Autor Tópico: Why Intelligent Design is WRONG  (Lida 1378 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Why Intelligent Design is WRONG
« Online: 12 de Agosto de 2007, 01:47:23 »
video esclarecedor

NR=1

mode=related&search=

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re: Why Intelligent Design is WRONG
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2008, 01:19:21 »
1 - O que é DI? Existe esta teoria, está publicada em algum lugar? Quem é o autor? Alguém sabe?
Eu tenho ouvido falar muito de DI mas ainda não sei especificamente do que se trata.
Tenho visto por aí esta conjectura apresentada não como uma teoria científica, mas
como uma vaga idéia de que a natureza seria de alguma forma projetada por uma inteligência
sobrenatural e com poderes supranaturais. Mas existe realmente uma teoria tentando caracterizar
como esta supra-inteligência atua e interage com o mundo físico?

2 - DI pode ser realmente proposto como uma teoria científica? É falseável? Como?

3 - Alguém já concebeu e realizou algum experimento que possa demonstrar que DI é falso,
caso realmente seja?

Se alguém afirma que o flagelo bacteriano surgiu como resultado da ação sobrenatural, portanto
não verificável por qualquer meio natural, de um ser todo poderoso, como testar esta afirmação?
Será que os prestigiosos "cientistas" do Discovery Institute, quartel general do DI, já realizaram
um experimento que pudesse demonstrar a falsidade desta hipótese e vêm guardando os resultados
em sigilo ao invés de publica-los no Journal of Critical Reviews in Biochemistry?

Me parece que se DI pudesse ser proposto na forma de uma teoria científica sequer haveria essa
discussão sobre se DI é ou não ciência. No entanto uma experiência que verifique a atuação
divina no processo primordial da formação dos flagelos bacterianos seria  impossível.

Impossível porque a "teoria" parte do pressuposto que Deus é onipotente, que pode agir a revelia
das leis da física, da química e da biologia, e até mesmo por meios inalcançáveis pela própria
razão humana. Não há como refutar uma "teoria" como esta, MESMO QUE SEJA FALSA!

Ora, se não há como refutar uma teoria mesmo que esta seja falsa, cabe a pergunta: de que nos serve tal teoria?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2008, 01:19:58 »
Creio que, sem forçar a barra, isto seria filosoficamente equivalente a afirmar que o atentado de 11 de setembro ocorreu devido a uma conjunção astrológica de Plutão na oitava casa de Saturno. E faça-se disso uma teoria!

Mas como verificar tal afirmação se as supostas influências astrológicas sobre o destino dos homens não são detectáveis por nenhum meio concebível e nós não podemos repetir as condições do evento do atentado?

Para ilustrar o equívoco de se considerar DI como ciência vou usar como exemplo a hipótese da Terra Jovem.

Criacionistas afirmam que o nosso planeta surgiu há 6000 anos junto com o resto do universo. Se esta fosse uma teoria científica nós poderíamos testar as consequências obrigatórias da veracidade desta hipótese e ver se elas se verificam.

Sem muito esforço encontraríamos milhares de contradições e saberíamos então que a teoria é falsa. Uma contradição óbvia é o tempo que a luz de estrelas distantes leva para alcançar a Terra, muito mais que 6 mil anos. Criacionistas Terra Jovem tentaram explicar esta aberração distorcendo vários conceitos da Física, como o univserso curvo de Reimman, por exemplo. Porém, justamente por serem conceitos da Física o erro foi facilmente demonstrado.

Mas isso derruba uma teoria criacionista? Não, derrubaria se fosse científica, mas eles simplesmente podem dizer ( e dizem ) que Deus acelerou a luz no início do universo.

Aí foi mostrado aos criacionistas que isto não poderia ter acontecido. Novamente usando a Física, pela lei de conservação de energia esta não pode aumentar ou diminuir no universo. E como a matéria pode ser convertida em energia pela relação E=mc², onde c é a velocidade da luz, isto aumentaria absurdamente a quantidade de energia no universo, a não ser que praticamente toda a massa fosse eliminada, mas aí restaria um universo vazio. A outra alternativa seria reduzir praticamente a zero a força gravitacional, mas isto tb destruiria o universo como o conhecemos. ( Razão pela qual a Teoria da Gravidade é um obstáculo ainda maior que a Teoria da Evolução ao criacionismo. )

Refutada então, de uma vez por todas, a idéia maluca de uma Terra Jovem?

Só se fosse Ciência! Como não é o criacionista simplesmente sorri e diz: "Você está esquecendo um detalhe, amigo. Deus pode fazer qualquer coisa."

Isso é religião, é matéria de fé. È para ser pregado em igrejas, e não para ser ensinado em escolas para crianças de todos os credos como se fosse ciência.

Este também não seria o problema fundamental que impede que DI possa ser considerada uma teoria
científica?

O fato de ser um movimento político insidioso, que pretende atuar como ponta de lança ( ou uma cunha ) para introduzir o criacionismo nas escolas e solapar os fundamentos laicos do Estado é preocupante, mas não creio que seja por isso que exista uma resistência na comunidade científica ao DI, mas sim por não
se adeqüar ao método científico.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2008, 09:11:47 »
De onde veio essa idéia de quem tem 6 mil anos?
É só um argumento estético: "Ah! Eu acho bilhões muito, tem que ser menos... minha vó teria cem anos, Jesus 2 mil, então o universo deve de ter uns 4 ou 6 mil..."
E qualquer teste por radiação, carbono 14, tudo faz parte de uma conspiração ou um grande equívoco. Teólogos já "calcularam" que são 6 mil anos.

