Autor Tópico: Brasileiros, estamos vivendo em uma ditadura?  (Lida 2107 vezes)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Brasileiros, estamos vivendo em uma ditadura?
« Online: 07 de Agosto de 2007, 21:20:23 »
 :| De uma maneira bem simples, podemos conceituar ditadura como forma de governo absoluto, onde apenas uma força controla os poderes executivo, legislativo e judiciário, ao mesmo tempo em que praticamente não há oposição.

Atualmente, no Brasil, a política do presidente Inácio Lula da Silva não possui oposição destacável. Os poucos partidos que se opõe a sua política não possuem influência nem no senado nem na câmara (por exemplo o P-Sol).

Podemos supor que essa apatia por parte da oposição e as ligações políticas que se firmaram durante os últimos anos estão bastante relacionadas a casos, por exemplo, de pagamento de propina (quem lembra do Mensalão?).

Enfim, se praticamente não há força contrária, não estamos nos encaminhando para uma ditadura civil?

Se não há oposição, será que não corremos o risco de ver Lula permanecer no poder mais alguns anos?  :|

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Brasileiros, estamos vivendo em uma ditadura?
« Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2007, 21:24:19 »
:| De uma maneira bem simples, podemos conceituar ditadura como forma de governo absoluto, onde apenas uma força controla os poderes executivo, legislativo e judiciário, ao mesmo tempo em que praticamente não há oposição.

Atualmente, no Brasil, a política do presidente Inácio Lula da Silva não possui oposição destacável. Os poucos partidos que se opõe a sua política não possuem influência nem no senado nem na câmara (por exemplo o P-Sol).

Podemos supor que essa apatia por parte da oposição e as ligações políticas que se firmaram durante os últimos anos estão bastante relacionadas a casos, por exemplo, de pagamento de propina (quem lembra do Mensalão?).

Enfim, se praticamente não há força contrária, não estamos nos encaminhando para uma ditadura civil?

Se não há oposição, será que não corremos o risco de ver Lula permanecer no poder mais alguns anos?  :|

PQP... @#$%&¨*%$#* é apelo do car*... #@%$¨&*&¨%*&

Tô sem paciência...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2007, 21:34:58 »
 :o Percebi.

Eita menino, essa é só uma opinião minha.

Estou aberta a novas idéias, isso (apesar de parecer  :umm: ) não é uma campanha declarada anti-Lula.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2007, 21:39:15 »
Tudo bem, tudo bem,... é que estou com pouca paciência mesmo. Desculpa...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2007, 21:41:53 »
 :) Mas já que é contrário a minha idéia, fale seus pontos de vista.

Trocar opiniões é a melhor maneira pra se amadurecer pontos de vista.  :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2007, 21:51:24 »
Eu não vejo problema no governo atual e sim no sistema político. A democracia já não é o melhor sistema político, pois acaba sendo uma ditadura da maioria. Um exemplo claro fica por conta da religião, que mesmo no estado laico tem uma influência considerável.

Acho bem interessante a proposta de democracia participativa, que está sendo utilizada no Canadá. A idéia é que todos discutam os temas de interesse comum, utilizando-se dos atuais recursos de comunicação, como a internet.

Um ponto forte pode ser o peso das idéias das minorias, possibilitando um diálogo maior e não simplesmente a escolha de uma ou outra.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2007, 06:59:57 »
Existe um risco de ditadura no Brasil, sim. 

Sempre haverá enquanto houver esse vácuo político, essa falta de administração pública organizada.  É um problema que nos acompanha pelo menos desde o início da República, provavelmente desde bem antes.

Isso porque a falta de perspectiva política leva à tentação de buscar uma solução rápida de cima para baixo, seja via República, Getúlio Vargas, Regime Militar ou Lula.

E essas soluções, é claro, só existem na fantasia de alguns, pois não se pode criar organização política sem um mínimo de noção de onde se quer chegar da parte das massas. 

Essa noção não existe hoje - o povo brasileiro tem pouca, quase nenhuma familiaridade com a idéia de participar politicamente de seu próprio destino.  E não será através dos ditames do que se passa por poder político constituído em algum momento que se conseguirá essa tão necessária cidadania.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2007, 09:20:33 »
Isso porque a falta de perspectiva política leva à tentação de buscar uma solução rápida de cima para baixo, seja via República, Getúlio Vargas, Regime Militar ou Lula.

Lula foi eleito democraticamente, por duas vezes seguidas, com a maioria dos votos dos brasileiros.

Além disso conta com a aprovação da maioria da população brasileira, como apontam todos os Institutos de Pesquisa do país.

