Autor Tópico: Questão aos astrônomos e afins do CC  (Lida 836 vezes)

Nigh†mare

• Visitante
Questão aos astrônomos e afins do CC
« Online: 30 de Agosto de 2007, 17:56:20 »
Alguém aqui tem modos de saber se algum alinhamento de astros relevante aconteceu há, digamos, 2.100 anos?

Se sim, poderiam me dizer uma data perto de há 2.110 anos (110 A.E.C.) - pode ter uma margem de 5 a 10 anos para mais ou para menos - em que tenha ocorrido algum alinhamento de planetas que tivesse como conseqüência a impresão de que surgiu uma nova "estrela" nos céus da Palestina?

Pelo Celestia, consegui simular o ano de 120 A.E.C, e, em fins do mês de Abril, há um alinhamento da Terra com Marte, Vênus e Mercúrio, mas não sei se esse alinhamento provocaria aquele efeito.

Agradeço à atenção.

Saudações.

-------

Há também um possível alinhamento dos planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno perto de 12 de novembro de 104 A.E.C. que talvez possa gerar o efeito que falei:

Alguém me ajuda?
« Última modificação: 30 de Agosto de 2007, 18:17:41 por Nightmare »

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
Re: Questão aos astrônomos e afins do CC
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2007, 19:41:39 »
Você fala de uma situação em que todos os planetas aparecem num mesmo ponto, formando uma estrela aparente?

Acho muito difícil, teriam que estar na mesma posição no céu. Mas ocultações envolvendo 2 astros ocorrem, sim. Conjunções com vários planetas, também.

Veja aqui
http://en.wikipedia.org/wiki/Conjunction_%28astronomy_and_astrology%29
Tem uma lista enorme de conjunções.

http://en.wikipedia.org/wiki/Occultation
Aqui, de ocultações.

It is sometimes proposed that the "Star of Bethlehem" was a triple conjunction between Jupiter and Saturn in the year 6BC. However the angle distance between Jupiter and Saturn at this event was approximately one degree, which is twice the diameter of the Moon in the sky. Occultations of Saturn by Jupiter did not occur in historic times and will not occur before the year 7541.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2007, 21:07:12 »
Você fala de uma situação em que todos os planetas aparecem num mesmo ponto, formando uma estrela aparente?

Acho muito difícil, teriam que estar na mesma posição no céu. Mas ocultações envolvendo 2 astros ocorrem, sim. Conjunções com vários planetas, também.
Não necessariamente, mas qualquer fenômeno que simule uma estrela. Alinhamentos,proximidades de planetas...

Qualquer coisa que se assemelhe à "Estrela de Belém".

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2007, 21:15:08 »
It is sometimes proposed that the "Star of Bethlehem" was a triple conjunction between Jupiter and Saturn in the year 6BC. However the angle distance between Jupiter and Saturn at this event was approximately one degree, which is twice the diameter of the Moon in the sky. Occultations of Saturn by Jupiter did not occur in historic times and will not occur before the year 7541.
Simulei no Celestia:

É parecido como outro que mostrei acima.

A Terra não fica entre os planetas, e os planetas não ficam numa linha reta a partir da terra. Cada um reflete sua luz, e, juntos, formam um ponto luminoso no céu visível a olho nu.

Estou certo? Ou estou falando bobagem?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2007, 21:53:38 »
Uma dúvida (talvez ingênua) sobre a idéia de uma Estrela de Belém:

- Como é mesmo que uma estrela pode indicar um lugar específico sobre a Terra?  Mesmo supondo que ela apareça no céu, o que acontece depois?  Só se for uma estrela cadente, não?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2007, 22:05:07 »
Acho que no conto bíblico, os três reis magos apenas caminham a esmo em direção a estrela, quando de repente dão de cara com Jesus na manjedoura, fantástico não?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2007, 23:45:00 »
É mais óbvio que as duas idéias, Dantas e Braida: Os Magos possuíam conhecimentos astronômicos ou tinham o hábito de olhar o céu, e nos tempos da conjunção da "nova estrela", saíram à procura de um rebento.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2007, 23:46:01 »
Isso poderia indicar o momento, Nightmare... mas e quanto à direção e distância?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2007, 23:56:59 »
Talvez fosse um disco voador...

Alinhamentos,proximidades de planetas...
Conjunções bem felizes talvez façam isso.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #9 Online: 31 de Agosto de 2007, 00:07:48 »
Talvez fosse um disco voador...

Alinhamentos,proximidades de planetas...
Conjunções bem felizes talvez façam isso.
Vou procurar por elas...

Valeu a dica!

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #10 Online: 31 de Agosto de 2007, 00:49:09 »
Isso poderia indicar o momento, Nightmare... mas e quanto à direção e distância?
Direção da "estrela".

Era só ir reto até achar um recém-nascido. Toda a Judéia tinha a filosofia do "crescei e multiplicai-vos". Os maiores dilemas do Antigo Testamento envolvem a fertilidade. As meninas faziam 12 anos e já casavam. A partir da menarca era um filho atrás do outro. Não seria difícil encontrar um recém-nascido pela Judéia em qualquer noite que ocorresse a "Estrela de Belém". E o brilho de conjunções planetárias assim pode durar alguns dias também.

Bem, de qualquer forma, a "tese" que estou "defendendo" não é para justificar o Jesus histórico, mas o Jesus do "romance" que estou "escrevendo". :P

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #11 Online: 31 de Agosto de 2007, 17:57:20 »
Mas pra parecer com uma nova estrela maior e bem visível, na conjunção, os planetas juntamente (ou não) com alguma outra estrela teriam que estar muito, mas muito próximos mesmo (bem alinhados ou muito próximos), na visão do observador, deve acontecer bem raramente no caso de mais de 1 planeta alinhado com alguma estrela e/ou outro planeta. Se vc virar a visão das órbitas no plano horizontal no Celestia vai ver que tem uma boa diferença nos ângulos o que dificulta possíveis alinhamentos, eu não sei se tem algum "caçador" de alinhamentos e conjunções no software Starry Night mas deve ter algo do tipo, infelizmente o software Stronomy Lab só trabalha com anos de 1000 a 3000.
mUKA

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #12 Online: 31 de Agosto de 2007, 18:21:52 »
:(

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2007, 19:05:45 »
Cara, eu lembro de ter visto algo sobre isso num documentário na TV, acho que do Discovery, minha memória é péssima mas acho q falaram sobre um cometa que estava próximo nessa época que vc está pesquisando. Procura alguma tabela de cometas e com períodos de órbita/posição e/ou datas de proximidade. Eu tenho os documentários da TV sobre religião gravados em VHS mas teria que assistir tudo pra achar essa pérola.
mUKA

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 01 de Setembro de 2007, 21:51:51 »
Também acho que ví no discovery algo assim. Mas não sei se não estou confundindo com um Estudo em que um cometa teria passado raspando a superfície e teria aberto o mar para Moisés passar...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!