Autor Tópico: Vida de Plasma ?  (Lida 1078 vezes)

APODman

• Visitante
Vida de Plasma ?
« Online: 17 de Agosto de 2007, 16:09:58 »
A série Star Trek ( 1a geração ) já havia abordado tal possibilidade no episódio "Metamorphosis". Neste episódio existe uma entidade que era uma nuvem de plasma amarelada, o "Companion":

Na verdade esta idéia já era levada em consideração porém não da forma como exposta no artigo abaixo.

Gases Quentes no Espaço Mimetizam a Vida

Novas simulações de computador demonstram que partículas eletricamente carregadas de poeira interestelar organizam-se em duplas helices ,como as de DNA, e apresentam propriedades normalmente atribuidas a sistemas vivos como evolução e reprodução.

Mas os cientistas estão hesitantes em chamr esta dança de partículas de “vivas” e ao invés disto apontam que este pode ser mai um exemplo de como é difícil definir “vida”.

Vida de Plasma

O modelo computadorizado detalhado na edição de 14 de agosto do New Journal of Physics, mostra o que ocorre a partículas microsópicas de partículas poeira quano são injetadas em plasma.

Plasma é o quarto estado da materia além dos sólidos, líquidos e gases. Apesar de que pouco familiar a maioria das pessoas, o plasma é a fase mais comum da matéria no Universo. Ele está em todo lugar: Estrelas são bolas luminosas de plasma, e plasma difuso permeia o espaço entre as estrelas. O Plasma forma-se quando torna-se tão quente que os eletróns são arrancados do núcleo, deixando para trás uma sopa de partículas.

Estudos passados na Terra mostraram que partículas suficientes são injetadas em um plasma de baixa temperature, elas espontâneamente organizam-se em estruturas similares as cristalinas.

As novas simulações de computador sugerem que em ambientes de baixa gravidade no espaço as partículas de plasma agrupam-se para formar filamentos que então enrolam-se em formatos de saca-rolhas. O formato helicoidal lembra o DNA, são eletricamente carregados e atraem-se uns aos outros.

As partículas de plasma modeladas por computador  podem tb dividir-se para formar duas cópias da estrutura original e mesmo “evoluir” em estruturas mais estáveis que são melhores adaptadas para sobreviver no plasma.
"Estas estruturas de plasma complexas e auto organizadas exibem todas as propriedades necessaries para qualifica-las como candidatas para matéria viva inorgânica”, disse V.N. Tsytovich da Russian Academy of Science, membro da equipe de pesquisa.

Está vivo ?

De toda forma, o colega de equipe de Tsytovich's, Gregor Morfill, do Max Planck Institute for Extraterrestrial Physics em Garching, Germany, é hesitante em chamar a partículas de plasma de “vivas”.
"Talvez esta seja uma questão de cultura," Morfill disse por telephone. "Eu exito em chamr isto de vida. A razão do pq publicamos este paper não é pq nós queremos sugerir que isto pode evoluir em vida, mas pq queremos iniciar a discussão: mais uma vez o qu exatamente nós entendemos por vida.”

Seth Shostak, um astrônomo senior do SETI Institute em Mountain View, California, tb é cauteloso em chamr estas partículas de vivas. "O fato é, nós não temos uma boa definição do que a “vida” é," Shostak disse a SPACE.com.

Shostak pontua que  enquanto a maioria dos textos de biologia incluem como requerimento para vida a habilidade de metabolizar e produzir, é fácil pensar em coisas que quebram estas regras. O fogo por exemplo, reproduz-se e metabolize, mas a maioira das pessoas não dizem que ele está vivo; e mulas, que são claramente seres vivos, não podem se reproduzir.

"Nós continuamos tropeçando em significados do que é vivo, e isto significa que há uma terra-do-nunca que reside entre o vivo e o que está meramente reagindo,” diz Shostak.
Se partículas podem ser consideradas vivas, Shostak disse, isto pode it would completely destruir outras assepções comuns sobre a vida.

"Nós sempre assumimos que a vida é um fenômeno planetário. Somente em planetas vc teria o ambiente líquido necessário para a química da vida," ele disse."Assim se nós pudermos ter vida nos gases quentes de uma estrela, ou no quente gás interestelar que permeia o espaço entre as estrelas, bem, não somente pode ser “a vida como não conhecemos” mas tb pode ser o tipo mais comum de vida."

fonte: http://www.space.com/scienceastronomy/070814_plasma_life.html

Em seu paper os autores o concluem da seguinte forma:

Nossa análise mostra que se as estruturas helicoidais de poeira são formadas no espaço, elas terão bifurcações como marcadores de memória ( nota minha: genes ? ) e duplicam-se e elas revelam uma rápida taxa de evolução para competir por “alimento” (fluxos de plasma ao redor ). Estas estruturas possuem todas as características necessarias para formar “vida inorgânica”. Isto deveria ser levado em consideração por programas similares ao SETI  não somente em observações astrofísicas mas tb para formulação de novos experimentos laboratoriais , incluindo aquels na ISS ( Estação Espacial Internacional  ) . No caso de sucesso deste program de pesquisas nós estariamos frente a possibilidade de resolver a baixa taxa de evolução de vida orgânica pela investigação da possibilidade que a vida inorgânica “inventa” a vida orgânica.

Fonte ( o paper completo, free): http://www.iop.org/EJ/article/1367-2630/9/8/263/njp7_8_263.html

Ou será que esta proposta é algo que recai no que a Suy costuma dizer: "Isto é muito Asimov para minha cabeça"   :)

[]´s
« Última modificação: 17 de Agosto de 2007, 16:12:30 por APODman »

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Vida de Plasma ?
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2007, 16:33:37 »
A possibilidade de vida de ectoplasma já foi estudada e comprovada no século XIX, pelo menos... ::)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2007, 16:43:31 »
"matéria viva inorgânica". ehhe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2007, 19:35:15 »
Sempre riram de mim quando eu falava em nebulosas vivas e inteligentes, ou seres vivos como os Calamarain [1]. Saber que a ciência atual considera isso até possível será minha vingança. :D

[1] Star Trek TNG - Déjà Q.
http://en.wikipedia.org/wiki/Calamarain
http://en.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9j%C3%A0_Q

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2007, 19:44:16 »
Será que aqui perto não existiria uma forma de vida inorgânica? Quais as implicações disso pra a Biologia?
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2007, 19:49:54 »
Ora, há pouco não se sabia da existência de príons! Incrível! Agora nuvens estelares "vivas"!?
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2007, 21:47:51 »
Eu acho que existe um tabu desnecessário em relação à definir o que é vida.  Acho que a melhor definição seria: "Se uma estrutura possui um 'corpo' que a distingue do ambiente e foi produzida por meio de reprodução e seleção natural, OU se tem o potencial de se reproduzir e gerar cópias com eventuais mutações, então está vivo." Assim, a mula seria viva por ter sido gerada por reprodução e seleção natural (embora não possa se reproduzir) e o fogo não é vivo porque não possui um corpo e nem é sugeito à seleção natural.

Por isso eu acho que estas coisas deveriam sim ser consideradas formas de vida. Eu também não consigo entender porque é que os vírus não são considerados formas de vida pelos biólogos.

Achei esta notícia incrível. Isso poderia então significar que o nosso Sol deve ter um monte destas criaturas dentro dele. Será que elas não poderiam formar ecossistemas dentro de estrelas como o nosso Sol?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!