Autor Tópico: Papa diz que riqueza pode comprometer a salvação  (Lida 2890 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: Papa diz que riqueza pode comprometer a salvação
« Resposta #25 Online: 07 de Agosto de 2007, 11:21:39 »
Citação de: Quereu
Segundo Bento XVI, "sábio não se apegar aos bens deste mundo, porque tudo passa e tudo pode acabar bruscamente".

O Papa também convidou os fiéis a "saberem administrar os bens evitando todo tipo de cobiça, para, assim, poderem compartilhá-los" com seus irmãos, "especialmente os mais necessitados".

Em seguida, Bento XVI lembrou aos fiéis católicos que "o verdadeiro tesouro deve ser buscado onde Cristo está".
(grifo meu)
Uma coisa é dividir os seus bens com os mais necessitados. Outra coisa é usar os seus bens para progresso geral, incluindo os mais necessitados.

Por exemplo, um homem com muito dinheiro pode decidir investir e viver da bolsa de valores, de rendimentos, de movimento especulativo, ou pode investir na abertura de um negócio que gere empregos, desenvolvimentos, bens palpáveis, etc...

No primeiro caso não se compartilham os bens com os irmãos mais necessitados. No segundo caso sim.

Simplesmente abrir mão dos bens para dividir com os necessitados é burrice, pois resolve o problema apenas temporariamente sem sustentabilidade para o futuro. Apesar de ter muitas discordâncias com Bento XVI, não acho que foi nesse sentido que ele se referiu, pois usou a palavra "administrar". Acho que ele se referiu ao segundo caso que coloquei acima. Nós, os espíritas, dizemos a mesma coisa.

Um abraço.

De que serve ao Vaticano as milhões de obras de arte raríssimas que possui? Serve para auxílio dos pobres? Serve para reforçar sua doutrina? NÃO. Por que não vendê-las e empregá-las em prol do catolicismo? Os palácios do Vaticano adornados com ouro servem alguma coisa ao catolicismo? NÃO. Por que não retirá-los, derretê-los e vendê-los em prol do catolicismo e dos necessitados? O papa usa batinas bordadas com fios de ouro e chinelos de ouro macisso. Serve para algo? NÃO.

Estes são alguns exemplos de sua mega hipocrisia (do Papa). Ninguém aqui ta falando em vender os prédios e tudo mais da Igreja.
O Papa é chefe mundial de uma grande religião. Concordo que ele não precisa de nada daquilo, mas há tanta coisa que não precisamos e temos, não é mesmo? Por que precisamos ter uma Ferrari se um fusquinha faz o trabalho? Por que morar em casas grandes se é possível morar numa casa menor? Se fôssemos olhar por este lado, ninguém poderia incentivar ninguém a compartilhar os seus bens, pois todos nós, sem exceção, nos utilizamos eventualmente de coisas que não são fundamentais. Quando os artista vão à televisão pedir doações, ninguém fala nada. Por que é o Papa, todos criticam.

Os adornos de ouro do Papa podem parecer muita coisa para um só homem, mas não o é absolutamente para a instituição Igreja Católica. Ainda que vendesse tudo não conseguiria sair do problema financeiro em que se encontra. O seu maior patrimônio ainda são os prédios, feitos de cimento, areia, pedra, madeira e algum ouro, vai... Desses bens ela não poderia se desfazer sem se desfacelar. Há ainda o custo pessoal, os salários dos padres, freis, etc... Se ela vende tudo, resolve o problema num mês e no mês seguinte volta a ficar encrencada.

Seria uma pena vermos o Vaticano vender as suas obras de arte, ou os seus prédios a particulares. Eu o imagino como um patrimônio cultural da humanidade e no futuro, quando a Igreja não mais existir, poderá vir a ser um grande museu que representa uma cultura antiga, como o coliseu representa a cultura antiga romana.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 07 de Agosto de 2007, 12:34:42 »
Me disseram que a "Agulha" é um portal estreitinho que tinha nos muros de Jerusalém. Aí o camelo só passava se não estivesse carregado de coisas.

haha, estranho. Eu ouvi que "camelo", na verdade, era o nome que se dava a um tipo de corda bem grossa, antigamente.
Tudo lenda urbana. Custa aceitar que ele falou aquilo mesmo?

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #27 Online: 07 de Agosto de 2007, 13:04:59 »
O Papa é chefe mundial de uma grande religião. Concordo que ele não precisa de nada daquilo, mas há tanta coisa que não precisamos e temos, não é mesmo? Por que precisamos ter uma Ferrari se um fusquinha faz o trabalho? Por que morar em casas grandes se é possível morar numa casa menor? Se fôssemos olhar por este lado, ninguém poderia incentivar ninguém a compartilhar os seus bens, pois todos nós, sem exceção, nos utilizamos eventualmente de coisas que não são fundamentais. Quando os artista vão à televisão pedir doações, ninguém fala nada. Por que é o Papa, todos criticam.

