Autor Tópico: O que é ser?  (Lida 711 vezes)

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Offline Quereu

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O que é ser?
« Online: 04 de Agosto de 2007, 09:56:17 »
A questão da natureza do ser intriga os filósofos desde a antiguidade. Platão apela para a definição de não-ser para melhor compreendê-lo.

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... Há uma associação mútua dos seres. O Ser e o outro penetram através de todos e se penetram mutuamente. Assim, o outro, participando do ser, é, pelo fato dessa participação; sem, entretanto, ser aquilo de que participa, mas o outro, e por ser outro que não o ser, é, por manifesta necessidade, não-ser. O ser, por sua vez, participando do outro, será pois, outro que não o resto dos gêneros. Sendo outro que não eles todos, não é pois, nenhum deles tomados à parte, nem a totalidade dos outros, mas somente ele mesmo; de sorte que o ser, incontestavelmente, milhares e milhares de vezes não é e os outros, seja individualmente, seja em sua totalidade, são sob múltiplas relações e, sob múltiplas relações não são.

Sofista, Platão


Heidegger contrói sua obra buscando o ser. Este para melhor compreendê-lo usa o conceito de nada.

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Suspendendo-se dentro do nada o ser aí já sempre está além do ente em sua totalidade. Este estar além do ente designamos a transcendência. Se o ser-aí, nas raízes de sua essência, não exercesse o ato de transcender, e isto expressamos agora dizendo: se o ser-aí não estivesse dentro do nada, ele jamais poderia entrar em relação com o ente e, portanto, também não consigo mesmo.

Sem a originária revelação do nada não há ser-si-mesmo, nem liberdade. (...)

Que é metafísica, Heidegger.


Depreende-se que o ser é um conceito difícil de compreender e do qual só podemos vislumbrar uma parte da resposta. Ou pode ser um conceito inútil sem qualquer valor. Então, o que é Ser?



A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

blue pill

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Re: O que é ser?
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2007, 16:38:10 »
A questão da natureza do ser intriga os filósofos desde a antiguidade. Platão apela para a definição de não-ser para melhor compreendê-lo.

Citar
... Há uma associação mútua dos seres. O Ser e o outro penetram através de todos e se penetram mutuamente. Assim, o outro, participando do ser, é, pelo fato dessa participação; sem, entretanto, ser aquilo de que participa, mas o outro, e por ser outro que não o ser, é, por manifesta necessidade, não-ser. O ser, por sua vez, participando do outro, será pois, outro que não o resto dos gêneros. Sendo outro que não eles todos, não é pois, nenhum deles tomados à parte, nem a totalidade dos outros, mas somente ele mesmo; de sorte que o ser, incontestavelmente, milhares e milhares de vezes não é e os outros, seja individualmente, seja em sua totalidade, são sob múltiplas relações e, sob múltiplas relações não são.

Sofista, Platão


Heidegger contrói sua obra buscando o ser. Este para melhor compreendê-lo usa o conceito de nada.

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Suspendendo-se dentro do nada o ser aí já sempre está além do ente em sua totalidade. Este estar além do ente designamos a transcendência. Se o ser-aí, nas raízes de sua essência, não exercesse o ato de transcender, e isto expressamos agora dizendo: se o ser-aí não estivesse dentro do nada, ele jamais poderia entrar em relação com o ente e, portanto, também não consigo mesmo.

Sem a originária revelação do nada não há ser-si-mesmo, nem liberdade. (...)

Que é metafísica, Heidegger.


Depreende-se que o ser é um conceito difícil de compreender e do qual só podemos vislumbrar uma parte da resposta. Ou pode ser um conceito inútil sem qualquer valor. Então, o que é Ser?





Gosto bastante da idéia da impossibilidade de se definir o ser, dado que no momento em que se definiu, ja não é mais aquilo que tinha definido e passou a ser outra coisa, ao mesmo tempo que o ser pode ser definido por qualquer um, em qualquer instância.
Que ficamos ? Que uma idéia trata dizer que o "ser é o não-ser" (Isto foi uma das primeiras idéias que tomou formato de "filosofia", em Heraclito, que foi considerado o primeiro filósofo por isso), uma idéia trata do "ser é o não-ser", e a outra idéia, qualquer idéia que tente definir o ser também tem mesmos motivos e mesmo poder que a idéia de "ser é não-ser"... Ficamos com síntese entre Ser e Não-Ser, novamente com um paradoxo, novamente continuamos sem respostas concrétas, ficamos sem respostas que nos agradassem, porém se tomarmos a idéia do paradoxo como a resposta, a idéia de que a soma de ambas idéias, mesmo resultando em anular-las mutuamente, se pegarmos isto, que é o zero, então esta deve ser uma resposta que nos é suficiente... Os paradoxos são uma realidade, idéias contrárias existem, idéias contrárias estão no mundo, idéias contrárias são o mundo.

Offline Adriano

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Re: O que é ser?
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2007, 17:44:39 »
Eu já prefiro o existencialismo, que tem como base a fenomenologia de Heidegger, tanto que a obra mais famosa de Sartre é "O ser e o nada". O conceito de que a existência precede a essência.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

blue pill

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Re: O que é ser?
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2007, 19:33:18 »
E o ser da existência ? Quer dizer, e daquilo que é feito a existência, deixa-se de estudar ?
Não é como um teísmo, onde deixa-se de estudar forçosamente um objeto, como por exemplo um deus de uma religião, onde se adota uma posição em que não é mais nem necessário e nem possível a analize deste objeto, e porque isto deveria ser uma verdade? Porque arrematar com um ponto final num determinado ponto definido ?
Essa atitude é idêntica ao dogma, onde deixa-se de analizar mais profundamente, até impede-se de analizar um objeto mais profundamente, de forma que tomam o conhecimento a partir dali.
Existêncialismo é idêntico a qualquer idéia, o que muda são as denominações, muda a formalização, muda a conexão entre as idéias internas da maior idéia, da idéia principal.
Tudo que o ser humano foi capaz de fazer até hoje para o conhecimento foi isto, sugerir um ponto onde se começa estudar, e dali pra frente só entrelaçar a idéia da forma mais complexa possível, e neste caso a complexidade significa o poder da idéia, e o que vemos é que o existêncialismo, neste sentido, é o melhor, pois é o mais complexo, mas do ponto de vista da validade do conhecimento, do valor do existêncialismo, ele é idêntico a todos os conhecimentos, inclusive as mais pobres doutrinas teístas, que é o valor nulo.

Offline Adriano

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Re: O que é ser?
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2007, 20:05:37 »
Como complemento do existencialismo, considero Schopenhauer, e sua filosofia "o mundo como vontade e representação". Podemos dizer, que a vontade do ser determina a validade do conhecimento, considerando a sua abordagem. Essa foi uma grande influência para o existencialismo e o niilismo.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

 

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