ateísmo também é religião
Porque acredita na negação de Deus. Sacou.
Parece que a ideia primordial do tópico é:
1- Se sendo X acredita-se em Y, então X é religião
2- No ateísmo acredita-se na negação de Deus (seja lá o que isso significa...)
3- Logo, o ateísmo é religião
Isto está cheio de problemas. Nós acreditamos numa imensidão de coisas, mas isso não implica uma religião. Então a ciência, a filosofia e o senso-comum são religiões. Acreditar que deixar de comer leva à morte seria uma religião. Acreditar que a fada-dos-dentes não existe seria uma religião. Portanto, é um absurdo.
A "negação de Deus" pode dar a entender que se opõe a Deus (tal como "não acreditar em Deus" pode ser entendido como "não confiar em Deus"). Mas se acredito que Deus não existe, não confiá-lo ou opô-lo não faz sentido.
Pra ser ateu de verdade não pode existir regras, certo?
Se as regras de disciplina dos ateus coincidem com elementos morais, então ele é apenas um princío lógico, certo?
Existem definições mais estritas e mais latas para o termo "ateu". Pode significar alguém que não acredite que exista algum Deus teísta (é o oposto de teísmo), até alguém que não acredita na existência de qualquer divindade. Também pode significar alguém que não adopta uma divindade considerada a verdadeira.
Supondo que o termo é usado no seu sentido mais lato, apenas implica que não se acredita que qualquer divindade exista. É irrelevante se gostava que existisse alguma ou que não existisse, se acha impossível saber se existe ou não, se é bom ou mau, relativista, dogmático, céptico ou perspectivista, filantropo, ladrão, moralista, pragmático, utilitário, gordo ou magro, alto ou baixo, inteligente ou estúpido, alegre ou triste, rebelde, anárquico, estoico, deontológico, obediente, desobediente, comunista, capitalista, lógico, ilógico, racional, irracional, cienticista, religioso, budista, jainista, heterossexual, homossexual, bissexual, metrossexual, sexy, repugnante, materialista, espiritual, ...