PT

Exmºs Srs.

Luís Inácio Lula da Silva, presidente da República Federativa do Brasil, e Ricardo Berzoini, presidente do Partido dos Trabalhadores.

Repórteres sem Fronteiras manifesta sua preocupação sobre as conseqüências da decisão adotada no dia 31 de julho pela Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), convocando detentores de mandatos públicos à mobilização contra uma "grande ofensiva da direita aliada a certos setores da mídia contra o PT e o governo do presidente Lula", fundador do partido.

Gléber Naine, responsável pela comunicação do PT, destacou o canal de televisão privado TV Globo e os diários Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo, O Globo e Folha de S. Paulo como veículos que "nunca fizeram antes oposição a um governo como o fazem agora".

Esta decisão nos parece inoportuna e sem fundamento. De um lado, se é verdade que a mídia privada do país não poupou críticas ao presidente Lula e seu governo quando de sua chegada ao poder, a relação entre o governo federal e a imprensa evoluiu de forma favorável desde então. Por outro lado, os veículos citados não deixaram de criticar representantes dos partidos de oposição citados em casos de corrupção, abuso de poder e fraude.

É nosso dever lembrar, contudo, que a revelação, às vésperas das eleições de outubro de 2006, de um escândalo envolvendo membros do PT - que tentaram comprar um falso dossiê contendo acusações contra candidatos de oposição - provocou a reação de militantes do partido contra a imprensa. Na ocasião, os demais partidos representados no Congresso que tomaram parte nessas manifestações também tiveram parte na responsabilidade pelas agressões dirigidas contra a mídia, para as quais não servem de justificativa as alianças políticas vigentes.

A resolução que o PT acaba de aprovar ocorre poucos dias após a ampla cobertura pela mídia das manifestações que se seguiram após a catástrofe aérea no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 17 de julho, e as vaias dirigidas ao presidente Lula por ocasião da abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Tais manifestações devem ser vistas como uma crítica sistemática às autoridades de Brasília? Deveria a imprensa se calar diante desses eventos, deixando-os passar de forma despercebida? É possível responsabilizar a mídia pela insatisfação provocada pela emoção coletiva decorrente da tragédia de Congonhas?

Repórteres sem Fronteiras vem por meio desta chamar as autoridades de governo ao bom senso. A decisão do PT não nos parece em acordo com um partido democrático. Ela não pode senão alimentar o rancor, e deve ser reconsiderada.

À espera de que nossas considerações sejam ouvidas, queira, Exmº Sr. presidente, receber os nossos votos da mais alta estima e consideração.

Robert Ménard
Secretário Geral


-----

http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac28742,0.htm

Offline Týr

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.126
  • Sexo: Masculino
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Repórteres sem Fronteiras critica ataque do PT à mídia
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2007, 19:08:16 »
Esses pseudo-perseguidos pela "ditadura" estão se saindo tal qual.

Offline Daniboy

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 707
  • Sexo: Masculino
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
Re: Repórteres sem Fronteiras critica ataque do PT à mídia
« Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2007, 19:57:12 »
Esses pseudo-perseguidos pela "ditadura" estão se saindo tal qual.
É isso que eles mais desejam, criticam duramente a ditadura que foi implantada no Brasil mas não falam nada das ditaduras de esquerda implantadas no mundo inteiro, que se comparadas ao do Brasil foram pelo menos mil vezes mais violentas.

Opa. Vou lá me encontrar com Fidel, ele está doente coitado!
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Týr

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.126
  • Sexo: Masculino
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Repórteres sem Fronteiras critica ataque do PT à mídia
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2007, 20:42:08 »
Opa. Vou lá me encontrar com Fidel, ele está doente coitado!
Coitado do Fidel [/ironic]

Mas é assim mesmo, ser esquerda no Brasil sempre foi muito fácil, aliás, descer o sarrafo é muito mais fácil que governar.
Eles estão conseguindo uma coisa inédita, são governo e coitados ao mesmo tempo, tadinhos!

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re: Repórteres sem Fronteiras critica ataque do PT à mídia
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2007, 04:11:53 »
Pois é...
esse pessoal da imprensa não tem coração mesmo! Onde já se viu, fazer taaaaaanta palhaçada contra tão nobres homens... tsc tsc.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!