Autor Tópico: Abelhas estão desaparecendo no RS e em SC  (Lida 1102 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Abelhas estão desaparecendo no RS e em SC
« Online: 23 de Agosto de 2007, 21:10:31 »

As primeiras notícias sobre o fenômeno do desaparecimento das abelhas não foram levadas muito a sério. Agora, o problema já foi detectado no Brasil, particularmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Matéria publicada no jornal Diário Catarinense afirma que o desaparecimento das abelhas já é motivo de grande preocupação entre apicultores dos dois Estados. E o desaparecimento vem acompanhado de outro problema: as abelhas que permanecem nas colméias estão morrendo infectadas por diversas doenças. Em depoimento ao jornal, o apicultor e pesquisador Leandro Simões, de Campo Alegre, diz que nunca viu algo parecido em 35 anos de profissão. O fenômeno pode causar graves desequilíbrios ambientais, uma vez que as abelhas são responsáveis por mais de 90% da polinização e, de forma direta ou indireta, por 65% dos alimentos consumidos pelos seres humanos.

Alguns produtores já registram perdas de 25% na produção de mel. Segundo Jair Barbosa Júnior, do Instituto de Estudos Socioeconômicos, com sede em Brasília, uma das possíveis causas do fenômeno pode ser a influência de lavouras transgênicas. Nos Estados Unidos, afirma ainda a matéria do Diário Catarinense, o problema já assume proporções catastróficas e recebeu o nome de Colony Collapse Disorder (Desordem e Colapso da Colônia). No Brasil, segundo Jair Barbosa, não há estudos aprofundados sobre o impacto dos transgênicos no ecossistema. Outra possível causa é o aquecimento global, diz o pesquisador. O sistema de orientação das abelhas funciona por meio dos olhos. As abelhas dependem da luz solar para encontrar o caminho de volta para as colméias. O aumento da incidência de raios ultravioletas poderia, assim, ser uma das causas do fenômeno. Essa possível causa não explica, porém, o que está atingindo o sistema imunológico dos animais.

Nigh†mare

• Visitante
Re: Abelhas estão desaparecendo no RS e em SC
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2007, 00:15:03 »
É que no Sul tem muito Macho, tchê. E macho que é macho não toma mel, chupa abelha.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2007, 00:43:45 »
É que no Sul tem muito Macho, tchê. E macho que é macho não toma mel, chupa abelha.
Exato.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2007, 20:57:55 »
E a situação esta se agravando no hemisfério norte... casos estão sendo relatados também no Canadá e na Alemanha.

Nos EUA o fenômeno esta melhor catalogado.

Importância das abelhas na polinização de frutas nos EUA.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2007, 21:32:44 »
 :susto:

E essas são apenas as primeiras conseqüências.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2007, 22:16:18 »
Vai ficar caro comprar o mel.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2007, 22:29:35 »
Pior que isto, Vito... pior que isto.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2007, 22:34:31 »
Estamos falando de um desequilíbrio ecológico de proporções inimagináveis.

Menos polinização=menos frutas=menos alimentos (não só pra nós, como para outras espécies)=mortes e desiquilíbrio na cadeia alimentar...

Só pra citar um exemplo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2007, 23:15:27 »
“Se as abelhas desaparecessem da face da Terra, o Homem teria apenas quatro anos de vida”, teria dito Albert Einstein... mas não existe nenhuma comprovação que tenha dele a autoria. Lógico que não é um dado de precisão científica... foi apenas um chutometro... mas que mostra a importância deste pequenino ser.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2007, 00:35:47 »
deixem de alarmismo. na pior, pior, piorzaça das hipóteses só acaba havendo menos variedade.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2007, 03:04:39 »
Nem é variedade... é quantidade mesmo.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2007, 19:27:38 »
Vai ficar caro comprar o mel.

Mel é muito overrated.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2007, 21:07:32 »
Quando fui pro Sul em 2005, fui de ônibus e fiquei PASMA com a quantidade de milharais que lá tinha. Eu, criada nos anos 90 a base de muito "Arquivo X", via aqueles milharais e, mesmo não querendo, ficava pensando no óleo negro e nos ETs e tal.  Meu migo geógrafo, quando perguntei ("mas por que caralhos tem tanto milharal nessa terra meu deus!?!?") respondeu que era pra ração pros bois e eu não fiquei mais com medo. Posto isso e a aparente inexistência de ABELHAS, fiquei contente e tranqüila.

Agora não volto pro sul é NUNCA MAIS.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2007, 22:17:50 »
Eu salvei uma abelha hoje, e me lembrei desse tópico. hehehe
A burrinha entrou dentro de casa e se perdeu. Ficou batendo a cabeça contra o tijolo de vidro da escada. Dai eu a peguei com um copo e a levei até a janela.

Quanto ao alarmismo, só digo o seguinte: se até bebê de proveta nós fazemos aos milhares, polinização não será problema nenhum.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2007, 22:23:59 por Worf »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Setembro de 2007, 17:14:14 »
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2007/05/070525_abelhaaviaorc.shtml

A noticia  acima é sobre um enxame de abelhas sugado pelas turbinas de um 737 que sobrevoava uma cidade inglesa...

Deve haver algo muito errado mesmo, pois sempre pensei que abelhas só voavam bem próximas ao solo....
« Última modificação: 08 de Setembro de 2007, 17:17:08 por Arcanjo Lúcifer »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!