Autor Tópico: FHC: "NO BRASIL, TUDO FRACASSOU"  (Lida 1627 vezes)

Offline Vincent

• Nível 07
  • *
  • Anything you want! $ Your soul!
FHC: "NO BRASIL, TUDO FRACASSOU"
« Online: 16 de Agosto de 2007, 00:53:14 »
FHC: "NO BRASIL, TUDO FRACASSOU"

Atualizada às 18h13 desta terça-feira, dia 14

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 611

. Reproduzimos a seguir alguns trechos da reportagem de João Moreira Salles sobre e com Fernando Henrique Cardoso, publicada na revista Piauí de agosto.

. O Conversa Afiada considera estarrecedoras algumas das declarações desse ex-presidente do Brasil.

. E encaminhou essas declarações ao presidente do PSDB, a dois candidatos do PSDB à Presidência da República (José Serra e Aécio Neves), a um ex-candidato do PSDB à Presidência (Geraldo Alckmin) e às lideranças do PSDB na Câmara e no Senado com a seguinte pergunta: o senhor concorda com essas afirmações do Presidente de Honra de seu partido, e que se diz “a única oposição” ?

Veja os melhores momentos de FHC, o Farol de Alexandria na Piauí:

“Que ninguém se engane: o Brasil é isso mesmo que está aí. A saúde melhorou, a educação melhorou e aos poucos a infra-estrutura se acertará. Mas não vai haver nenhum espetáculo de crescimento, nada que se compare à China ou à Índia. Continuaremos nessa falta de entusiasmo, nesse desânimo.”

“Quais são as instituições que dão coesão à sociedade ? Família, religião, partido, escola. No Brasil, tudo isso fracassou.”

“No meu governo universalizamos o acesso à escola, mas para quê ? O que se ensina ali é um desastre.”

“A única coisa que organiza o Brasil hoje é o mercado. E isso é um desastre.”

“A parada de 7 de setembro é uma palhaçada.”

“Parada militar no Brasil é pobre pra burro. Brasileiro não sabe marchar. Eles sambam ... A cada bandeira de regimento a gente tinha que levantar, era um senta levanta infindável. Em setembro venta muito em Brasília e o cabelo fica ao contrário.”

“Os americanos têm os founding fathers ... A França tem os ideais da Revolução. Eu disse para os homens de imaginação, para o Nizan Guanaes: olha, a imaginação do povo é igual à estrutura do mito do Lévi-Strauss, ou seja, é binária: existem o bem e o mal. Eu fui eleito Presidente da República porque fiz o bem – no caso, o real. O real já está aí, eu disse. Chega uma hora em que a força dele acaba. O que vamos oferecer no lugar ? Ninguém soube me dar essa resposta. Eu também não soube encontrá-la.”

“Essa coisa de ser brasileiro é quase uma obrigação.”

“O problema do Brasil não é nem o esfacelamento do Estado. É algo anterior: é a falta de cultura cívica.”

“Como eu ia dizendo, é bom ser brasileiro: ninguém dá bola.”

(Ao sobrevoar Little Rock, no Arkansas, terra de Bill Clinton) “Parece o Mato Grosso ...” disse com um muxoxo.

(No aeroporto, ao sair da sala de espera dos viajantes de classe “econômica” e se dirigir para a sala reservada aos da classe “executiva”) “E eu sofrendo no meio do povo à toa.”

“Não acredito que o Lula tenha práticas de enriquecimento pessoal... O que há é que ele é um pouco leniente.”

“Já o Lula é o Macunaíma, o brasileiro sem caráter, que se acomoda.”

“O que houve não foi uma ruptura epistemológica no meu projeto intelectual, mas uma ruptura ontológica do mundo... No final da década de 80, não estávamos mais enfrentando teorias, mas a realidade. Olhamos o que existia e estava tudo em pedaços. Estávamos falidos. Fomos forçados a privatizar, não havia outro jeito.”

“Sou mesmo a única oposição, mas estou me lixando para o que o Lula faz. O problema é a continuidade do que foi feito.”

“ ... no Governo Sarney. Foi quando começou o loteamento dos cargos ... Com o PMDB, o que se loteou foi a máquina do Estado: ministérios, hospitais, todo tipo de órgão, até o mais insignificante, tudo. O Estado desapareceu, virou  patrimônio dos políticos.”

. (Num discurso no Clube de Madri, de ex-presidentes) Passa então a rechear sua fala com a “coesão mecânica” e a “coesão orgânica de Durkheim (mais tarde no táxi: “é o bê-á-bá da sociologia. Olhei em volta, vi que não tinha nenhum sociólogo e mandei ver.”).

“Fiquei cliente do Harry Walker, o mesmo agente do Clinton. Em média me oferecem 40 mil dólares (por palestra); ele fica com 20%... Em Praga, uma vez, como éramos um grupo de palestrantes, não cheguei a falar nem vinte minutos – pagaram 60 mil dólares. O Clinton chega a ganhar 150 mil.”

“Em restaurantes em Buenos Aires sou aplaudido quando entro. É que eu traí os interesses da pátria, então eles me adoram.”! A neta Julia, de 18 anos, balança a cabeça: “Como é que ele diz essas barbaridades ...”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: FHC: "NO BRASIL, TUDO FRACASSOU"
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2007, 01:00:39 »
“Em restaurantes em Buenos Aires sou aplaudido quando entro. É que eu traí os interesses da pátria, então eles me adoram.”! A neta Julia, de 18 anos, balança a cabeça: “Como é que ele diz essas barbaridades ...”
de fato, como é que diz... alguém, tipo o petralha henrique amorim, pode não entender sarcasmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2007, 01:44:50 »
A maioria das coisas que o ex-presidente fez está certa! Macha da independencia, é cheia de mulheres rebolando de bunda de fora! Que palhaçada!(Pelo menos aqui!). O brasileiro tinha que ser mais patriota, só sabe reclamar e não faz nada para mudar!
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Vincent

• Nível 07
  • *
  • Anything you want! $ Your soul!
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2007, 01:50:58 »
de fato, como é que diz... alguém, tipo o petralha henrique amorim, pode não entender sarcasmo.