Os adornos de ouro do Papa podem parecer muita coisa para um só homem, mas não o é absolutamente para a instituição Igreja Católica. Ainda que vendesse tudo não conseguiria sair do problema financeiro em que se encontra. O seu maior patrimônio ainda são os prédios, feitos de cimento, areia, pedra, madeira e algum ouro, vai... Desses bens ela não poderia se desfazer sem se desfacelar. Há ainda o custo pessoal, os salários dos padres, freis, etc... Se ela vende tudo, resolve o problema num mês e no mês seguinte volta a ficar encrencada.

Seria uma pena vermos o Vaticano vender as suas obras de arte, ou os seus prédios a particulares. Eu o imagino como um patrimônio cultural da humanidade e no futuro, quando a Igreja não mais existir, poderá vir a ser um grande museu que representa uma cultura antiga, como o coliseu representa a cultura antiga romana.

Um abraço.

Quanto ao fato de vender os bens da igreja para ajudar a situação de algumas pessoas, lógico que é inviável, uma forma paliativa e ineficaz.
Mas o fato em questão é a hipocrisia do Papa,

Alguém que pede humildade  e não é humilde é o que?
1 x HIPÓCRITA
Alguém que prega a partilha e não partilha é o que?
2 x HIPÓCRITA
Alguem que prega a compaixão e não tem compaixão é o que?
3 X HIPÓCRITA
Alguém que prega a igualdade mas olha as pessoas por cima e o que?
4 x HIPÓCRITA
Alguém que se diz representante de deus na terra e detentor da verdade é o que?
5 x (MENTIROSO + PILANTRA + ARROGANTE)

Sendo o Papa uma pessoa santa, selecionada a dedo por deus, ele deveria seguir o que diz.
Escrevendo isso me veio em mente uma questão:

Chico Bento 16 conviveu com o nazismo em sua juventude, se ele seguia o nazismo pois concordava com seus ideais ele era um nazista, mas se ele seguia o nazismo pois se assim não o fizesse seria morto pelo regime, então ele é um covarde prefere se omitir para defender sua vida.
Assim sendo deus o cara perfeito escolheu  uma pessoa para ser o seu representante aqui na terra, eis que seu escolhido é um Nazista ou um Covarde Omisso.

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 07 de Agosto de 2007, 13:35:36 »
De que serve ao Vaticano as milhões de obras de arte raríssimas que possui? Serve para auxílio dos pobres? Serve para reforçar sua doutrina? NÃO. Por que não vendê-las e empregá-las em prol do catolicismo? Os palácios do Vaticano adornados com ouro servem alguma coisa ao catolicismo? NÃO. Por que não retirá-los, derretê-los e vendê-los em prol do catolicismo e dos necessitados? O papa usa batinas bordadas com fios de ouro e chinelos de ouro macisso. Serve para algo? NÃO.
é arte sacra, amon. especialmente no terreno da metafísica, o inútil é útil, parafraseando chesterton.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #29 Online: 07 de Agosto de 2007, 19:01:19 »
Me disseram que a "Agulha" é um portal estreitinho que tinha nos muros de Jerusalém. Aí o camelo só passava se não estivesse carregado de coisas.

haha, estranho. Eu ouvi que "camelo", na verdade, era o nome que se dava a um tipo de corda bem grossa, antigamente.
Também ouvi essa versão, só que a corda se chamaria canilo (ou algo assim), e teria virado "camelo" por erro de tradução.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

rizk

• Visitante
« Resposta #30 Online: 07 de Agosto de 2007, 23:19:00 »
Venda-se a arte sacra para os museus e colecionadores, então. Alugue-se a Sistina para os famosos tirarem fotos pra Caras dizendo que estão na sala deles. Tanta coisa...  :D

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #31 Online: 08 de Agosto de 2007, 09:07:03 »
Venda-se a arte sacra para os museus e colecionadores, então. Alugue-se a Sistina para os famosos tirarem fotos pra Caras dizendo que estão na sala deles. Tanta coisa...  :D
:histeria: :histeria: :histeria:
 Estou até imaginando.

Grande show na Sistina
Padre Marcelo Rosse faz festa com estilo para comemorar o lançamento de seu novo DVD.
A festa foi regada a muito vinho do porto e óstias a vontade.

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #32 Online: 08 de Agosto de 2007, 18:08:04 »
Eu acho que o papa errou no tom. Queria criticar a avareza, acabou criticando a riqueza em geral. Não é preciso ser rico para ser avarento. É possível ser parcimonioso sem ser avarento. Mas a igreja - e seus representantes - não conseguem se livrar do conceito medieval de que a pobreza é uma virtude porque livra os fiéis das tentações, fazendo deles crianças que não podem tomar suas próprias decisões. Esse é o povo que deus quer? Subjugados pela fome, pela doença, pela ignorância? A igreja parou no tempo.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!