Gostem dele ou não, sua vitória nas urnas foi construída ao longo dos anos.

Buscar soluções rápidas seria, por exemplo. tentar demovê-lo do cargo sem o devido amparo legal para isso.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2007, 09:47:36 »
Você está confundindo solução rápida com ditadura, HSette. 

A eleição pode ter sido legítima - tanto quanto uma eleição em uma comunidade tão politicamente primitiva pode ser - mas a expectativa de uma solução rápida de cima para baixo estava presente.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2007, 13:48:59 »

Lula foi eleito democraticamente, por duas vezes seguidas, com a maioria dos votos dos brasileiros.

Além disso conta com a aprovação da maioria da população brasileira, como apontam todos os Institutos de Pesquisa do país.

Gostem dele ou não, sua vitória nas urnas foi construída ao longo dos anos.

Buscar soluções rápidas seria, por exemplo. tentar demovê-lo do cargo sem o devido amparo legal para isso.

Isso por si só não seria motivo pra dizer que não poderia haver uma ditadura, outros ditadores foram eleitos com grande apoio popular, e aproveitaram esse apoio para serem alçados a ditadores.
De qualquer forma, não acho que haja ou que haverá uma ditadura no Brasil, especialmente sob o governo Lula. Já passamos dessa fase de imaturidade política, ou assim espero.
Nesse sentido, o que me preocupa mesmo é a desmoralização cada vez maior do Senado e da Câmara. Acho que muitos apoiariam uma proposta maluca (independente de quem a fizesse, direita ou esquerda) de fechamento dessas casas dados o acúmulo de casos de corrupção desde o fim da ditadura.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2007, 14:39:17 »
Democracia???

Tente entrar em um partido e pletear uma indicação para ser candidato a vereador de sua cidade... você descobrirá como é que funciona a nossa "democracia"... não importa o partido.

Democracia... uma utopia.

Democracia é muitoooo mais do que poder votar simplesmente... é o direito de, ao menos, poder se candidatar. Deveria ser uma via de mão dupla.

Estamos longe de ser uma democracia.

Ps: E vamos parar com esta estorinha xarope que é contra o PT que estou martelando... estou criticando é o nosso sistema político, que esta bem acima de PT's e PSDB's da vida.  ::)
« Última modificação: 08 de Agosto de 2007, 14:53:49 por Spitfire »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #11 Online: 08 de Agosto de 2007, 14:44:43 »
O Brasil não é uma ditadura, não ao estilo tradicional. O que me parece apenas é que aqui não temos democracia, por falta de habilidade, vontade e capacidade do povo. Não é uma ditadura por que temos alternancia de governantes.
Desde o Lula até o Collor as coisas tem se mantido do mesmo "jeitão". Mas é fato que os deputados que estão lá não representam os interesses do povo, embora, teoricamente, sejam eleitos por eles. O judiciário de maneira geral também não é isento (principalmente o STF).
O Executivo também não governa necessariamente para o povo. Nossa Constituição é um engodo. Temos um texto constitucional e tal, mas ele não é reflexo da realidade e não representa segurança alguma, é apenas fachada. Em escala micro ela funciona vez ou outra, mas em escala macro, ela sempre pode ser interpretada de forma "ajeitada".
O Estado também possui membros eleitos pelo povo para parasitar o povo muitas vezes, sobretudo em matéria tributária. A desonestidade corre solta neste âmbito e não somos uma federação de fato, isso é apenas engodo, um disfarce.
Não pensem também que todos temos liberdade. Atualmente é muito difícil viver no Brasil, em decorrência das dificuldades econômicas. O Estado regula quase tudo, com milhares de normas e exigências incompreensíveis. Seu ganho é pesadamente tributado. Não há reversão equivalente em serviços públicos. Como ser livre sem dinheiro? cedo ou tarde você rezará a cartilha deste Estado e estará preso a alguma atividade econômica pela vida toda, sem ganhos expressivos e com bastante dificuldade.
Alguns poucos tem esta tal liberdade e normalmente é quem está no comando deste Estado.

Aquela antiga ditadura, do "homem de aço", do general, esta em extinção. Nós vivêmos em um sistema com cara de democracia, federalista, pluralista, mas é tudo engodo. Continua sendo o governo de poucos e para poucos a custas de quase todos.

Não adianta todos os direitos escritos num papel formal, o voto etc, o sistema simplesmente não funciona aqui. Sempre ocorre o desvirtuamento que vemos hoje e veremos talvez sempre.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Agosto de 2007, 15:25:28 »
Eu não vejo problema no governo atual e sim no sistema político. A democracia já não é o melhor sistema político, pois acaba sendo uma ditadura da maioria. Um exemplo claro fica por conta da religião, que mesmo no estado laico tem uma influência considerável.

