Autor Tópico: Escola Pública Laica?  (Lida 2021 vezes)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
Escola Pública Laica?
« Online: 06 de Agosto de 2007, 13:54:36 »
Olá pessoal.
Em minha ignorância penso que o estado deve ser laico, assim sendo a escola pública também.
Em uma nova fase de minha vida, afim de agregar valores financeiros e pessoais a minha pessoa, comecei a ministrar aulas de informática em uma escola pública, aos poucos comecei a perceber o quanto o apelo religioso e imposto aos alunos, são cartazes de agradecimentos a deus por todos os cantos, orações antes de eventos, mas o que me deixou realmente furioso foi o último acontecimento. Uma vez que o aniversário da cidade está chegando, os responsáveis pela escola e 99% dos seus professores, estão organizando um desfile para comemorar o aniversário da cidade, o desfile terá o tema:
"Criação do Mundo em 7 Dias", tal qual o descrito pela bíblia,  assim sendo os alunos serão distribuídos em sete blocos, e cada bloco será encarregado de mostrar como foi o trabalho de deus naquele dia.

Estou indignado, sendo a escola um lugar para se apresentar ciência, como pode organizar um desfile insano desse?

O que fazer em uma situação dessas? Melhor se adequar o sistema ou sofres as consequências de uma luta onde não se pode vencer?

Para mim o futuro é obscuro, estamos caminhando de volta a idade média, a cada dia que passa a crença cega se torna mais forte, o futuro é tenebroso.

Viva a ignorância da humanidade!!!!!!!!!!!!!
Amém

:chorao:

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Suyndara

• Visitante
Re: Escola Pública Laica?
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2007, 14:11:30 »
Eu não conheço NENHUMA escola que seja laica  :wink:

Só as faculdades públicas, e olha lá  :ok:

Hoje levei meu filho para uma escola nova, logo no primeiro dia vi que as professoras "premiam" o aluno mais comportado e ele vai pro meio da roda e faz a "oração da manhã", cantam musiquinha e tudo  ::)

E não tem jeito, coloquei na ficha de matrícula que eu e o carlos somos ateus, mas muito provavelmente meu filho não escapará das "rodinhas de oração" antes da aula  :ok:

[]s

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2007, 14:16:19 »
Eu não conheço NENHUMA escola que seja laica  :wink:

Só as faculdades públicas, e olha lá  :ok:

Hoje levei meu filho para uma escola nova, logo no primeiro dia vi que as professoras "premiam" o aluno mais comportado e ele vai pro meio da roda e faz a "oração da manhã", cantam musiquinha e tudo  ::)

E não tem jeito, coloquei na ficha de matrícula que eu e o carlos somos ateus, mas muito provavelmente meu filho não escapará das "rodinhas de oração" antes da aula  :ok:

[]s

Diga para ele ser bagunceiro. Assim ele nunca vai para o meio da roda. Outra coisa, todos rezam por ele, assim ele não precia rezar...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2007, 14:20:16 »
Lamentável, a lavagem cerebral começa cedo.
Bem vinda a matrix

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2007, 14:24:38 »
Ah sim,

Já começam com as ameaças do tipo "papai do céu não gosta disso e castiga", desde o maternal  |(

Amom,

Gostei do argumento, como ele é pequeno não vai saber fazer oração agora mesmo, quando crescer eu convenço ele a nunca ir e os outros que rezem por ele :histeria:

[]s

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2007, 14:46:13 »
 :| As escolas daqui não são diferentes.

Aula de ensino religioso toda semana e conteúdos que abrangem a bíblia e o reconhecimento de deus como criador do universo.

:chorao: A situação tá crítica.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2007, 15:16:56 »
Está neste nível, é? Só Dawkins salva...rsrsrsrsrs!!!
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2007, 15:18:53 »
 :| O que não suporto mesmo é a história do:

- Você não pode agir assim por que Deus não gosta.
- Você deve agir assim por que Deus mandou.

Como pretende-se desenvolver a ética e a moral assim?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2007, 17:55:02 »

Não há como mudar de escola? Ou vocês nem se importam muito?

Digo, não uma escola que seja totalmente laica, mas que no mínimo não haja "rodas de oração"...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2007, 23:36:58 »

Aula de ensino religioso toda semana e conteúdos que abrangem a bíblia e o reconhecimento de deus como criador do universo.

Mas não é escola pública, é?  :|

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2007, 23:50:23 »
Não vai levantar poeira não?
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2007, 08:26:08 »

Se fosse uma roda de candomblé, será que todos aceitariam?
Garanto que não.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2007, 10:01:45 »

Digo, não uma escola que seja totalmente laica, mas que no mínimo não haja "rodas de oração"...

Existe alguma particular assim?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2007, 10:56:52 »

Vai depender da religião do dono da escola e dos professores.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2007, 12:23:08 »

Mas não é escola pública, é?  :|

:P A minha não conta que é de freiras.

