Uma curiosidade: esse teste era de qual instituição? Você se recorda do desvio padrão do teste? Isso porque o número 156, por si só, não diz muito sem se informar o DP...
Não lembro que instituição ministrou o teste.
Ele foi encomendando pela empresa em que eu trabalhava, ela estava mudando de dono e o teste foi aplicado a todos os funcionários do mesmo setor, sendo feito na própria empresa e não na instituição.
Eu não sabia que existia um desvio padrão, só lembro que a melhor pontuação foi de um amigo meu, deu 164.
Eles aplicaram outros testes na mesma época, acho inclusive que fui demitido por conta de um deles.
Fiquei sabendo depois com uma amiga psicóloga que um dos testes que eu descrevi buscava apontar instabilidades mentais.
O negócio era interessante, tinha que completar alguns desenhos apresentados, um deles era apenas um quadrado preto, sendo que (segundo minha amiga) completar esse desenho criando um padrão xadrez é indicio de instabilidade.
Eu só sei que fiz a largada de uma corrida de formula 1, criando um faixa em padrão xadrez... eu não sobrevivi a mudança de donos na empresa, fui demitido no mês seguinte sem justa causa.
Como funciona esse desvio padrão?
Eu não levo a sério esse tipo de teste, o raciocínio lógico pode ser treinado e melhorado, além de que podemos aprender a lógica desses testes e assim inflar nossa pontuação nele.
Você marcou quantos pontos no teste que fez?