Autor Tópico: Testes de QI  (Lida 3700 vezes)

Narkus

• Visitante
Testes de QI
« Online: 14 de Agosto de 2007, 20:47:14 »
Faz um bom tempo que não fazia testes de QI, esses dias andei pesquisando e encontrei alguns...

Eu confesso que mesmo mantendo um piso de 130 (o que é considerado acima de média) em todos os testes, digo que por muitas vezes achei as questões ambíguas, mal formuladas, além de nunca fornecerem as explicações sobre a corretude de cada questão ao final.

Existem aqueles testes de inteligencia de conjunto, analogias etc... Mas por diversas vezes percebi a possibilidade de haver mais de uma resposta correta, sei lá.

Eu acho que deveriam disponibilizar as respostas ao final e explicando o "por quê" de cada resposta estar certa. Eu duvido que as pessoas que elaboram estes testes não estejam passíveis a cometerem falhas ao elaborar questões ambíguas.

Mas ae... Alguém tem alguma opinião mais formada a respeito dos testes de QI? Qual(is) os mais recomendados e confiáveis que existem atualmente? Há autores que já questionaram a eficácia destes testes para avaliar a inteligência humana? Alguém possui algum material que explique todos os resultados corretos de um teste de QI?

Narkus

• Visitante
Re: Testes de QI
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2007, 20:50:34 »
bah! Postei no fórum de ateísmo, era pra eu ter postado em ceticismo, desculpe.

Narkus

• Visitante
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2007, 20:25:16 »
E ae?
« Última modificação: 15 de Agosto de 2007, 20:47:10 por Narkus »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2007, 20:31:56 »
Eu vejo com muito ceticismo testes de QI, eles tem sua validade, mas é para certo tipos de análises, principalmente as lógicas. Teve um site que vi sobre o assunto e não gostei, os testes são voltados mais a capacidade matemática, ao raciocínio lógico. Com isso os demais tipos de inteligência não são avaliados.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Narkus

• Visitante
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2007, 20:46:07 »
Eu acho um exagero a própria nomenclatura do teste, como se abrangisse a inteligência de fato.

Ter raciocínio bom é ótimo, mas não corresponde à totalidade das faculdades intelectuais existentes.

Mas o meu questionamento está na própria elaboração destes testes... Os resultados corretos de cada questão não é fornecido e muito menos as explicações para o porquê de uma resposta ser esta ou aquela. Eu não duvido que haja ambiguidade em questões mais complexas.

Outra coisa que eu venho achando um absurdo são os "QI estimados" de pessoas já falecidas como Einsten, Leo da Vinci etc. Quem garante que estes "gênios" tinham tanta habilidade para se dar bem em testes de QI como os de agora apenas porque fizeram descobertas incríveis em seu tempo?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2007, 21:48:58 »
Citação de: Wikipédia
Segundo Jared Diamond, em seu livro "Armas, germes e aço", o resultado e a validade de testes de QI devem ser relativizados: segundo ele, qualquer ocidental teria certamente péssimos resultados em um teste de QI elaborado por aborígenes australianos, por exemplo. O leitor há de se perguntar por que um teste de inteligência deveria exigir algum tipo de cultura mínima, e se isso é realmente necessário, de que cultura está-se a falar. E como resposta óbvia, constatará que precisa de uma forma de comunicação, de um sistema de contagem e de operações aritméticas, que são alguns dos elementos culturais que enriquecem as possibilidades de articulação consistente de idéias apropriadas para fiéis representações dos fatos senscientes, para análises e sínteses, sem as quais não se pode atingir níveis mais elevados de compreensão.

Achei bem interessante essa crítica, tem muito dos aspectos culturais nos testes, daí a ambiquidade, mas com a parte matemática fica mais preciso. Mas mesmo assim ainda vejo muito limitado para outras inteligências.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2007, 01:29:51 »
Oba! Eu quero fazer o meu também! Alguém pode me passar o site de algum?
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2007, 16:06:50 »

2

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2007, 18:55:21 »
Esse aqui me pareceu interessante: http://www.cpsimoes.net/qi_testes.html
« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 20:11:45 por Adriano »

Offline Alexandre

• Nível 04
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2007, 19:00:38 »

2

Geralmente, os testes considerados oficiais, como Raven, são pagos e feitos sob supervisão profissional.
Mas dá para se divertir com este: http://teyang.vilabol.uol.com.br/inteligencia.html
"Como te atreves a perturbar o sagrado repouso do nada, para criares este mundo de angústia e de dôres?" --- Arthur Schopenhauer

