Autor Tópico: Exposição mostra arte do Novo Mundo  (Lida 5666 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Exposição mostra arte do Novo Mundo
« Online: 09 de Agosto de 2007, 14:25:39 »
Exposição mostra arte do Novo Mundo nos EUA; veja fotos

Considerada por críticos americanos como a mostra de arte mais importante do ano em Los Angeles, a exibição The Arts in Latin America 1492-1820 retrata três séculos de história – da chegada de Cristóvão Colombo aos movimentos de independência nas colônias do Novo Mundo.
Os cerca de 250 objetos expostos no Los Angeles County Museum of Art (Lacma) foram criados nos então dois vice-reinos do império espanhol – Nova Espanha (hoje México e países da América Central, incluindo Guatemala, Cuba, República Dominicana e Porto Rico) e Peru (atualmente Equador, Venezuela, Colômbia, Chile, Bolívia e Peru) – e na então colônia do império português, o Brasil.

São pinturas, esculturas, móveis, cerâmicas, objetos em prata e ouro, entre outros, de coleções públicas e particulares, que exploram a influência européia sobre os artistas do Novo Mundo e as diferenças e similaridades entre as colônias latino-americanas.

"É uma mostra destinada a mudar muitas mentes. Essa é outra forma de dizer que é um marco", escreveu Christopher Knight, crítico de arte do jornal Los Angeles Times.

Michael Govan, diretor do museu, destaca que muitos objetos foram restaurados especialmente para a exibição, como o crucifixo do Mosteiro de São Bento de Olinda (1783-92), de provável autoria de José Gomes de Figueiredo.

Visão panorâmica

A mostra foi apresentada pela primeira vez no ano passado no Museu de Arte da Filadélfia e, no início de 2007, viajou para a Cidade do México. Los Angeles é o ponto final do tour internacional.

No Los Angeles County Museum of Art, os visitantes podem conferir as obras ouvindo um áudio-guia gravado pelo ator Andy Garcia (nascido em Cuba e cuja família fugiu para os Estados Unidos em 1961), incluindo comentários da curadora Ilona Katzew.

Os objetos foram organizados de forma que os visitantes podem ter uma visão panorâmica da arte do Novo Mundo.

A primeira parte retrata o período inicial do contato entre os artistas nativos e europeus e como a formação de novas identidades, isto é, a mistura de raças, se tornou o objeto de criação de muitos trabalhos.

A segunda parte mostra o desenvolvimento da pintura, começando com a chegada de mestres europeus do século 16 ao surgimento das escolas locais dos séculos 17 e 18. Segundo o museu, são obras que retratam, com estilos originais, tradições e figuras de devoção.

Na última ala, se encontra uma variedade de objetos decorativos, um manifesto da luxúria na sociedade colonial com destaques para as obras em prata e ouro.
 
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/08/070808_arte_losangeles_dg.shtml

--------------------


Crucifixo do Mosteiro de São de Olinda - A exposição The Arts in Latin America 1492-1820 mostra três séculos de história no período colonial da América Latina. Acima o crucifixo do Mosteiro de São de Olinda (PE) do século 18 e de provável autoria de José Gomes Figueiredo.


Virgem de Quadalupe - São cerca de 250 objetos na mostra que representam a arte das colônias hispânicas Nova Espanha e Peru, e também o Brasil, colônia do império português. Acima, a Virgem de Quadalupe de Juan Patricio Morlete Ruiz (1713-1772) do México.


A Pastora Divina - A exposição já foi apresentada no Museu de Arte da Filadélfia em 2006 e no início de 2007, viajou para a cidade do México e agora está no Los Angeles County Museum of Art (Lacma) que é o ponto final. O quadro acima, A Pastora Divina, do século 18 é do Equador.


São Miguel Arcanjo - A mostra explora a influência da arte européia nos artistas do Novo Mundo e também as diferenças e semelhanças entre as colônias latino-americanas. Acima, a pintura São Miguel Arcanjo, de Luiz Juárez do México.


Escultura de Santo Eslebão - As pinturas, esculturas, móveis, objetos em prata e ouro entre outros são de coleções públicas e particulares. A imagem é uma escultura do Santo Eslebão do século 18 e faz parte do acervo de patrimônio histórico de Pernambuco.


Sagrado Coração de Jesus - Críticos americanos consideram a exposição como a mais importante mostra de arte em Los Angeles. Acima Sagrado Coração de Jesus com Santo Inácio de Loyola e São Luiz de Gonzaga (1770), do pintor mexicano José Páez.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!