Autor Tópico: Bactéria transfere gene para seus hospedeiros  (Lida 539 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Bactéria transfere gene para seus hospedeiros
« Online: 31 de Agosto de 2007, 20:07:33 »
Bactéria transfere gene para seus hospedeiros
   
Bactérias presentes em insetos e nematódeos – vermes, como as lombrigas – transferem seus genes para os hospedeiros, e esses genes de bactéria acabam se integrando ao genoma do receptor e passando para as gerações seguintes, de acordo com pesquisa publicada hoje na revista Science.

Esse tipo de transplante genético entre diferentes organismos é conhecido como transferência lateral, e o fato de ocorrer de bactérias para vermes e insetos surpreende: esses hospedeiros são eucariotes, seres vivos que mantêm o material genético guardado e protegido no núcleo das células.

Até agora, pesquisadores envolvidos no levantamento do genoma de eucariotes vinham atribuindo a maior parte das seqüências de DNA de bactéria encontradas à contaminação de amostras.

“Não sabemos por qual mecanismo a transferência lateral ocorre”, reconhece uma das autoras do estudo, Julie Dunning Hotopp, do Instituto de Pesquisa Genômica - Instituto J. Craig Venter. “Só sabemos que ocorre, e com uma certa freqüência.”

A pesquisadora pondera que a espécie de bactéria identificada como fonte dos genes transferidos vive dentro de óvulos, esperma e embriões. “O que oferece ampla oportunidade para transferir seu DNA para os cromossomos do hospedeiro, de forma a ser herdado pelos descendentes”, diz.

A bactéria que realiza a transferência é a Wolbachia pipientis, que infecta cerca de 20% de todas as espécies de inseto. O trabalho da equipe de Dunning Hotopp encontrou genes da Wolbachia em 11 espécies, sendo que o genoma da mosca Drosophila ananassae contém uma cópia quase completa do DNA da Wolbachia.

A pesquisadora descarta a possibilidade de a coincidência entre seqüências de DNA ser apenas uma coincidência – por exemplo, fruto de convergência ao longo da evolução.

“A convergência só é válida se houver comparação no nível das proteínas, porque só seqüências de proteína podem convergir, com base na função”, afirma. “Nesse caso, o que vemos é uma grande semelhança no nível do DNA”, que chega a quase 100%, no caso da Drosophila.

Além disso, diz ela, certas seqüências copiadas para alguns hospedeiros aparecem em outras espécies da bactéria Wolbachia, mas não em outras espécies de hospedeiro. “Assim, sabemos que o DNA está se movendo da bactéria para o eucariote.” A pesquisadora não acredita que seres humanos, que também são eucariotes, possam estar herdando genes de bactérias.

“O genoma humano já foi amplamente checado para genes de origem bacteriana, e nenhum foi encontrado”, diz. “É possível que uma transferência não-hereditária ocorra”, com uma bactéria copiando genes para uma célula humana, como alguns vírus fazem. “Mas isso não passaria para os descendentes.”

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=50130

http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/1142490v1

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Bactéria transfere gene para seus hospedeiros
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2007, 13:00:12 »
E se alterássemos o DNA dessa bactéria para ela injetar este mesmo DNA alterado em algum ser?? Isso poderia ajudar bastante para corrigir defeitos genéticos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline RainorX

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 231
Re: Bactéria transfere gene para seus hospedeiros
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2007, 14:54:20 »
Legal. Não entendo muito de biologia mas li em algum lugar que a mitocôndria presente em nossas células seria, originariamente, um organismo próprio que, num processo simbiótico, teria se incorporado à célula.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!