Autor Tópico: Cristianismo e os bens materiais  (Lida 2196 vezes)

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
Cristianismo e os bens materiais
« Online: 27 de Agosto de 2007, 22:29:18 »
Há algum tempo venho observando os automóveis na rua e vejo uma das grandes (e muitas) incoerências da nossa sociedade predominantemente cristã: o apego aos bens materiais.
Todo mundo está careca de saber como gezuis, em seus sábios ensinamentos (que por sinal, são seguidos à risca por seus seguidores), prega o desapego aos bens materiais: 'não ajunteis para vós tesouros na terra', 'vende o que tens e dai em esmolas', 'e repartiam seus bens, segundo as necessidades de cada um' etc. Entretanto, o que se vê são as pessoas fazendo exatamente o oposto do que gezuis manda: as pessoas trabalham, juntam dinheiro, compram automóveis, casas, etc., depois caem de quatro e agradecem a gezuis (quem nunca viu no vidro trazeiro de algum carro: 'deus é fiel', 'foi deus quem me deu' (essa é campeã), 'quando deus quer, é assim' (afff...)) , e repartem apenas migalhas com os necessitados. Ou seja, fazem o oposto do que gezuis pregou e ainda agradecem a ele por conseguirem isso!
Mas a hipocrisia não se resume aos autos: casa própria, emprego bem remunerado ou negócio promissor, aprovação num concurso qualquer, todas as conquistas materiais são atribuídas a gezuis. Agora: de que adianta ser um homem-deus nascido da virgenzinha emprenhada pelo grande fantasma-mor, se as pessoas vêm com um livreco de dez reais, distorcem o significado e esculhambam os ensinamentos do cara?
O pior de tudo isso, é viver em meio à sociedade hipócrita e acharem ruim e fazerem cara feia só porque você não concorda com essa beleza de coerência. :(
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: Cristianismo e os bens materiais
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2007, 09:28:02 »
Essa é a teologia da prosperidade. Coisa absolutamente normal e comum hoje em dia.

Um dia fui com minha esposa num culto evangélico e o pastor reclamou das pessoas colocando adesivos do tipo "Deus é fiel" em carros velhos. "É fiel nada!!!" - disse ele - sugerindo que as pessoas retirassem esses adesivos de tudo o que demonstrasse pobreza e mudassem os procedimentos para que a prosperidade viesse de fato.

Seria cômico se não fosse trágico.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2007, 09:36:39 »
Essa é a teologia da prosperidade. Coisa absolutamente normal e comum hoje em dia.

Um dia fui com minha esposa num culto evangélico e o pastor reclamou das pessoas colocando adesivos do tipo "Deus é fiel" em carros velhos. "É fiel nada!!!" - disse ele - sugerindo que as pessoas retirassem esses adesivos de tudo o que demonstrasse pobreza e mudassem os procedimentos para que a prosperidade viesse de fato.

Um abraço.

Nossa!!!!!!!!
Seria como uma propaganda mau direcionada, vai sujar a imagem de deus, melhor colocar um adesivo quando comprar um carro novo.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2007, 09:42:57 »
Foi isso mesmo o que ele disse. Coloquem nos carros novos para o mostrar que "o Povo de Deus" é próspero. Não nos carros velhos... hehehe...
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2007, 13:31:28 »

No adesivo está escrito: "Foi o raio que o parta que me deu..."
E no porta-luvas estão outros adesivos:
"Foi Goku que me deu."
"Foi Papai que me deu."
"Foi Mamãe que me deu."
"Foi o chefinho que me deu."
"Foi Tom Cruse que me deu."
"Ninguém me deu, eu tomei!!!"
"Não precisa invejar-me, ROUBE que o seguro me dá um novinho..."
"Foram os meus fiéis que me deram."
"Foram os meus eleitores que me deram."
"Foram os meus leitores que me deram."
"Ih, cara... O meu outro carro é um fusca 66."
Etc...  :histeria:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2007, 15:20:09 »

Isso que dá colocar adesivo em carro velho.
rs...rs...rs....
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2007, 16:20:00 »
Ainda bem que há também igrejas em que se ensina que os maiores exemplos da presença de deus foram através de pessoas que nada tiveram, foram perseguidas e morreram na miséria.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2007, 16:30:30 »
Existe um outro detalhe que a maioria dos religiosos esquece, ou que nunca perceberam e que fica claro após uma leitura mais atenta
dos evangelhos é que, por trás de todos os ensinamentos, o Gizuis afirmava que... ahem... atencao:

O FIM DO MUNDO ESTÁ PRÓXIMO!!!!!

Nada mais natural, portanto, que ele exortasse seus fiéis a buscarem a pobreza e vender tudo o que tinham. Vejam bem: vender tudo nao para viver uma
vida mais simples, mas para ganhar pontos na HORA DO JULG... desculpem.... hora do julgamento final. Além disso, em princípio, bens materiais nao
seriam necessários no além-vida.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2007, 18:30:40 »
Ainda bem que há também igrejas em que se ensina que os maiores exemplos da presença de deus foram através de pessoas que nada tiveram, foram perseguidas e morreram na miséria.

Essa é a grande sacada, doe-me seu dinheiro, viva uma vida pobre e miserável sem apego a bens materiais, morra e tenha uma vida eterna de recompensa.
Amém

Offline Frank Brito.