Talvez entenda... mas é mais interessante vender a polêmica.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2007, 02:56:40 »
Paulo Henrique é um dos maiores imbecís que já vi na vida.

“O problema do Brasil não é nem o esfacelamento do Estado. É algo anterior: é a falta de cultura cívica.”
Clap. Clap.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2007, 12:14:43 »
Pior q ele tem razão em tudo oq foi dito...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2007, 12:15:05 »
“Que ninguém se engane: o Brasil é isso mesmo que está aí. A saúde melhorou, a educação melhorou e aos poucos a infra-estrutura se acertará. Mas não vai haver nenhum espetáculo de crescimento, nada que se compare à China ou à Índia. Continuaremos nessa falta de entusiasmo, nesse desânimo.”

Gostaria de ser assim, tão otimista.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2007, 12:56:29 »
eu compactuo dessa visão, spit, da do fhc. muita coisa de fato melhorou. índice gini, saúde, saneamento, e mesmo a infra-estrutura está no rumo; fala-se em conceder grandes estradas como a fernão dias, já se privatizou os terminais de alguns portos, a coisa vai indo. mas é bem assim, devagar, bem devagar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2007, 17:08:54 »
Concordo com algumas coisas que ele disse, mas o trecho abaixo é de doer:
Citação de: FHC
“O que houve não foi uma ruptura epistemológica no meu projeto intelectual, mas uma ruptura ontológica do mundo... No final da década de 80, não estávamos mais enfrentando teorias, mas a realidade. Olhamos o que existia e estava tudo em pedaços. Estávamos falidos. Fomos forçados a privatizar, não havia outro jeito.”
Traducao: "Eu nao parei de acreditar nas minhas idéias antigas. Elas apenas estavam erradas."
Porque será que os políticos e muitos intelectuais têm uma dificuldade tao grande de assumir (publicamente) quando estao errados?
Aviso: pergunta retórica.

Também fica a dúvida: se o Estado estava falido, e se isso justificou as privatizacoes, porque ainda pagamos impostos tao elevados enquanto
os servicos de responsabilidade do Estado continuam tao ruins?
Dessa vez nao é uma pergunta retórica, mas tenho minhas suspeitas quanto aos culpados (corrupcao, excesso de funcionários públicos, ineficiencia, etc.)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2007, 19:42:22 »
o que mais consome dinheiro público é manuntenção da máquina estatal. e isso por causa de pensão, de excesso de servidores, ineficiência e corrupção, tudo isso que você falou.
esta era uma preocupação do governo fhc, embora não tenha sido posta tão em prática. quando o governo lula entrou, falar em enxugar o estado parece piada. vejamos o que vem de presente pra nós em 2010, vejamos...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2007, 19:50:50 »
o que mais consome dinheiro público é manuntenção da máquina estatal. e isso por causa de pensão, de excesso de servidores, ineficiência e corrupção, tudo isso que você falou.
Que nada, vivemos em um "estado raquítico"...

14/08/2007 (23:32)
Pochmann assume Ipea criticando "Estado raquítico" e “falso otimismo”

O economista gaúcho Márcio Pochmann tomou posse, na tarde de hoje (14), da presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em substituição a Luiz Henrique Proença Soares. Em seu discurso, criticou a falta de aparelhamento da máquina pública. “Temos um Estado raquítico”, afirmou. Segundo ele, os funcionários públicos representam 8% dos trabalhadores brasileiros. “Em 1980 era 12%. Nos países desenvolvidos varia de 18%, nos Estados Unidos, a 40%, nas nações escandinavas”.
[...]
http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=779507

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Agosto de 2007, 22:30:18 »
e pensar que há alguns meses eu reclamei que a sealopra estava aparelhando o ipea, que sempre foi um instituto autônomo. xá pra lá, eles se aparelham sozinhos.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 17 de Agosto de 2007, 18:59:26 »
Que nada, vivemos em um "estado raquítico"...
Vi esse termo estado raquítico num texto sobre Nozick, ao considerar que nosso estado segue os princípios do liberalismo negativo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Lucato

• Nível 07
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Agosto de 2007, 11:49:28 »
Por isso que eu gosto do Paulo Henrique.

Ele pode não estar certo em tudo, pode ser passional demais, mas é um contraponto lúcido à Vejas, Estadões, Folhas e Globos, que são lixo.
Lucato

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2007, 02:22:12 »
er. um contraponto lúcido, sim.
tipo;

Sensacional, uma nova etnia acaba de ser descoberta no Brasil (como somos politicamente corretos, vamos evitar o uso da palavra raça). Vejam só, quentinho do site do Paulo Henrique Amorim:

O presidente da Philips do Brasil, Paulo Zottolo, um dos líderes do movimento “Cansei”, disse ao jornal Valor: "Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado".
Diante dessa manifestação explícita de racismo, o Conversa Afiada acaba de encaminhar o seguinte e-mail à Presidência da Philips mundial: "Does Philips consider itself a blatant racist corporation ?"

O que o Amorim não conta é que estudos de etno-antropologia conduzidos por equipes franco-canadenses mostraram que há grandes chances de que a etnia piauí descenda diretamente das capivaras, o que explica o nome do famoso parque com artefatos pré-históricos e pinturas rupestres
http://atorredemarfim.apostos.com/

hehe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!