Concurso de fotografias revela a arte na ciência; veja fotos Dentes de caracol de jardim, cristais de vitamina C e garras de morcego são alguns dos destaques da edição deste ano do concurso fotográfico britânico Visions of Science, ou Visões da Ciência, em tradução livre.
Os 32 finalistas, que vão de acadêmicos e médicos a fotógrafos amadores e estudantes, encontraram maneiras originais de retratar fenômenos científicos e naturais.
O resultado são imagens que ora lembram obras de arte abstratas ora parecem saídas de um filme de terror.
"Acreditamos que esta competição é um fantástico veículo para comunicar a importância da ciência e da tecnologia para o nosso entendimento do mundo. Ela também permite que o impressionante mundo das imagens científicas alcance uma audiência mais ampla", disse John Morton, chefe da Engineering and Technology Board (ETB), organizador do concurso.
A competição é patrocinada pelo jornal The Daily Telegraph e a Science Photo Library e conta com um painel de jurados composto por cientistas, fotógrafos e editores de fotografia.
Entre os competidores, eles buscam imagens únicas, que revelem novas percepções da natureza, medicina, ciência e engenharia.
Os vencedores em cada uma das cinco categorias (Ação, Arte, Detalhe, Pessoas e Conceitos) receberão um prêmio de mil libras em dinheiro, o equivalente a aproximadamente R$ 4 mil, e serão convidados para uma cerimônia de premiação em setembro, na Royal Society, em Londres.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/08/070828_cienciafotos_is.shtml---------------
A beleza da ciênciaVitamina C - A competição
Visions of Science premia imagens que demonstram fenômenos científicos, chamam atenção pela beleza ou mostram algo que nunca foi visto antes. Na foto, cristais de vitamina C.
Esconderijo - Jim Greenfield tirou esta foto durante um mergulho na ilha caribenha de Bonaire. Os peixes
acanthemblemaria maria raramente deixam seus esconderijos, em meio ao corais.
Tintas - Os 32 finalistas, que vão de acadêmicos e médicos a fotógrafos amadores e estudantes, encontraram maneiras originais de retratar fenômenos científicos e naturais. Aqui, jatos de tinta dentro d'água.
Flores - Nesta imagem, capturada por Louis Ronse de Craene, do Jardim Botânico Real de Edimburgo, na Escócia, o florescimento de um
Phoradendron, da família do visco.
Morcego - As fotografias ora lembram obras de arte abstratas ora parecem saídas de um filme de terror. Nesta imagem, o rosto de um morcego que se alimenta de insetos.
Garras - O concurso é organizado pelo Engineering and Technology Board (ETB) e patrocinado pelo jornal
The Daily Telegraph e a
Science Photo Library. Na foto, as garras de um morcego.
Molusco - Jim Greenfield, um gerente financeiro aposentado, conseguiu flagrar este detalhe de um molusco gigante nas Ilhas Maldivas. A foto concorre a mil libras de prêmio na categoria Arte.
Caracol - Na foto, o detalhe dos dentes de um caracol de jardim, aumentado em 200 vezes, com o uso de um microscópio. Os dentes fazem parte de um órgão parecido com uma língua, que tritura os alimentos.
Dente - Corte longitudinal de um dente humano, visto num microscópio. Os organizadores acreditam que o
Visions of Science permite que imagens científicas alcancem uma audiência mais ampla.
Cor - Uma multitude de microscópicas bolas de estanho num fundo de carbono. Os vencedores do concurso serão conhecidos em setembro e receberão os prêmios na Royal Society, em Londres.
http://www.visionsofscience.co.uk/