Autor Tópico: Vale do Rio Doce: Reestatizar ou não?  (Lida 4218 vezes)

Offline di.ego

• Nível 00
  • *
    • foto grafia.
Re: Vale do Rio Doce: Reestatizar ou não?
« Resposta #25 Online: 06 de Setembro de 2007, 00:59:11 »
Reestatizar é só mais um clichê, fiquem tranquilos, não existe qualquer possibilidade disto acontecer...

O que a esquerda perdeu a oportunidade de debater (senhores, PT não é esquerda [e, sr Arcanjo Lúcifer, você é a favor da reestatização, então! ^^]) é a NULIDADE da privatização.

O fato é que a grande maioria das privatizações, para além das ideologias, foram todas fraudadas e viciadas, entre as quais destaco a Eletropaulo e a CVRD.

No caso da Eletropaulo, houve patente favorecimento político à AES Inc., comprovado por inúmeras investigações do Ministério Público, bem como denúncias de outras corporações concorrentes. Mas isto é o de praxe. O mais incrível foi que a AES quitou a irrisória quantia leiloada com dinheiro emprestado do BNDES, alegando não ter condições de adimplir com seus compromissos. O "banco do povo" generosamente resolveu pagar a conta, sendo que a AES sequer terminou de adimplir as suaves prestações do crediário das Casas Bahia...

Mas em São Paulo tudo se resolve assim: quando o MP ajuizou Ação Civil Pública para anular o leilão, o Palácio dos Bandeirantes não comprou nenhum juiz, não seria necessário - apenas sussurrou no ouvido dos meretríssimos "Hei, Excelência! Questionar privatização é coisa de petista!". E ninguém mais tocou no assunto.

A CVRD, então, é uma história de terror muito mais assustadora, mas cujo final ainda está por se escrever. Houveram nulidades. Houveram ilegalidades. Houveram inconstitucionalidades. Houveram agressões à soberania nacional. Houveram fraudes. E O PIOR: houveram favorecimentos! Ora, se vocês acreditam na livre concorrência, como eu, então deveriam ficar muito putos com esse tipo de coisa - pouco importando se a Constituição Federal diz que o minério e os produtos do solo nacional não poderão ser explorados por empresas nem Estados extrangeiros sob pena de agressão à soberania nacional (e pouco importa também que a maioria dos países desenvolvidos tenham a mesma regra)! XD

O fato é que novamente o MP ajuizou uma Ação Civil Pública. Mas ela ainda não foi julgada. E sabe do que mais? Vai que dá uma virtuose no juíz e ele anula o leilão?! Seria no mínimo divertido...

Seria mais simples do que se imagina, pois a questão se resolveria no controle acionário. Anulado o leilão, tudo começaria do zero, e se o holding quisesse manter a posse da CVRD bastaria ele pagar o que deve ao Estado, superando a proposta das outras empresas, mais juros e correção monetária. Isto não colocaria em risco nenhum posto de trabalho, e todos sairiam com a parte que nos cabe neste latifúndio -  ainda mais se o controle majoritário das ações voltasse a ser de 51% para o Estado, como é a Petrobrás S/A.

É lógico que as ações dos internet brookers, acionistas minoritários, peixes pequenos, cadernetas de investimentos & cia. ltda. iriam despencar, mas isso é o de menos. Não existe mercado sem riscos. Ademais, a CVRD se recuperaria tranquilamente.

Sem reestatizações, sem assentamentos do MST, sem guerrilha bolivariana. Simples.

Sou totalmente favorável à anulação das privatizações.
"todo termo filosófico é a cicatriz de um problema não resolvido" - Adorno.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #26 Online: 06 de Setembro de 2007, 01:04:34 »
então conteste judicialmente a privatização da vale do rio doce... mas se licitamente ela fez investimentos e lucrou mais graças ao milagre do aumento de preço do ferro em 2005 e 2006 então não há o que contestar...sinto muito mas prefiro a vale como está...sem os políticos poderem passar a mão no dinheiro do lucros...acho que tá bom assim...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #27 Online: 06 de Setembro de 2007, 01:06:01 »
E digo mais...por mim privatizava a Petrobrás e depois o Banco do Brasil!

