Autor Tópico: Laboratório nuclear dos Estados Unidos perde mais dados sigilosos  (Lida 401 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Laboratório nuclear dos Estados Unidos perde mais dados sigilosos
« Online: 09 de Agosto de 2007, 13:49:40 »
Citar
Laboratório nuclear dos Estados Unidos perde mais dados sigilosos

Londres - Laptop contendo informações confidenciais do laboratório de armas nucleares Los Alamos é roubado em quarto de hotel na Irlanda.

Novas informações consideradas confidenciais do laboratório de armas nucleares Los Alamos, nos Estados Unidos, vazaram na internet.

O vazamento foi ocasionado pelo furto de um laptop do laboratório. O mesmo ocorreu em outubro, quando um traficante foi descoberto com um pen-drive contendo informações sobre armas nucleares do laboratório.

O Laboratório Nacional de Los Alamos é um dos três laboratórios de armas nucleares dos Estados Unidos. Ele é responsável por várias missões de segurança nacional, incluindo suporte para garantir a proteção do estoque de armas nucleares.

Após o incidente com o traficante, os operadores do laboratório foram multados em 3,3 milhões de dólares pelo Departamento da Energia. O laboratório passou a não armazenar dados sigilosos em qualquer mídia removível após o ocorrido.

Contudo, essa medida não considera computadores móveis, como um laptop. Entre os meses de maio e junho um membro da equipe levou seu notebook, contendo informações confidenciais do governo, para suas férias na Irlanda. Durante a viagem o notebook foi roubado.

O laboratório fez um levantamento de todos os laptops e os substituiu por desktops.

Segundo Jef Berger, porta-voz do laboratório, a informação contida no notebook não era considerada crítica. “O funcionário, seguindo procedimentos laboratoriais próprios, poderia ser autorizado a levar o notebook para a Irlanda”, afirma.

Berger acrescenta que após o incidente o uso de notebooks em viagens está sendo restrito.  O laboratório também está reforçando a compreensão das responsabilidades por seus empregados, bem como os procedimentos laboratoriais nestes casos.

Em uma matéria da NewsWeek, Berger declarou que “após uma cuidadosa pesquisa, especialistas em crimes em informática revelaram com um alto grau de confiança que as informações do laptop roubado em um hotel não continham material sigiloso. Nem informações que coloquem em risco a segurança nacional”.

Em janeiro o consultor do Los Alamos National Security (LANS), Harold P. Smith, enviou uma mensagem contendo informações sigilosas a pelo menos dois outros membros. Ele utilizou uma conexão comum de internet no lugar da rede do Departamento de Defesa. A mensagem foi transmitida para outros três membros.

O incidente foi classificado como a “mais séria brecha da segurança nacional”, atingindo o nível Impact Measurement Index-1 (IMI-1), o mais sério nível de violação da segurança nos Estados Unidos.

Após esse incidente os membros foram submetidos a treinamentos de segurança críticos. Não se sabe o motivo pelo qual não receberam esse treinamento anteriormente.

Membros da organização sem fins lucrativos Project on Government Oversight (POGO), que monitora e expões casos de quebra de conduta e falhas administrativas - a fim de garantir um governo mais responsável - questiona a segurança do laboratório.

“Como podemos esperar que Los Alamos, com milhares de empregados, limpe esse imenso abismo de quebras de segurança quando os membros não conseguem nem mesmo monitorar as informações sigilosas entre sua própria equipe?”, questiona Danielle Brian, diretora executiva do POGO.

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2007/08/07/idgnoticia.2007-08-07.3677605325/

Depois aparece um com bomba atômica e ninguém sabe como conseguiu.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Laboratório nuclear dos Estados Unidos perde mais dados sigilosos
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2007, 02:08:09 »
Deve ter sido algum agente do FORO...
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!