Autor Tópico: Novo motor de ciclo híbrido economiza 50% de combustível  (Lida 924 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Novo motor de ciclo híbrido economiza 50% de combustível
« Online: 27 de Agosto de 2007, 12:18:15 »
Novo motor de ciclo híbrido economiza 50% de combustível

O Dr. Nikolay Shkolnik já havia feito história ao desenvolver o conceito de um motor a combustão com um pistão líquido. Agora, juntando elementos de vários tipos de motores - Otto, Diesel, Atkinson e Rankine - o Dr. Shkolnik inovou mais uma vez e inventou um novo tipo híbrido de motor que é muito mais eficiente do que os motores utilizados pelos automóveis atuais.

Eficiência dos motores

O novo motor a combustão é baseado em um Ciclo Híbrido de Alta Eficiência (HEHC: High Efficiency Hybrid Cycle), que faz com que ele atinja uma economia de combustível de até 50% em relação aos motores atuais.

Além dos 50% de economia de combustível, o novo motor HEHC também tem apenas a metade do tamanho de um motor convencional de mesma potência e emite 70% menos gases nitrogenados (NOx). Seu ciclo híbrido mais simples permite que a quantidade de partes móveis seja 85% menor, o que deverá baixar seu custo de produção e exigir menos manutenção.

Os motores a combustão dos automóveis atuais não são nenhum exemplo de alta eficiência: apenas 30% da energia química contida no combustível é transformada em potência para movimentar o carro. 40% é perdido na forma de calor e outros 30% são exauridos na forma de gases pelo cano de escapamento.

Tipos de motor a combustão

Existem muitos tipos diferentes de motores, operando em vários ciclos termodinâmicos. E dentro de cada um desses tipos há um enorme número de variações, cada uma oferecendo certas vantagens em relação aos outros. Por exemplo, para uma mesma taxa de compressão, os motores de ciclo Diesel são ligeiramente menos eficientes do que os motores de ciclo Otto. Contudo, o motor Diesel é capaz de operar a taxas de compressão muito mais altas, o que o torna mais eficiente do que os motores Otto.

O novo motor HEHC tenta justamente combinar o melhor de quatro tipos desses motores Otto, Diesel, Rankine e Atkinson, tomando emprestado o que cada um tem de melhor.

Motor de ciclo híbrido

No novo motor, o ar puro, sem combustível, é inicialmente comprimido a uma taxa bastante alta (> 18) em um cilindro compressor no interior do motor. A seguir esse ar é dirigido para uma câmara de combustão isolada, onde o combustível é também injetado e entra em ignição.

A combustão ocorre sob condições verdadeiramente isocóricas - o volume se mantém mesmo quando a temperatura se eleva, - o que faz com que a combustão continue até que todo o combustível tenha sido queimado.

Os gases resultantes da combustão se expandem rumo a um cilindro de expansão, que possui um volume maior. Como opcional, uma pequena quantidade de água pode ser utilizada para facilitar o resfriamento, a lubrificação e o fechamento da câmara de combustão e dos pistões.

O novo tipo de motor já foi patenteado e deverá ser comercializado pela empresa LiquidPiston, pertencente ao seu criador.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170070827

http://www.liquidpiston.com/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Novo motor de ciclo híbrido economiza 50% de combustível
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2007, 12:21:28 »
Q loucura...

gostaria de ver um diagrama do motor... tipo... ele cortado ao meio.

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Novo motor de ciclo híbrido economiza 50% de combustível
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2007, 17:19:04 »
uhhh. tecnologia, baby.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline J Ricardo

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.203
  • Sexo: Masculino
  • trolling mode
Re: Novo motor de ciclo híbrido economiza 50% de combustível
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2007, 17:47:08 »
Se fizer o que promete, espero que o inventor ganhe muito dinheiro.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Novo motor de ciclo híbrido economiza 50% de combustível
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2007, 20:07:23 »
Q loucura...

gostaria de ver um diagrama do motor... tipo... ele cortado ao meio.
http://www.liquidpiston.com/TechnologyAnimation.asp

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline J Ricardo

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.203
  • Sexo: Masculino
  • trolling mode
Re: Novo motor de ciclo híbrido economiza 50% de combustível
« Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2007, 20:44:21 »
E essa ainda é a animação da segunda geração, o motor está na 3.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: Novo motor de ciclo híbrido economiza 50% de combustível
« Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2007, 00:05:05 »
É um pouco parecido com os antigos motores Reinkel dos anos 70, no Reinkel tb havia um tipo  de pistão igual ao da animação (Só que com três raspadores  de óleo nas pontas do pistão) e com uma engrenagem central, mas a câmara de combustão tinha formato diferente.Não tinha válvulas, sendo que a  entrada e saida de ar e combustivel  ficava em uma abertura na própria câmara de combustão, como nos motores de dois tempos.

O problema era a durabilidade dele, menos da metade da durabilidade de um convencional , o barulho  e  o alto consumo de óleo lubrificante.

Acredito que tenham resolvido esses problemas nesse motor novo.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2007, 00:09:10 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Wolfischer

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.330
  • Sexo: Masculino
  • Que sono!
Re: Novo motor de ciclo híbrido economiza 50% de combustível
« Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2007, 16:30:05 »
Se é do motor Wankel que você está falando (e parece que é, pelo formato deste), além do desgaste das vedações do rotor o maior problema era o consumo e a poluição, já que o óleo lubrificante entrava misturado no combustível, como num motor de dois tempos (mesmo sendo a rigor um motor de quatro tempos distintos).
O Wankel foi utilizado em automóveis NSU e Mazda, em motos e em embarcações, mas o maior sucesso foi em aviões de pequeno porte devido a sua alta potência específica. Um motor Wankel de 1000 cc fornece facilmente 100 HP e o peso é muito baixo, além do que um motor de 1 rotor tem apenas 2 peças móveis e um de 2 rotores tem 3 peças móveis.
O Wankel atinge rapidamente rotações de até 20000 ou 25000 rpm e é bastante silencioso, eu vi um de 20 cc (para aeromodelo) funcionando e fazia o barulho de um motor elétrico.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: Novo motor de ciclo híbrido economiza 50% de combustível
« Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2007, 18:12:30 »
Se é do motor Wankel que você está falando (e parece que é, pelo formato deste), além do desgaste das vedações do rotor o maior problema era o consumo e a poluição, já que o óleo lubrificante entrava misturado no combustível, como num motor de dois tempos (mesmo sendo a rigor um motor de quatro tempos distintos).
O Wankel foi utilizado em automóveis NSU e Mazda, em motos e em embarcações, mas o maior sucesso foi em aviões de pequeno porte devido a sua alta potência específica. Um motor Wankel de 1000 cc fornece facilmente 100 HP e o peso é muito baixo, além do que um motor de 1 rotor tem apenas 2 peças móveis e um de 2 rotores tem 3 peças móveis.
O Wankel atinge rapidamente rotações de até 20000 ou 25000 rpm e é bastante silencioso, eu vi um de 20 cc (para aeromodelo) funcionando e fazia o barulho de um motor elétrico.
Tem razão, confundi o nome por ter visto a reportagem sobre esse motor há muito tempo na revista "Quatro Rodas".

Aqui está o Wankel...http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_Wankel
« Última modificação: 28 de Agosto de 2007, 18:28:35 por Arcanjo Lúcifer »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!