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline di.ego

• Nível 00
  • *
    • foto grafia.
« Resposta #28 Online: 06 de Setembro de 2007, 01:07:30 »
É possível privatizar tudo, depois que vocês alterarem a Constituição Federal.

Mas se eu fosse você, Fabi, não me preocuparia tanto com a Petrobrás. Ela nunca foi uma entidade estatal "pura", como é o Legislativo, Executivo e o Judiciário. A Petrobrás é uma SOCIEDADE ANÔNIMA, de capital aberto, sendo que consórcios internacionais são donos de quase 49% das ações. Os outros 51% são do Estado. Mas isto é tudo o que o Estado tem: papéis. O Estado não apita nada dentro da Petrobrás, nunca apitou. Quem dirige ela é o mercado.

E sobre o favorecimento, cabides, passar a mão, etc: se vocês estão argumentando que é necessário privatizar para as estatais deixem de ser corruptas... WTF?! Como se as empresas privadas não tivessem cabides, nem caixa dois, não fraudassem credores, nem fizessem favorecimentos, nem nepotismo, nem financiamento de partidos políticos! huahuahuah! Acordem! A única diferença entre a ética de uma empresa pública para a ética de uma empresa privada é que nesta última não é crime se eu agir de modo corrupto!

Cuidado com os conceitos e argumentos simplistas... Existem muitas boas razões para se privatizar estatais, mas todas devem ser discutidas dentro da ciência econômica, nunca pela moral ou ética, e ainda nunca nunca NUNCA pela ideologia, seja de direita ou esquerda(se é que existe direita/esquerda)!
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 01:35:45 por di.ego »
"todo termo filosófico é a cicatriz de um problema não resolvido" - Adorno.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 06 de Setembro de 2007, 01:27:52 »
pouco importando se a Constituição Federal diz que o minério e os produtos do solo nacional não poderão ser explorados por empresas nem Estados extrangeiros sob pena de agressão à soberania nacional (e pouco importa também que a maioria dos países desenvolvidos tenham a mesma regra)! XD
a constituição federal diz muita coisa, di.ego. diz muita besteira, também. a minha particular visão da cf é um tanto poética; quando alguém fala em constituição federal eu penso em um elefante gordo e verde sem uma das pernas. de qualquer forma, o que ela diz e não diz só é relevante em um discurso jurídico; fora dessa área estou pronto a desconsiderá-la quando possível for. pouco importa, de fato, o que regram os países europeus; nossa legislação é freqüentemente tomada como sendo de primeiro mundo, o que não exatamente nos ajudou a ser um deles. e em se tratando de país de primeiro mundo, o modelo americano me agrada bem mais.

Seria mais simples do que se imagina, pois a questão se resolveria no controle acionário. Anulado o leilão, tudo começaria do zero, e se o holding quisesse manter a posse da CVRD bastaria ele pagar o que deve ao Estado, superando a proposta das outras empresas, mais juros e correção monetária.
espero que não se ofenda se eu lhe pedir pra me provar que houve favorecimento e que houve propostas maiores que não foram levadas em conta.

"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 06 de Setembro de 2007, 07:53:45 »
O Estado não apita nada dentro da Petrobrás, nunca apitou. Quem dirige ela é o mercado.

Pelo que eu sei, o presidente da Petrobrás é indicado pelo governo, isto não é "apitar" lá dentro? Será que na Petrobrás não tem nenhum apadrinhado político?

