Bem, é so seguinte:
Pessoas que matam vão presas. Pessoas que estupram vão presas. Pessoas que fazem grandes furtos amão armadavão presas. Pessoas que sequestram vão presas. Em uma única penintenciária, você pode encontrar todos esses tipos de indivíduos. O problema é que, nessa mesma prisão você pode encontrar pessoas que roubaram um pão, uma galinha, um real (casos raros, mas existem), pessoas que se meteramem uma pequena briga e outros motivos não tão intoleráveis e que podemser facilmente perdoados.
O problema é que tem muita coisa errada, existem vários tipos de personalidade, existem pessoas que roubam e matam, daí ficam alguns anos na prisão, e a reabilitação é zero, voltam a cometer as mesmas atrovidades. Porém, existem umas pessoas que vão paraa prisão por motivos não tanto condenáveis, em alguns casos, nem sabem ao certo se ele é culpado mesmo, e esses caras vão parar nas mesmas cadeias dos grandes inflatores da lei. Muitas dessas pessoas acabam ficando muito tempo na cadeia, e como sua condição social não é das boas, acabam "aprendendo" a virar maiores criminosos nessas prisões. Uma pessoa que furta uma galinha pode parar na mesma sela de um Charles Manson da vida.
Minha proposta é a de que se tenha um tipo de penintenciária para cada caso.
Para pessoas que quebraram leis por motivos de fome, pequenos desvios educativos, irresponsabilidade com drogas lícitas ou outra coisa, deveria existir cadeias de reabilitação onde a pessoa encontraria alternativas para essa vida bandida que leva. Oficinas de trabalho, artesanato, essas coisas quejá fazem em algumas prisões...
Para pessoas que já paree não haver muita solução, aí eu acho que talvez mereçam mesmo essas prisões que temos já, é difícil reabitá-las, e elas fcometeram atrocidades difíceis de perdoar.
Minha proposta é separar esses criminosos, por ctipo de inflação à Lei. Isso deveria ser feito com muito cuidado, com todos detalhes, com descrições objetivas do que é um crime de, digamos, 1° grau, segundo grau etc.
Desculpem se falei besteira. Sejam tolerantes.