"Não posso convencer-me de que um Deus benéfico e onipotente tenha criado as Ichneumonidae, com a intenção expressa de que estas buscassem o seu alimento no corpo vivo das lagartas." --- Charles Darwin

“Devemos questionar a lógica que afirma um Deus onipotente e onisciente, que criou um homem falível e o culpa por seus defeitos.” --- Gene Roddenberry

Offline Alexandre

• Nível 04
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2007, 19:31:15 »
Este também é interessante: http://mensa.org.br/pag.php?t=passatempos
"Como te atreves a perturbar o sagrado repouso do nada, para criares este mundo de angústia e de dôres?" --- Arthur Schopenhauer

"Não posso convencer-me de que um Deus benéfico e onipotente tenha criado as Ichneumonidae, com a intenção expressa de que estas buscassem o seu alimento no corpo vivo das lagartas." --- Charles Darwin

“Devemos questionar a lógica que afirma um Deus onipotente e onisciente, que criou um homem falível e o culpa por seus defeitos.” --- Gene Roddenberry

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
  • Love will tear us apart.
« Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2007, 02:26:59 »
Eu fiz o da mensa (não o do link, o verdadeiro), e gostei muito do que vi. Bem, bem, o teste vai tentar aferir sua capacidade de raciocínio lógico, que é apenas uma dentre as várias componentes da falada "inteligência" humana. Mesmo com as conhecidas limitações, eu considero o teste de QI uma boa ferramenta para acrescentar dados à base de auto-conhecimento de um indivíduo. Ah, e auto-conhecimento é, por sua vez, considerado uma componente da inteligência :)
Your GOD device is unspecified or not detected. Cannot sync. Faith panic.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Setembro de 2007, 22:53:52 »
Já fiz teste de QI uma vez e deu 156.
Acho uma abobrinha da grossa isso.
Da pra aprender a marcar pontos cada vez mais autos.

O teste está longe de apontar a "inteligência" da pessoa.
Ele no máximo aponta capacidade de raciocínio lógico, algo que pode ser treinado e aprimorado.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2007, 12:11:49 »

Ele no máximo aponta capacidade de raciocínio lógico, algo que pode ser treinado e aprimorado.

Uma curiosidade: esse teste era de qual instituição? Você se recorda do desvio padrão do teste? Isso porque o número 156, por si só, não diz muito sem se informar o DP...

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2007, 18:44:23 »
Uma curiosidade: esse teste era de qual instituição? Você se recorda do desvio padrão do teste? Isso porque o número 156, por si só, não diz muito sem se informar o DP...
Não lembro que instituição ministrou o teste.
Ele foi encomendando pela empresa em que eu trabalhava, ela estava mudando de dono e o teste foi aplicado a todos os funcionários do mesmo setor, sendo feito na própria empresa e não na instituição.
Eu não sabia que existia um desvio padrão, só lembro que a melhor pontuação foi de um amigo meu, deu 164.
Eles aplicaram outros testes na mesma época, acho inclusive que fui demitido por conta de um deles.
Fiquei sabendo depois com uma amiga psicóloga que um dos testes que eu descrevi buscava apontar instabilidades mentais.

O negócio era interessante, tinha que completar alguns desenhos apresentados, um deles era apenas um quadrado preto, sendo que (segundo minha amiga) completar esse desenho criando um padrão xadrez é indicio de instabilidade.
Eu só sei que fiz a largada de uma corrida de formula 1, criando um faixa em padrão xadrez... eu não sobrevivi a mudança de donos na empresa, fui demitido no mês seguinte sem justa causa.

Como funciona esse desvio padrão?
Eu não levo a sério esse tipo de teste, o raciocínio lógico pode ser treinado e melhorado, além de que podemos aprender a lógica desses testes e assim inflar nossa pontuação nele.
Você marcou quantos pontos no teste que fez?
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Setembro de 2007, 20:02:09 »
Não lembro que instituição ministrou o teste.
Ele foi encomendando pela empresa em que eu trabalhava, ela estava mudando de dono e o teste foi aplicado a todos os funcionários do mesmo setor, sendo feito na própria empresa e não na instituição.
Eu não sabia que existia um desvio padrão, só lembro que a melhor pontuação foi de um amigo meu, deu 164.
Eles aplicaram outros testes na mesma época, acho inclusive que fui demitido por conta de um deles.
Fiquei sabendo depois com uma amiga psicóloga que um dos testes que eu descrevi buscava apontar instabilidades mentais.