E sobre o favorecimento, cabides, passar a mão, etc: se vocês estão argumentando que é necessário privatizar para as estatais deixem de ser corruptas... WTF?! Como se as empresas privadas não tivessem cabides, nem caixa dois, não fraudassem credores, nem fizessem favorecimentos, nem nepotismo, nem financiamento de partidos políticos! huahuahuah! Acordem! A única diferença entre a ética de uma empresa pública para a ética de uma empresa privada é que nesta última não é crime se eu agir de modo corrupto!

Outra diferença: pelo menos o dinheiro não sai direto do bolso do contribuinte.

Não duvido que nas empresas privadas ocorra tudo isto citado (aliás, tenho certeza, que se não em todas, no mínimo em algumas ocorre). Também não duvido que tenha havido irregularidades nas privatizações.

Mas um erro não justifica o outro. O fato é que a Vale privatizada é muito melhor e mais eficiente que a Vale estatal. A telefonia privada é muito melhor que a estatal (apesar de ter problemas, não estou dizendo que tudo é perfeito).

Estatizar novamente a Vale, principalmente com este governo corrupto e incompetente que atualmente está no poder, seria um desastre para a companhia e a credibilidade do Brasil (que já não é grande coisa).

Estou com a Fabi, por mim Petrobrás, BB, e outras empresas estatais deveriam mesmo ser privatizadas. O governo devia cuidar apenas de áreas como educação, saúde, segurança, o que atualmente faz mal e porcamente. Sei que privatizar estatais não vai melhorar estes setores, mas sou amplamente favorável às privatizações.

E também voto SIM no plebiscito imparcial dos malucos do PSTU.

« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 08:18:40 por Fabricio »
"Deus prefere os ateus"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 06 de Setembro de 2007, 08:15:39 »
não tinha visto este post.
É possível privatizar tudo, depois que vocês alterarem a Constituição Federal.
parafraseando o que se diz em outras terras, a constituição federal é o que o stf diz que ela é.

Mas se eu fosse você, Fabi, não me preocuparia tanto com a Petrobrás. Ela nunca foi uma entidade estatal "pura", como é o Legislativo, Executivo e o Judiciário. A Petrobrás é uma SOCIEDADE ANÔNIMA, de capital aberto, sendo que consórcios internacionais são donos de quase 49% das ações. Os outros 51% são do Estado. Mas isto é tudo o que o Estado tem: papéis. O Estado não apita nada dentro da Petrobrás, nunca apitou. Quem dirige ela é o mercado.
o acionista majoritário é quem apita. e o acionista majoritário é o estado. a petrobras só obedece à lógica de mercado (e tem se destacado justamente por fazê-lo) por diretrizes do próprio estado (graças a deus); quebra do monopólio, proibição de subsídio de combustível.

E sobre o favorecimento, cabides, passar a mão, etc: se vocês estão argumentando que é necessário privatizar para as estatais deixem de ser corruptas... WTF?! Como se as empresas privadas não tivessem cabides, nem caixa dois, não fraudassem credores, nem fizessem favorecimentos, nem nepotismo, nem financiamento de partidos políticos! huahuahuah! Acordem!
me belisquei mas parece que eu já estou acordado.
uma diferença primordial, como apontou o fabricio, é de se tratar em uma de dinheiro público em outra de dinheiro privado. uma estatal ineficiente significa o patrimônio do contribuinte indo pro lixo. uma empresa privada ineficiente significa o dinheiro de alguns acionistas indo pro lixo, esperava não ter de explicar isso. a outra diferença, secundária, é que pelo fato de as empresas privadas serem mais pautadas pela eficiência é natural que disponham de melhores meios para combater a corrupção interna.
A única diferença entre a ética de uma empresa pública para a ética de uma empresa privada é que nesta última não é crime se eu agir de modo corrupto!
vai ver não entendi, mesmo; quer dizer que atos ilícitos cometidos por particulares são mais toleráveis que atos ilícitos cometidos pelo poder público?

