Fiquei na dúvida se abria esse tópico na área de política ou aqui, na de história. Acho que história está mais relacionado.
Guardas do Muro de Berlim 'atiravam para matar'
Guardas de fronteira da Alemanha Oriental durante a Guerra Fria recebiam ordens explícitas para atirar para matar pessoas que tentavam fugir para o lado Ocidental, inclusive crianças, disse a administradora dos arquivos da polícia alemã oriental, Stasi.
Um documento recém-descoberto é a evidência mais concreta já encontrada de que o regime comunista tinha esse tipo de política, afirmou Marianne Birthler.
Isso contraria declarações de antigos líderes da Alemanha Oriental.
O documento, de sete páginas, datado de 1 de outubro de 1973, foi encontrado em um arquivo da cidade de Magdeburg.
"Não hesite em usar arma de fogo, inclusive quando a violação da fronteira envolver mulheres e crianças, de quem os traidores freqüentemente tomam proveito", diz o texto.
Oficialmente, as normas para o patrulhamento da fronteira diziam que o uso de armas deveria ser considerado "uma medida extrema".
Mas Birthler disse que o novo documento prova que o alto escalão do regime esperava que desertores fossem mortos.
Vários antigos guardas da fronteira foram julgados nos anos que se seguiram à queda do governo alemão oriental, em 1990, mas a maioria recebeu apenas sentenças suspensas.
Grupos de defesa das vítimas estimam que mais de 1,2 mil pessoas morreram tentando escapar da Alemanha Oriental para a parte Ocidental.
O Muro de Berlim foi construído em 1961.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2007/08/070812_alemanhastasi.shtml