Autor Tópico: Menino que foi mascote da SS nazista era judeu  (Lida 1399 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Menino que foi mascote da SS nazista era judeu
« Online: 21 de Agosto de 2007, 14:50:36 »
Mais uma notícia relacionada a história

Menino que foi mascote da SS nazista era judeu, revela livro

Um menino judeu que teve toda a família morta durante a Segunda Guerra Mundial acabou sendo adotado pela SS nazista e, segundo ele, se tornou “mascote” do grupo.
Alex Kurzem se mudou para a Austrália em 1949 e guardou por décadas os segredos do passado, agora revelados no livro "O Mascote".

"Eles me deram um uniforme, uma pequena arma e uma pequena pistola", Alex disse à BBC.

"Eles me pediam para fazer pequenos trabalhos - engraxar sapatos, trazer água ou acender a lareira. Mas meu principal trabalho era entreter os soldados. Fazê-los um pouco mais felizes."

Memórias dolorosas

Em 20 de outubro de 1941, a vila onde Alex morava com a família na Bielorússia foi invadida pelo Exército alemão.

O menino de cerca de cinco anos viu todos os homens do local sendo enfileirados e executados. Entre os mortos, estava seu pai.

"Eu não queria morrer, então no meio da noite eu tentei escapar. Dei um beijo na minha mãe e corri para as colinas ao redor da vila."

Naquele dia, sua mãe, seu irmão e sua irmã foram mortos. Alex ficou escondido na floresta, tentando não fazer nenhum barulho. Depois que os tiros pararam, ele tentou buscar ajuda.

"Eu batia nas portas das pessoas e eles me davam pedaços de pão, mas me diziam para ir embora. Ninguém me acolheu", disse Alex.

Depois de nove meses na floresta, um homem o entregou à polícia local, que mais tarde foi incorporada à SS nazista. Naquele mesmo dia, pessoas estavam sendo enfileiradas para execução e Alex pensou que ele também morreria.

Identidade falsa

"Havia um soldado perto de mim e eu perguntei: 'Antes de você me matar, poderia me dar um pedaço de pão?' Ele me olhou e me levou para trás do prédio da escola. Me examinou com cuidado e viu que eu era judeu. 'Isso não é bom', ele disse."

"Olha, eu não quero te matar. Mas se eu te deixar aqui, você vai morrer", disse o soldado. "Vou te levar comigo, te dar um novo nome e dizer ao outros soldados que você é um órfão russo."

Até hoje, Alex Kurzem não sabe por que o sargento Jekabs Kulis ficou com pena dele, mas ele acredita que sua aparência ariana foi importante.

A partir daquele momento, Alex se tornou um símbolo do nazismo e aparecia em filmes da época como "o nazista mais jovem do Reich".

Ele viu de perto de combates na frente russa e foi até usado pela SS para atrair judeus para sua morte. Do lado de fora dos trens que levavam as vítimas para os campos de concentração, Alex distribuía barras de chocolates.

Em 1944, quando os nazistas estavam perto da derrota, Alex foi entregue a uma família da Letônia. Cinco anos depois, ele conseguiu chegar à Austrália e decidiu manter seu passado em segredo. Nem mesmo sua esposa australiana, Patricia, sabia do que ele tinha passado.

"Quando eu deixei a Europa, eu disse: 'Esqueça o passado'. Você está indo para um novo país e uma nova vida", explicou Alex.

"Eu dizia para as pessoas que tinha perdido meus pais na guerra, mas não entrava em detalhes."

Em 1997, Alex Kurzem decidiu revelar o segredo para sua família e começou uma jornada para descobrir mais sobre seu passado com o filho, Mark.

Depois de visitarem a vila onde ele nasceu, eles descobriram que seu nome verdadeiro era Ilya Galperin e recuperaram um filme no arquivo da Letônia em que Alex aparecia com uniforme completo da SS.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/08/070821_mascotenazista_is.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Menino que foi mascote da SS nazista era judeu
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2007, 15:14:23 »
Vai virar filme.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Menino mascote de nazistas, era judeu!
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:15:24 »
É surpreendente a capacidade do ser humano de ultrapassar certos desafios que a vida lhe impõe!!
Este senhor é uma prova disso!
  :ok:

« Última modificação: 23 de Agosto de 2007, 00:08:04 por El Chiquito »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2007, 11:33:33 »
Se vc quer sobreviver, sim. mas pense que de cada 10 mil que tentarm , um conseguiu. Que nem 'O Pianista'.

O que acho terrível é a capacidade mórbida que temos de nos divertir com o sofrimento alheio. Virar 'mascote' para sobreviver... (aliás, como tantos outros aleijados e anões na Idade Média, e por aí vai).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2007, 19:22:52 »
Citação de: JCatino
Se vc quer sobreviver, sim. mas pense que de cada 10 mil que tentarm , um conseguiu. Que nem 'O Pianista'.

Isso só quer dizer que você é um cara sortudo com força.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2007, 23:04:20 »

O que acho terrível é a capacidade mórbida que temos de nos divertir com o sofrimento alheio. Virar 'mascote' para sobreviver... (aliás, como tantos outros aleijados e anões na Idade Média, e por aí vai).
[/quote]

Eu não vejo por esse ponto de vista.

Eu leio muito sobre essas histórias da Segunda Guerra, se de certo modo isso mostrou o pior da raça humana, tb mostrou que certas pessoas  se colocaram de lado para sobreviver a todo custo ou para ajudar a outras pessoas que tentavam sobreviver.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!