Cuidado com os conceitos e argumentos simplistas... Existem muitas boas razões para se privatizar estatais, mas todas devem ser discutidas dentro da ciência econômica, nunca pela moral ou ética, e ainda nunca nunca NUNCA pela ideologia, seja de direita ou esquerda(se é que existe direita/esquerda)!
conceitos e argumentos simplistas, cuidado com eles. pode deixar.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 08:21:05 por rodion »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #32 Online: 06 de Setembro de 2007, 09:00:56 »
Para vender as ações do governo na Petrobrás e passar o controle para o capital privado seria necessária uma Emenda básica na Constituição para acabar com o monopólio da extração e refino do petróleo para o Estado. Algo "fazível", mas duvido que ocorra.

O Banco do Brasil é privatizável também, basta vender as ações que o governo tem. Já a Caixa Econômica também tem o problema de ser um banco destinado a recursos de juros baixos para habitação e financiamento de pequenas empresas, além do monopólio dos cassinos, vulgo lotéricas, que ela detém. Mas eu, particularmente, acho que a Caixa funciona melhor que os bancos privados. Pelo menos ela não fica lançando tarifas de má fé na minha conta corrente como TODOS os demais bancos privados fazem...

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 06 de Setembro de 2007, 18:15:59 »
Di.ego

A diferença entre corrupção em uma empresa privada e uma pública, é que cada centavo  que banca a empresa pública vem de nossos impostos.

A CSN passou 20 anos seguidos dando prejuizo ,e ao ser privatizada em um ano já dava lucro.

A telesp em SP tinha o monopólio da telefonia, esperava-se 2, 3 ,4 anos por uma simples linha  que custava o preço de um carro semi novo.Hoje até criança de 12 anos anda com celular dado pelos pais...

Agora, uma pergunta a vc:

Lullalá arrotava  o tempo todo contra as privatizações e agora existe um escandalo diferente a cada dia de seu governo, todos envolvendo serviços públicos, empresas estatais, bancos estatais...vc acha mesmo que ele não tem um interesse sujo em retomar essas empresas privatizadas e por qual motivo, estando no governo há quase 5 anos e com maioria no congresso, ainda não prendeu quem fraudou as privatizações?

Só acho estranho um cara que está metido no meio do maior esquema de corrupção que esse país já teve, saber de todos os escandalos dos governos anteriores, mas não saber  da sujeira de seus assessores diretos mesmo tendo um padrão de vida incompativel com sua renda e ainda assim se preocupar mais com as privatizações antigas do que com um banco que liberou  um empréstimo recente ao Marcos Valério ,quatro vezes maior que seu patrimonio pessoal...

E vc acha que empresa privada é corrupta?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #34 Online: 06 de Setembro de 2007, 18:33:50 »
Estatais são excelentes, também adoro ditaduras, absolutismo, feudalismo...

Desde que eu seja funcionário público, ou ditador, ou soberano ou senhor feudal.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #35 Online: 06 de Setembro de 2007, 18:53:51 »
A experiência prova que o setor privado é sempre mais competente que o Estado. Num país endemicamente corrupto como o nosso, onde o judiciário demora 20 anos para julgar, onde se legisla em causa própria, onde membros da cúpula do governo colocam apadrinhados em cargos em detrimento da competência, dar as estatais pura e simplesmente é enorme favor ao povo. Louvado seja deus pelas irregularidades das privatizações!

Ora, nós sabemos que a letra da lei vale um tostão furado... Arrotar a lei e modificá-la em seu próprio benefício; eis  a hipermoral da esquerda e a sua pureza e imaculabilidade. Mas as sementes estão plantadas. Se a vale não for reestatizada outras não serão privatizadas, pois o objetivo do debate é a propaganda contra as privatizações, quiçá contra todo capitalismo. E como temos a tendência do amor ao estado entre os nossos pares o brasil ficará mais algumas décadas em marcha de tartaruga - lento e supinamente seguro enquanto os águias da burocracia enchem as burras. É a história do brasil, assaltantes estatais, portugueses, fazendeiros, cafeicutores, industriais e banqueiros mamando... A nossa esquerda nos representa tanto que quando os vejo penso logo no brasil colônia e suas charretes e estradas lamacentas indo para o interior mata adentro. O futuro não é para nós.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #36 Online: 17 de Setembro de 2007, 20:07:32 »
Vale do Rio Doce: a verdade é a kriptonita do PT

Tire cópia.
Guarde na carteira.
Use como uma arma da inteligência contra a empulhação.

