Google Sky permite explorar o espaço e observar planetas e estrelasLondres - O acervo de imagens capturadas em diversos observatórios cobre 100 milhões de estrelas e 200 milhões de galáxias, segundo o Google.O Google adicionou um novo recurso ao Google Earth chamado Sky, que permite explorar o espaço e ver as estrelas a partir de determinados pontos da Terra.
Com a nova função, os usuários podem usar o Google para observar maravilhas astronômicas como a Nebulosa do Caranguejo (Crab Nebula), os restos em expansão de uma supernova que fica a 6,3 mil anos-luz da Terra.
Marcas nas fotos das estrelas puxam textos explicativos da enciclopédia online Wikipedia. Sobreposições mostram constelações inteiras, como a de Leão, ilustram as fases da Lua e mostram como os planetas visíveis da Terra orbitam ao longo de dois meses.
O acervo de imagens cobre 100 milhões de estrelas e 200 milhões de galáxias, segundo o Google. Embora muitas das imagens já estejam disponíveis online, o Google quer torná-las mais acessíveis pelo Google Earth, até então focado em imagens de satélite da Terra. O projeto saiu da área de engenharia do Google em Pittsburgh, Pensilvânia.
“Aproxime-se de galáxias a milhões de anos-luz de distância, explore constelações, veja os planetas em movimento, testemunhe supernovas; é como ter uma telescópio virtual gigante sob o seu comando - seu planetário pessoal”, escreveu Lior Ron, gerente de produtos do Google, no blog do time de Google Earth e Google Maps.
O Google Sky usa imagens em alta resolução de diversos observatórios espaciais, incluindo o Space Telescope Science Institute, o Sloan Digital Sky Survey, o Digital Sky Survey Consortium, o Palomar Observatory (da CalTech), o Astronomy Technology Center, no Reino Unido, o Anglo-Australian Observatory, além do telescópio espacial Hubble, da NASA.
Para usar o serviço, é preciso fazer um novo download do Google Earth. O software é gratuito para usuários individuais, mas tem uma versão paga, o Earth Enterprise, que permite às empresas anexar suas próprias informações às imagens de satélite e guardar as informações no seu próprio servidor.
http://idgnow.uol.com.br/internet/2007/08/22/idgnoticia.2007-08-22.2584123902/
Espaço e estrelas: O Google adicionou um novo recurso ao Google Earth chamado Sky, que permite explorar o espaço e ver as estrelas a partir de determinados pontos da Terra.
Maravilhas astrológicas: Com a nova função, os usuários podem usar o Google para observar maravilhas astrológicas como a Nebulosa do Caranguejo (Crab Nebula), os restos em expansão de uma supernova que fica a 6,3 mil anos-luz da Terra.
Textos explicativos: Marcas nas fotos das estrelas puxam textos explicativos da enciclopédia online Wikipedia. Sobreposições mostram constelações inteiras, como a de Leão, ilustram as fases da Lua e mostram como os planetas visíveis da Terra orbitam ao longo de dois meses.
100 milhões de estrelas: O acervo de imagens cobre 100 milhões de estrelas e 200 milhões de galáxias, segundo o Google. Embora muitas das imagens já estejam disponíveis online, o Google quer torná-las mais acessíveis pelo Google Earth, até então focado em imagens de satélite da Terra. O projeto saiu da área de engenharia do Google em Pittsburgh, Pensilvânia.
Imagens em alta resolução: O Google Sky usa imagens em alta resolução de diversos observatórios espaciais, incluindo o Space Telescope Science Institute, o Sloan Digital Sky Survey, o Digital Sky Survey Consortium, o Palomar Observatory (da CalTech), o Astronomy Technology Center, no Reino Unido, o Anglo-Australian Observatory, além do telescópio espacial Hubble, da NASA.