Autor Tópico: Idealismo na filosofia, que é ?  (Lida 5500 vezes)

blue pill

• Visitante
Idealismo na filosofia, que é ?
« Online: 06 de Agosto de 2007, 13:15:00 »
Vejo uma necessidade de abordar o idealismo aqui, porque em muitos casos não só do forum, mas as pessoas em geral confundem muito o conceito do "Idealismo" nã filosofia, misturando com um outro conceito muito distinto que é o idealismo da sociologia.

Em negrito, o sentido comum que as pessoas entendem e usam do conceito Idealismo, todo o resto da definição participa de uma definição mais abrangente e filosófica do Idealismo, de uma forma ampla essa é uma boa definição, inclusive o negrito (tanto a definição sociológica como o resto devem ser tomadas como o conceito maior), e dessa maneira deve ser utilizado na filosofia, como totalidade.

Só para efeito de distinção mesmo.

Definição de idealismo

É muito difícil resumir o pensamento idealista, uma vez que há divergências de perspectivas teóricas entre os filósofos idealistas. De todo modo, podemos considerar primado do EU subjetivo como central em todo idealismo, o que não significa necessariamente reduzir a realidade ao pensamento. Assim, na filosofia idealista, o postulado básico é que Eu sou Eu, no sentido de que o Eu é objecto para mim (Eu). Ou seja, a velha oposição entre sujeito e objecto se revela no idealismo como incidente no interior do próprio eu, uma vez que o próprio Eu é o objecto para o sujeito (Eu). s.m. (1833 RevPhil 62)

1. fil qualquer teoria filosófica em que o mundo material, objetivo, exterior só pode ser compreendido plenamente a partir de sua verdade espiritual, mental ou subjetiva F p.opos. a 2realismo ('na filosofia moderna') e materialismo
         1. fil no sentido ontológico, doutrina filosófica, cujo exemplo mais conhecido é o platonismo, segundo a qual a realidade apresenta uma natureza essencialmente espiritual, sendo a matéria uma manifestação ilusória, aparente, incompleta, ou mera imitação imperfeita de uma matriz original constituída de formas ideais inteligíveis e intangíveis
         2. p.ext. fil no sentido gnosiológico, tal como ocorre esp. no kantismo, teoria que considera o sentido e a inteligibilidade de um objeto de conhecimento dependente do sujeito que o compreende, o que torna a realidade cognoscível heterônoma, carente de auto-suficiência, e necessariamente redutível aos termos ou formas ideais que caracterizam a subjetividade humana
   2. p.ext. ét no âmbito prático, cujo exemplo mais notório é o da ética kantiana, doutrina que supõe o caráter fundamental dos ideais de conduta como guias da ação humana, a despeito de uma possível ausência de exeqüibilidade integral ou verificabilidade empírica em tais prescrições morais
   3. propensão a idealizar a realidade ou a deixar-se guiar mais por ideais do que por considerações práticas
   4. estét lit teoria ou prática que valoriza mais a imaginação do que a cópia fiel da natureza

F p.opos. a 2realismo ±

i. absoluto fil doutrina idealista inerente ao hegelianismo, caracterizada pela suposição de que a única realidade plena e concreta é de natureza espiritual, sendo a compreensão materialística ou sensível dos objectos um estágio pouco evoluído e superável no paulatino desenvolvimento cognitivo da subjectividade humana —

i. crítico fil m.q. idealismo transcendental

i. dogmático fil idealismo, esp. o berkelianismo, que se caracteriza por negar a existência dos objetos exteriores à subjetividade humana [Termo cunhado pelo filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) para designar uma orientação idealista com a qual não concorda.] F p.opos. a idealismo transcendental

i. formal fil m.q. idealismo transcendental

i. imaterialista fil idealismo defendido por Berkeley (1685-1753) que, partindo de uma perspectiva empirista, na qual a realidade se confunde com aquilo que dela se percebe, conclui que os objetos materiais reduzem-se a idéias na mente de Deus e dos seres humanos; berkelianismo, imaterialismo

i. transcendental fil doutrina kantiana, segundo a qual os fenômenos da realidade objectiva, por serem incapazes de se mostrar aos homens exactamente tais como são, não aparecem como coisas-em-si, mas como representações subjectivas construídas pelas faculdades humanas de cognição; idealismo crítico, idealismo formal F p.opos. a idealismo dogmático ¤ etim fr. idéalisme (1749) 'sistema filosófico que aproxima do pensamento toda existência', (1828) 'concepção estética na qual se deve buscar a expressão do ideal acima do real', (1863) 'atitude que consiste em subordinar o pensamento e a conduta a um ideal', do fr. idéal + -isme; cp. port. ideal + -ismo; ver ide(o)- (Houaiss)
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 13:18:01 por Blue Pill »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Idealismo na filosofia, que é ?
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2007, 21:34:39 »
só fui me dar conta disso no primeiro ano de faculdade. até então idealista era o che guevara...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

blue pill

• Visitante
Re: Idealismo na filosofia, que é ?
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2007, 23:25:08 »
só fui me dar conta disso no primeiro ano de faculdade. até então idealista era o che guevara...
Até pouco tempo atras incorria no mesmo erro, associação da palavra "idealismo" ao sentido puramente sociológico, só de uns tempos pra cá tomei conhecimento do significado genérico filosófico e anterior ao sociológico, e depois disso o significado sociológico teve muito mais sentido...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!