Acho bem interessante a proposta de democracia participativa, que está sendo utilizada no Canadá. A idéia é que todos discutam os temas de interesse comum, utilizando-se dos atuais recursos de comunicação, como a internet.

Um ponto forte pode ser o peso das idéias das minorias, possibilitando um diálogo maior e não simplesmente a escolha de uma ou outra.
Mas uma democracia participativa não têm mais chance de se tornar uma ditadura da maioria ? Se o grupo A é maior que o B, têm mais chances de suas opiniôes prevalecerem nas votações.Sempre.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Agosto de 2007, 15:48:23 »
vivemos um estado de direito. a oposição não aparece por culpa própria.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 08 de Agosto de 2007, 16:31:54 »

Mas uma democracia participativa não têm mais chance de se tornar uma ditadura da maioria ? Se o grupo A é maior que o B, têm mais chances de suas opiniôes prevalecerem nas votações.Sempre.
A democracia participativa difere da representativa, pois muitos assuntos pertinentes são discutidos pela população e sendo decidida por ela. Não ficaria restrito apenas as eleições e alguns plebiscitos. Conheço pouco a respeito, mas sei que é uma boa proposta que visa eliminar as deficiências das democracias representativas.

Um ponto favorável, é que mesmo que uma atitude tomada seja ruim, ela realmente representa a vontade da maioria, sendo a experiência parte do desenvolvimento político do país. E os temas seriam amplamente debatidos e as minorias teriam voz de igualdade. Sei que o Canadá está seguindo esse caminho e tem outros, e ao que tudo indica é realmente esse o caminho, ainda mais com as novas tecnologias de informação.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 08 de Agosto de 2007, 16:37:04 »
Mas acontece que a oposição só sabe tacar pedras, e não só a atual, sempre foi assim. Ou alguem acredita que virá um novo governo e resolverá os problemas do país? Esse sempre foi a esperança do brasileiro, mas quando mais se aprofunda no tema da política, mais vemos que as coisas não são tão simples.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #16 Online: 08 de Agosto de 2007, 17:21:35 »

Eu diria que vivemos em um Estado mais ou menos de direito...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Agosto de 2007, 18:25:10 »
Ou porque praticamente inexiste. Quer dizer, a maioria dos partidos do nosso país não passa de variantes da esquerda. Há desde a esquerda radical, daqueles que pregam a coletivização da terra e a revolução comunista, até os de centro-esquerda, como o PSDB. Há quem considere o PSDB um partido liberal, de direita, "reacionário". Só se for liberal para os padrões brasileiros mesmo...
« Última modificação: 08 de Agosto de 2007, 18:53:12 por Procedure »

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #18 Online: 08 de Agosto de 2007, 18:25:25 »
Estamos vivendo no estado de direito, mas vivemos numa ditadura espiritual. É a ditadura das idéias atrasadas e dos comportamentos desviados. A ditadura dos ignorantes, dos espertos e dos larápios. Não é a ditadura de uma minoria. É a de toda gente.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

rizk

• Visitante
« Resposta #19 Online: 08 de Agosto de 2007, 21:20:01 »
Quereu, shhh.

Como notaram, o estado é formalmente um estado de direito e, se a oposição é incompetente, o problema é mais deles do que do governo.

Sem dúvida que "democracia" é mais do que ir lá apertar botõezinhos na urna.

Qual é a "uma força", Lela? O Pt?!? :lol:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Agosto de 2007, 23:02:59 »
Quereu, shhh.

Como notaram, o estado é formalmente um estado de direito e, se a oposição é incompetente, o problema é mais deles do que do governo.

sim, o problema é mais deles e de todos nós, porque se o único partido que puder ser governo for o pt ou o pps ou, ai, o pmdb (jobim 2010), então ai, ai, ai.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #21 Online: 09 de Agosto de 2007, 19:03:06 »
Quereu, shhh.

O PT, o grupo do Lula.... Isso não faz diferença.

O que importa é que não há oposição no Senado ou na Câmara, ou seja, o fato de apenas haver uma força política.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Agosto de 2007, 06:19:39 »
Para o Canadá a proposta é boa sim, acho que na Suécia as coisas também são assim. Mas no Brasil...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 10 de Agosto de 2007, 06:25:20 »
De fato, no Brasil não há atualmente a massa crítica necessária para uma democracia participativa.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 10 de Agosto de 2007, 09:31:59 »
para democracia participativa não é necessária massa crítica. basta muita gente brava e manipulável pra funcionar perfeitamente...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!