O negócio era interessante, tinha que completar alguns desenhos apresentados, um deles era apenas um quadrado preto, sendo que (segundo minha amiga) completar esse desenho criando um padrão xadrez é indicio de instabilidade.
Eu só sei que fiz a largada de uma corrida de formula 1, criando um faixa em padrão xadrez... eu não sobrevivi a mudança de donos na empresa, fui demitido no mês seguinte sem justa causa.

Como funciona esse desvio padrão?
Eu não levo a sério esse tipo de teste, o raciocínio lógico pode ser treinado e melhorado, além de que podemos aprender a lógica desses testes e assim inflar nossa pontuação nele.
Você marcou quantos pontos no teste que fez?

Testes de QI são, normalmente, projetados para se enquadrarem sob o que se  chama, em estatística, de distribuição normal. A distribuição normal é amplamente aceita na comunidade científica como um modelo estatístico para a "inteligência" (ou pelo menos para certas componentes dela, mas não vou entrar no mérito). Dessa forma, espera-se que um teste de QI apresente dois parâmetros: a média, que, em geral, é 100, e o desvio padrão, que costuma ser 16 ou 24. No gráfico, a média é a localização do ápice da distribuição, enquanto o desvio padrão é a escala. Dizer um ponto de uma distribuição normal (resultado de um teste de QI) sem esclarecer os parâmetros é como dizer "a distância entre Manaus e Belo Horizonte é de 100 centímetros nesse mapa" sem dar a escala. A informação passada não adiantará muito. Uma maneira melhor de dar o resultado é em termos porcentuais, como faz a MENSA, por exemplo. Assim, um dado resultado seria: "Seu resultado está exatamente acima do resultado de 80% da população". Com essa informação, você pode converter o resultado para qualquer parametrização da distribuição normal, ou seja, pode comparar valores.

Maiores detalhes em:
http://www.mensa.org.br/pag.php?t=faq
http://en.wikipedia.org/wiki/Gaussian_distribution
http://en.wikipedia.org/wiki/IQ_test

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Setembro de 2007, 20:14:19 »
Ah, com relação à capacidade de aumentar seu poder de raciocínio lógico, bem, é possível, claro. Mas não vá esperando mudanças significativas após o ingresso na fase adulta :)

<vodka f***king people mode on>
As mudanças mais fáceis são para baixo...
<vodka f***king people mode off>

Offline Didi

• Nível 02
  • *
  • ...
    • Análise Cética
« Resposta #17 Online: 08 de Setembro de 2007, 23:11:44 »
Já fiz um teste de QI que era mais difícil do que o ENEM  :lol:

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #18 Online: 09 de Setembro de 2007, 02:12:51 »

Ainda bem que na minha empresa não fizeram esse teste: eu desenhei um tabuleiro.
Ah sim, fiz esse teste em outro lugar.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Setembro de 2007, 03:28:07 »
sem esclarecer os parâmetros é como dizer "a distância entre Manaus e Belo Horizonte é de 100 centímetros nesse mapa" sem dar a escala. A informação passada não adiantará muito. Uma maneira melhor de dar o resultado é em termos porcentuais, como faz a MENSA, por exemplo. Assim, um dado resultado seria: "Seu resultado está exatamente acima do resultado de 80% da população". Com essa informação, você pode converter o resultado para qualquer parametrização da distribuição normal, ou seja, pode comparar valores.
Entendi.
Ninguém levou isso em conta lá na empresa, só ficamos comparando os resultados uns dos outros feito bobos.
A média eu me lembro de comentários, era 100 mesmo, mas ninguém se quer citou esse tal desvio padrão .
Ou seja, o teste de QI que eu fiz, não me serve pra nada...  :olheira: :no:
Também, não tenho interesse em fazer outro, jamais pagaria pra fazer um.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Setembro de 2007, 03:31:06 »
Ainda bem que na minha empresa não fizeram esse teste: eu desenhei um tabuleiro.
Ah sim, fiz esse teste em outro lugar.
Sacanagem esses testes...
O bom é saber o significado de cada um pra não cair nesse erro mais.
Agora já sabemos, o ideal é usar o quadrado como um tapa olho e desenhar um pirata sem nada xadrez.
O nome pode ser "o pirata feliz"... Assim enganamos eles. :histeria:
Fala sério... acho muito estúpido demitir alguém com base nesse tipo de teste.
Eu já trabalhava lá a uns 9 ou 10 meses e sem reclamações, modéstia a parte era um bom funcionário.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2007, 03:41:19 por NadaSei »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!