Autor Tópico: A felicidade e a filosofia  (Lida 2059 vezes)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
A felicidade e a filosofia
« Online: 05 de Agosto de 2007, 12:28:54 »
Os filósofos também se preocuparam com a felicidade. Platão em A República colocou o bem-estar da pátria acima da felicidade individual.

- Queres que aluguemos um pregoeiro, ou serei eu mesmo quem proclame que o filho de Áriston declarou ser mais ditoso o homem melhor e mais justo, e este é o homem monárquico, que reina sobre si mesmo; e o mais infeliz, o pior e mais injusto, sendo ele por sua vez o mais tirânico e o que tiraniza a si mesmo e à sua cidade?
- Proclama - disse Gláucon.

A República, Platão

Já Aristóteles coloca a felicidade na atividade intelectual.

Qualquer pessoa pode igualmente fruir os prazeres do corpo, seja ela quem for, e um escravo não menos que o melhor dos homens, mas ninguém atribui a um escravo um quinhão de felicidade (...)

Mas se a felicidade consiste na atividade conforme a excelência, é razoável  que ela seja uma atividade conforme a mais alta de todas as formas de exelência, e esta será a excelência da melhor parte de cada um de nós. Se esta parte melhor é o intelecto (...) então a atividade conforme à espécie de excelência que lhe é pertinente será a felicidade perfeita. Já dissemos que esta atividade é contemplativa. (...)

As pessoas que usam sua própria razão e a cultivam parecem ter o espírito nas melhores condições e ser mais queridas pelos deuses. (...) Sendo assim então, o mais sábio é o homem mais feliz.

Ética a Nicômaco, Aristóteles

Espinosa a colocou igual à virtude dependendo do amor a algo eterno: deus; e da capcidade de controlar os sentimentos.

PROPOSIÇÃO XLII
A felicidade não é prêmio da virtude, mas a própria virtude; e não gozamos dela para refrear as paixões, mas ao contrário, gozamos dela por podermos refrear as paixões.

A felicidade consiste com o amor para com deus, amor que nasce do terceiro gênero de conhecimento; e por conseguinte, na medida em que age deve ser referido à alma; e, por consequência, é a própria virtude. (...) pelo fato de a alma gozar deste amor divino, ou seja, da felicidade, tem poder de refrear as paixões.

Ética V, Espinosa

Para Nietzsche a felicidade era indiferente, o homem nascia para criar valores.

É vossa vontade e são os seus valores que vós assentastes no rio do vir-a-ser; uma antiga vontade de potência é o que denuncia a mim aquilo que é creditado pelo povo como o bem e mal.

Assim falou Zaratustra, Nietzsche

Para Kant, a felicidade estaria na obediência aos imperativos categóricos, pois são valores a priori que os homens devem seguir.

Mas eu prefiro a máxima de Jesus: "a felicidade não é deste mundo", porque, no fundo, a felicidade não existe. Foi uma agradável invenção da humanidade para ajudar o povo a levar a vida e que enganou até os mais eminentes filósofos.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: A felicidade e a filosofia
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2007, 12:34:18 »
a felicidade é coisa séria...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

blue pill

• Visitante
« Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2007, 13:04:51 »
Para mim, existem algumas atividades que trazem a felicidade... Todas ligadas com a alimentação e a configuração hormonal...
Controlar o fluxo de alimentos em função do prazer, do bem estar, da felicidade do momento, é muito dificil, alguns chamam a isto, mesmo que muito genéricamente em alguns casos, de "equilíbrio".

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2007, 22:38:38 »
Ótima conclusão Quereu, nada a declarar.
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2007, 02:14:39 »
Depois quero ler Epicuro, dizem que ele trata de forma interessante esse tema.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2007, 22:30:27 »
A felicidade para Epicuro esta nos prazeres da vida, hedonismo psicológico. O hedonismo possue diversas lacunas, Jonh Stuart Mill refutou esta doutrina de modo cabal.
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

blue pill

• Visitante
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2007, 00:10:27 »
Ignorância é uma benção.

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2007, 23:54:18 »
Será que a gente precisa dos filósofos para falar da felicidade?

Sei lá. A mim parece que felicidade é a sensação que a gente tem de contentamento em todas as partes da vida. Não sei se necessariamente contentamento, talvez ausência de angústia.

SE a pessoa consegue se disciplinar para entender que ela SÓ PRECISA de comida e teto, e que tudo o que ela tem a mais é bônus, já é meio caminho andado. "Travel light" é a resposta final para viver uma vida boa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!