Estou me referindo ao artigo que Eduardo Graeff escreve hoje na Folha (“Lula e seus militantes amestrados”) sobre essa conversa mole da privatização da Vale do Rio Doce. Sempre que um petista, com a fala perturbada e o olhar esgazeado pela ideologia bananeira, babar números inconseqüentes, vocês devem fulminá-lo com a verdade. A verdade é a kriptonita do petista.

A gestão da Vale foi, felizmente, privatizada, sim. E, por conta disso:

1 – Em seis anos, ela recebeu US$ 44,6 bilhões em investimentos: nos 54 anos de estatismo, foram US$ 24 bilhões;

2 – Em 1997, inteiramente estatal, empregava 11 mil pessoas; hoje, 56 mil;

3 – Como estatal, produzia 35 milhões de toneladas de ferro; hoje, são 300 milhões;

4 – Em 1997, exportou US$ 3 bilhões; em 2006, US$ 10 bilhões (mais de um quarto do saldo positivo da balança comercial);

5 – Se a empresa realmente vale hoje US$ 50 bilhões, TRATA-SE DA VALE INTEIRA; em 1997, venderam-se se por US$ 3 bilhões APENAS 42% das ações ordinárias;

6 – Quem continua a ser o verdadeiro “dono” da Vale? O fundo de pensão do Banco do Brasil e o BNDES: eles detêm dois terços do capital da empresa;

7- O outro terço se distribui entre Bradesco, a japonesa Mitsui e mais de 500 mil brasileiros que aplicaram parte do FGTS em ações da companhia.

Isso que vai acima é a verdade. Não a cascata que está sendo contada nas igrejas por padres que entendem de economia o que tendem dos Evangelhos: NADA!!! Eis a verdade, não o que os bispos brasileiros permitem que se fale nos púlpitos. Se quer entrar nesse mérito mundano, que nada tem a ver com Deus, dom Odilo Scherer deveria levar a boa-nova a seus fiéis, em vez conspurcar o altar com a urna da mistificação.

A mentira é coisa do demônio, bispo!

A verdade sobre a Vale também é a verdade sobre as outras empresas privatizadas, especialmente no setor de telefonia. Ou daquela que é hoje um caso de sucesso global: a Embraer, que foi da falência certa a um caso formidável de sucesso.

Vocês conhecem a capacidade da esquerda de contar mentiras. Mais do que isso: ela acha que a mentira é moral se for para garantir o que entende ser o bem da humanidade. Ela não tem qualquer receio de fraudar, de trapacear, de enganar se for para ver triunfar a sua verdade particular. Também é capaz de matar. Em proporções industriais. Não! Em proporções que faria Homero corar.

Lembram-se do post sobre a entrevista de Marxilena Oiapoque à revista argentina Debate? Ela admite que o PT meteu a mão na sujeira, mas diz que seu maior patrimônio é a “ética na política”. E isso significa que ela não distingue a fronteira entre a verdade e a mentira.

Não permita que a baba hidrófoba se espalhe por aí. Contra ela, use apenas a verdade.