Uma comparação seria assim:
Um fã muito fervoroso de Star Trek para e pensa: "aqui no Brasil nós gostamos muito de Star Trek, e foi feito nos EUA, mas como nós gostamos MUITO, então os EUA só podem estar à uns dez quarterões daqui..."
E o argumento fica assim:
Alguém: "Mas eu já viajei para os EUA"
Fã: "Você foi a pé sozinho para os EUA??"
Alguém: "Não, eu fui de avião..."
Fã: "Então, como você sabe que o piloto não deu meia-volta? Ele está é extorquindo seu dinheiro!"
Depois para complementar, o fã mostra como CALCULOU a partir da % de episódios envolvendo Vulcanos que os EUA só podem estar à uma distância próxima a dois quilômetros...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2008, 09:55:31 »
Você toca em alguns pontos bem interessantes nessa sua postagem, Foxes.

O argumento estético é também antropológico.  O semestre de Antropologia que cursei na UnB me ensinou que muitas comunidades passam por esse processo de começar a perceber o mundo e formar seus conceitos a partir de si próprias e só depois começar a se expandir.  Por isso em muitas línguas a palavra para "gente" não é realmente distinta da palavra para "conterrâneo": porque inicialmente eram uma e a mesma coisa e só aos poucos foi surgindo a necessidade de reconhecer que as fronteiras do mundo não eram as mesmas da aldeia.  É um processo tão gradual que por vezes a linguagem tenta se adaptar mudando o sentido das palavras em vez de criando palavras novas.

Outro exemplo é o mito de criação do Xintoísmo, que fala sobre dois Kami pingando sete gotas de cera no oceano para formar as sete ilhas japonesas... e ponto final.  O resto do mundo aparentemente nem foi percebido pelos Kami, que dirá criado por eles.

Diante desses exemplos, não parece exagero supor que o que hoje é entendido como sendo a "idade do mundo" era originalmente a "idade do mundo que interessa a um bom cidadão do Povo de Deus conhecer".  Até hoje o povo judaico fala em "ciência Goy (não-judaica)", e outras crenças não são tão diferentes.  Me parece que por muitos séculos simplesmente não havia tanta necessidade de reconhecer a diferença entre crença e ciência, porque a ciência foi de fato muito incompleta, especulativa e, principalmente, pouco divulgada e pouco aplicada até algum momento entre a Idade Média e o Século XIX.  Mas o avanço da pesquisa, do método e da aplicação científica chegaram a tal ponto que começou a ficar evidente uma desconfortável obsolescência do que até então era "verdade inquestionável" em muitas comunidades, e a tradição perdeu poder e credibilidade diante do surgimento de novas e melhores fontes de verdades, respostas e elementos confiáveis para as decisões cotidianas.

No entanto, ciência NÃO é religião e não serve de sustentação para ela.  E a religião serve não apenas para fornecer respostas concretas e imediatas para situações cotidianas (papel que até certo ponto foi tomado pela ciência, e que algumas tentam indevidamente tomar de volta) mas também para oferecer e complementar a sustentação emocional, antropológica e filosófica dos seus praticantes.  Religião tem um propósito, um plano de metas intrinsecamente ligado à sua comunidade, coisa que a ciência geralmente não tem nem tenta ter.  Por isso ainda há um lugar para a religião nos tempos atuais, mas não o mesmo lugar de antes, não mais como fonte incontestada de respostas fáceis e reconfortantes e de consensos pelo menos aparentes.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2008, 13:57:04 »
Objetivamente falando o que eu sei é que este cálculo foi feito com base na idade
dos patriarcas, o tempo em que viveram e as genealogias presentes na bíblia.

Há inclusive uma genealogia partindo de Adão e chegando em Jesus no NT ( na verdade são duas, e
conflitantes ), mas na verdade este cálculo já havia sido feito pelos hebreus há mais de 3000 anos.

Pelo calendário judaico, que conta os anos a partir do sexto dia da criação, a Terra ainda não completou
6000 anos. O judeus estão agora, se não me engano, no ano 5762 e a Terra teria sido criada em
7 de outubro de 3760 A.C., às 14:35 hs. Depois da sesta de Deus.

Não, tô brincando, a hora certa ninguém sabe. Mas a data é esta mesmo.

Para entender o calendário judaico consulte:

http://www.chabad.org.br/datas/calendario/sobre.htm

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2008, 14:07:16 »
No entando é óbvio que você e o Luis têm razão. Embora Adão ainda não seja hebreu, a Criação,
para o hebreu, é a criação que deu origem ao seu próprio povo. Que por ser o povo escolhido é
visto como a própria finalidade da criação. A religião judaica é, paradoxalmente para um povo
tão perseguido, uma religião que tem um componente racista desde seu surgimento, mas, pelos
motivos que o Luis expõe, isso é comum a todas as religiões primitivas.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2008, 22:22:47 »
Dantas sempre com uma visão tão lúcida, pena que tantos ateus e crentes não consigam raciocinar assim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2008, 22:49:12 »
Grato, Wolfischer.  Adaptei essa postagem e coloquei no meu blog.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x