• Nível 02
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2007, 22:17:01 »

Há algum tempo venho observando os automóveis na rua e vejo uma das grandes (e muitas) incoerências da nossa sociedade predominantemente cristã: o apego aos bens materiais.
...
O pior de tudo isso, é viver em meio à sociedade hipócrita e acharem ruim e fazerem cara feia só porque você não concorda com essa beleza de coerência. :(

A questão está toda aí. É coerente pq a sociedade não é predominantemente cristã.
"“Se as portas da percepção fossem limpas, tudo apareceria ao homem como realmente é: infinito. Pois o homem encerrou a si mesmo, e tudo que ele vê agora, vê pelas de estreitas fendas da sua caverna." (William Blake)

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2007, 23:04:37 »
Não, Shinigami, não estou me referindo a pessoas que doaram seus bens a uma todo-poderosa igreja, mas aos antigos "fundadores" do cristianismo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2007, 23:13:03 »

Um abraço.

bom marketing...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2007, 09:15:06 »
A questão está toda aí. É coerente pq a sociedade não é predominantemente cristã.

Não entendi...  :o
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2007, 19:02:36 »

Um abraço.

Não é teologia da prosperidade, é a ética protestante.

E é como o Brito disse, não existe homogeneidade, e existem as entitulações de fachada.
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2007, 19:31:30 »

...

Se fosse seria pior.... não haveria outros para jogar a culpa... enfim... quando é algo ruim, os culpados são os outros... quando é algo bom, é merito meu.

Hipócritas.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #15 Online: 29 de Agosto de 2007, 20:15:45 »
Rod
A ética protestante, ao contrário do que pregava a igreja católica, encara a riqueza como justa recompensa pelo trabalho duro e honesto. Seguindo uma moral calvinista radical, o enriquecimento a base da exploração do trabalho alheio é imoral, assim como o enriquecimento sem a ajuda aos necessitados.
O que se vê atualmente, a tal teologia da prosperidade, vai contra esta moral puritana, é a compra da prosperidade através da doação de bens, algo teologicamente desprezado pelos protestantes tradicionais.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2007, 21:04:36 »
Rod
A ética protestante, ao contrário do que pregava a igreja católica, encara a riqueza como justa recompensa pelo trabalho duro e honesto.

Sim, perfeitamente.

O que se vê atualmente, a tal teologia da prosperidade, vai contra esta moral puritana, é a compra da prosperidade através da doação de bens,

Dependendo do que você definir por prosperidade, eu não vejo algo que possa distanciar isso de ser como a prática da venda de indulgências.

Até porque, na reforma que gerou o protestantismo, a corrupção da igreja era denunciada principalmente pelo fato da venda de indulgências, essa crítica persiste atualmente, em outros moldes...

(...)
« Última modificação: 29 de Agosto de 2007, 21:12:06 por Rod Infinity »
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #17 Online: 29 de Agosto de 2007, 21:18:50 »
A compra de indulgências visava o perdão de pecados e portanto um lugar garantido no céu.
A teologia da prosperidade visa a conquista de bens materiais em vida, através de um processo de "toma lá, dá cá" com deus.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #18 Online: 29 de Agosto de 2007, 21:23:05 »
É por isso que eu disse, depende do que você quer dizer com prosperidade..
(Porque na verdade eu acho que não existe apenas esse interesse material)

E de qualquer forma o protestantismo se opõe...

Offline Frank Brito.

• Nível 02
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Agosto de 2007, 22:42:30 »

Não é teologia da prosperidade, é a ética protestante.

Como disse o Wolfischer, os dois conceitos são completamente diferentes.

O conceito de "ética protestante" se fundamenta em dois princípios Calvinistas básicos:

I) O homem é um instrumento de Deus com a finalidade de glorificar a Deus.
II) O sucesso do homem na vocação que Deus o chamou (seja espiritual, seja secular) demonstra que ele foi elegido por Deus, pois a vocação de Deus é infalível.

Dessa forma, na "ética protestante", o êxito financeiro acaba sendo uma das consequências de sermos bem sucedidos em nossa vocação. O lucro, porém, não é uma fim em si, mas uma consequência do sucesso na atividade secular.

A "Teologia da Prosperidade", por sua vez, divulgado no neopentecostalismo, vê o lucro como um fim em si, como se fosse um premio para os obedientes.

Na minha ótica cristã e Calvinista, eu vejo a "teologia da prosperidade" como uma aberração contra a premissa bíblica fundamental de que a alegria do cristão deve estar no amor a Deus e aos homens. Todo o resto é colocado somente como um meio para alcançar esse fim.

« Última modificação: 30 de Agosto de 2007, 10:15:18 por Frank Brito. »
"“Se as portas da percepção fossem limpas, tudo apareceria ao homem como realmente é: infinito. Pois o homem encerrou a si mesmo, e tudo que ele vê agora, vê pelas de estreitas fendas da sua caverna." (William Blake)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #20 Online: 30 de Agosto de 2007, 06:40:27 »
Por favor, leia o que eu escrevi novamente.

Não estava dizendo que são conceitos iguais, disse que o post inicial se referia á ética protestante ao invés da teologia da prosperidade, e ainda disse que em quaisquer moldes são oposicionados pelos protestantes.

Mas a todo modo não pretendo ficar discutindo se é ou não, não acho que seja importante nesse caso.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2007, 13:04:35 por Rod Infinity »

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Outubro de 2007, 09:28:01 »

De fato existe muita incoerência no mundo cristão... E porque não dizer: No mundo em geral...

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #22 Online: 29 de Outubro de 2007, 14:56:05 »
Falta de coerência é característica da espécie humana, não adianta separar e criticar algum pedaço dela em especial.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!