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2007/09/vale-do-rio-doce-verdade-kriptonita-do.html

Offline flaviojuste

• Nível 00
  • *
  • Assim caminha a humanidade...
« Resposta #37 Online: 30 de Setembro de 2007, 01:01:39 »
Hoje a Vale superou a Petrobras em valor de mercado e está batendo recordes de valorização de suas ações, feitos só antes conseguidos pela petroleira. Tornou-se a maior empresa do cenário nacional e a bola  da vez na Bovespa. A Petrobras podeira estar ainda em boa vantagem sobre a Vale, mas as interferencias no ambito politico tornaram as suas ações menos atrativas para os gringos, ou seja, o governo seja qualquer que esteja lá quando mete a mão banaliza tudo o que é sério. Agora só tenho uma duvida, oque nós brasileiros ganhamos quando uma empresa manda grande parte de  nossa riquesa mineral para o exterior? Será que nos é suficiente os impostos gerados e os postos de empregos em troca das concessões de exploração de nossas riquezas? O que o governo ganha além de impostos e empregos liberando este tipo de exploração?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Setembro de 2007, 16:28:07 »
O que "nós brasileiros" ganharíamos a mais se as riquezas minerais ficassem por aqui? Eu não me vejo ganhando nada. Talvez beneficiasse a alguns brasileiros a mais, alguns grupos ou indivíduos, talvez a nenhum.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #39 Online: 30 de Setembro de 2007, 18:03:02 »
Não! Deixe pra iniciativa privada! Se quiserem, cobrem mais impostos - já são altos! :susto: - mas isso afeta a nossa imagem lá fora!
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #40 Online: 01 de Outubro de 2007, 03:24:17 »
O que "nós brasileiros" ganharíamos a mais se as riquezas minerais ficassem por aqui? Eu não me vejo ganhando nada. Talvez beneficiasse a alguns brasileiros a mais, alguns grupos ou indivíduos, talvez a nenhum.
Seria moeda de troca de políticos caso a Vale do Rio doce fosse "nossa"...

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:Vale do Rio Doce: Reestatizar ou não?
« Resposta #41 Online: 23 de Maio de 2015, 11:17:39 »
Recuperando um tópico das antigas com uma notícia nova:

Vocês estão sabendo disso?

Governo retoma o controle dos bilhões da Vale

Sem alarde e utilizando de artifícios marotos, o governo retomou o controle da Cia Vale do Rio Doce, privatizada em 1997. Os fundos de pensão Previ (do Banco do Brasil), Funcef (Caixa) e Petros (Petrobras), além do BNDESpar, controlados pelo Planalto, somam agora 52,5% da mineradora. Isso garante à “cumpanherada” proximidade dos negócios bilionários da Vale. Sem licitações, sem TCU e sem MPF por perto.

Empresa laranja
Para disfarçar os investimentos na Vale, os fundos criaram uma empresa, Litel, da qual a Previ tem 78,4% das ações.

Pés frios
Após retomada da empresa, uma das mais rentáveis do mundo, a Vale viu agravada a crise da desvalorização do minério de ferro.

Disfarça, disfarça
Para assumir o controle da Vale, os fundos investiram mais do que a lei autoriza, e agora tentam “desenquadramento” para fugir da ilegalidade.

Fechando os olhos
O ministro Carlos Gabas (Previdência) pressiona a Previc, que fiscaliza fundos de pensão, a “buscar uma solução” para não puni-los.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #42 Online: 23 de Maio de 2015, 11:41:08 »
então conteste judicialmente a privatização da vale do rio doce... mas se licitamente ela fez investimentos e lucrou mais graças ao milagre do aumento de preço do ferro em 2005 e 2006 então não há o que contestar...sinto muito mas prefiro a vale como está...sem os políticos poderem passar a mão no dinheiro do lucros...acho que tá bom assim...
Esse é um ponto bem importante, quando o dinheiro em sua maioria está nas mãos do povo(isso parece paradoxal!), leia-se empresários, a classe política é submetida ao menos minimamente aos interesses de quem fornece os subsídios para sua atuação(empresários e investidores), já quando tudo é estatal, só se submetem mesmo aos seus próprios interesses.
« Última modificação: 23 de Maio de 2015, 11:43:22 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!