Autor Tópico: plantações indoor  (Lida 595 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
plantações indoor
« Online: 16 de Agosto de 2007, 23:29:00 »
. . .
bom, cá estava eu pensando com meus botões. quando se fala do crescimento populacional e se expressa preocupação a respeito da sustentabilidade, de poder alimentar toda essa gente, não tarda e aparece alguém a gritar seu-neo-malthusiano!  ser neo-malthusiano é ruim pois, como se pode ver, malthus estava errado. demos um jeitinho de desenvolver novas técnicas. que a história se repita, no entanto, é crença de tolos, daí o meu espanto em que o xingamento de neo-malthusianismo ainda não seja visto como falácia. podemos e não podemos alimentar toda essa gente (e pra hipótese de não podermos estou desconsiderando a estabilização populacional prevista pra 2050).
de qualquer forma, todos os avanços a que chegamos foram no sentido de cultivar mais em uma menor área. mas isso tem um limite. não se pode cultivar infinitas plantas em determinada área, e a esse limite, me parece, já estamos próximos de chegar, como podem demonstrar áreas em que o plantio de cana é avançado. simplesmente não cabe mais cana no metro quadrado.  então é esta a hipótese de que falo, de o crescimento populacional sair do controle e de haver expansão dos biocombustíveis(novo elemento na equação). eventualmente podemos chegar ao limite de eficiência por metro quadrado, o que só nos deixará duas opções; plantar no mar em barcões (ehehe) ou então plantar indoor em vários e vários andares.

a segunda não sei se é possível e queria saber, porque é uma resposta que até responde minhas dúvidas quanto a uma comunidade autosustentável em, sei lá, marte ou na lua. de que 'componentes' presentes na luz exatamente as plantas precisam pra crescer? lâmpadas fluorescentes já servem ou seria preciso algum tipo de gerador de infravermelho ou sei lá o quê?

« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 23:31:38 por rodion »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Marcon

• Visitante
Re: plantações indoor
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2007, 00:10:54 »
vish que viagem! :lol: bom, já te respondendo a pergunta, as plantas precisam de temperatura adequada, luminosidade para realização da fotossíntese, solo (ou não no caso de plantas cultivada por hidroponia), nutrientes (npk e micro) e lógico água! agora não entendi o que você quiz dizer com componentes da luz...

e quanto a quantidade de terra disponível, nossa... pode ter certeza que é muita! ainda no brasil existe muita terra útil para agricultura que não foram ainda exploradas... e muitas terras que são utilizada para pasto, principalmente no centro-oeste do brasil! mas agora falando em termos mundial, só pode expressar um pouco disso que você falou lá para o japão e/ou china com índice populacional elevadíssimo, que eles planta até em serras com declividade elevada.

bom espero ter respondido até mais ou menos, estou com um pouco de pressa por que amanhã cedo to indo viajar, mas depois eu volto aqui novamente.

abraços.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2007, 00:20:00 »
No Japão se planta alguns hortaliças em ambiente indoor... industrialmente, em múltiplos andares.

Algumas dicas:

Já ouvi falar em casos onde até maconha é planatada indoor, dentro de roupeiros, com umidade e temperatura controlada.  :o

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2007, 00:48:52 »
da maconha eu já ouvi falar, mas não sabia se era com todas. a dúvida é se a luz comum, amarela, ou mesmo a econômica, bastam pra alimentar a necessidade de energia luminosa das plantas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2007, 09:40:39 »
Verdade, sempre tive dúvida quanto a luz de lâmpadas servirem a plantas...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2007, 20:17:29 »
Não sei... mas a questão parece ser mais de potência luminosa (lumens por metro quadrado) do que de espectro de onda luminosa.   :wink:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!