:| Mas em todas as escolas públicas que já dei ou observei aulas há certa tendência religiosa sim, geralmente pro catolicismo.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Agosto de 2007, 12:51:40 »
Engraçado, durante toda a minha vida escolar eu sempre estudei em escolas públicas (municipais e estaduais) e laicas (a única exceção é a faculdade, na PUC/PR - faculdade privada). :hihi:

Não sei se a situação durou hoje, com a expansão do Faith Empire... ::)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #16 Online: 07 de Agosto de 2007, 13:59:55 »
Quando eu tive aula de "Ensino Religioso" aqui, numa escola estadual, o professor falou sobre diversas religiões pelo mundo, ainda que o cristianismo fosse mais o centro dos estudos, não tinha apelação religiosa. De qualquer forma era uma aula chata, pelo menos ensinava a tolerância religiosa.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #17 Online: 07 de Agosto de 2007, 14:05:37 »
Quando eu tive aula de "Ensino Religioso" aqui, numa escola estadual, o professor falou sobre diversas religiões pelo mundo, ainda que o cristianismo fosse mais o centro dos estudos, não tinha apelação religiosa. De qualquer forma era uma aula chata, pelo menos ensinava a tolerância religiosa.
Pelo menos????????????????????????????

Tolerância religiosa é a coisa mais estúpida, absurda e hipócrita que existe no mundo, não é atoa que fatwas se explodam para matar os "infiéis", se o deus de uma religião "estou certo todos os outros errados", o deus da outra diz "mate quem não acredita em mim", o outro deus fala "os infiéis malditos, estamos certos"; como poderia haver tolerância religiosa? "Estou certo mas deixo ele ir ao inferno sem falar nada"?
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #18 Online: 07 de Agosto de 2007, 15:43:08 »
Quis dizer que foi mostrado para aqueles que não conhecem, que existem realidades diferentes, é importante saber como agem e pensam por outras partes do mundo, ou até mesmo aqui bem próximo da gente.

Muita gente não conhece outras realidades, pensam que todo muçulmano é terrorista, que os judeus não prestam, etc.

Mas é claro que mesmo assim, eu preferiria que não houvesse esse tipo de instrução na escola.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Agosto de 2007, 17:40:48 »

Realmente, a maioria das escolas particulares são voltadas a alguma religião. Mas tem havido um crescimento forte de escolas particulares sem qualquer orientação religiosa nos últimos tempos. Não seria difícil encontrar, caso os pais acima realmente fizessem questão.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #20 Online: 07 de Agosto de 2007, 19:14:53 »
Engraçado, durante toda a minha vida escolar eu sempre estudei em escolas públicas (municipais e estaduais) e laicas...
Idem. A única vez em que senti uma influência da religião na escola foi nas aulas de Educação Moral e Cívica, e isso estava mais relacionado à professora do que à escola.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #21 Online: 08 de Agosto de 2007, 08:29:26 »
Vão me dizer que vocês nunca tiveram que rezar um pai nosso ou uma ave maria na escola?
Que a professora de português, não dava alguma forma de incentivo para quem fizesse leitura na missa do domingo?

Essas coisas me deixaram traumatizado.
Só de recordar tenho vontade de chorar, rs...rs... ops..
buá....buá....buá....

Suyndara

• Visitante
« Resposta #22 Online: 08 de Agosto de 2007, 11:02:45 »
Vão me dizer que vocês nunca tiveram que rezar um pai nosso ou uma ave maria na escola?
Que a professora de português, não dava alguma forma de incentivo para quem fizesse leitura na missa do domingo?

Essas coisas me deixaram traumatizado.
Só de recordar tenho vontade de chorar, rs...rs... ops..
buá....buá....buá....

Ô se já passei por isso :P

O pior de tudo é que meus pais iam à missa à noite e eu só jantava quando chegava...aquele padre infeliz não terminava o sermão nunca! Sniff!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #23 Online: 08 de Agosto de 2007, 11:07:22 »

Me incomodo pra caramba aliás! :vergonha:

Meu filho está no maternal, e não estava nos meus planos falar de mitos para ele: papai noel, bicho papão, papai do céu, etc.

Mas realmente não dá para escapar disso, TODAS as escolas aqui são religiosas assim, e a dele é particular. Fugi de três escolas adventistas, mas da católica não teve jeito....senão ele nem estuda ::)

Pior que ontem ele chegou da escola todo feliz cantando uma musiquinha religiosa :( :(

Educar filhos é uma arte, ainda mais quando toda a sociedade parece ir contra seus preceitos :vergonha:

[]s

APODman

• Visitante
« Resposta #24 Online: 08 de Agosto de 2007, 11:15:09 »
Bom, acho que tendo idade suficiente vamos começar a ensina-lo sobre outras deidades, crenças, etc. Compara-las e demosntrar que nenhuma é melhor ou mais verdadeira do que outrae por fim expor as contradições e fragilidade lógica da crença em um Deus bem como a sua falta de necessidade para explicar o que quer que seja em nosso Universo.

Talvez seja até bom ele ter contato com uma crença religiosa desde cedo, talvez assim ele tenha mais tempo para maturar as incongruências desta crença quando for exposto a elas.

Há algum tempo sei que o maior inimigo de um crente é a Bíblia. ;)

[]´s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!