Autor Tópico: Cínicos X Hipócritas  (Lida 6017 vezes)

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
Cínicos X Hipócritas
« Online: 03 de Setembro de 2007, 22:18:27 »
Esse é o primeiro tópico que crio aqui.  :)

Tenho notado que a maioria das pessoas utiliza a palavra "cínico" com um sentido que é o oposto do seu real significado. O pessoal chama de cínico alguém que mente, esconde a verdade, ou seja: Um hipócrita. Cinismo é a característica de quem é franco, desavergonhado, de quem fala a verdade na lata, doe a quem doer. Já o hipócrita é exatamente o oposto, ou seja, um embusteiro, um dissimulado, um mentiroso.

O interessante é que a sociedade costuma preferir o hipócrita ao cínico. Alguém que elogie a beleza de uma octagenária com uma verruga no nariz, mesmo sendo sabidamente falso o elogio, será visto como simpático. Em contrapartida, aquele que expressar franqueza quando questionado sobre a "beleza" de tal velha, será imediatamente visto como alguém bastante desagradável.

Bem, o objeto do tópico é perguntar: Você é um hipócrita ou um Cínico?  :o

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Cínicos X Hipócritas
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2007, 12:14:40 »
Me parece impossível ser apenas um e deixar de ser o outro.

Ninguém fala sempre a verdade... ninguém é 100% autêntico.

Sou cínico e sou hipócrita.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:58:47 »
Doa em quem doer.  :biglol:

Luz

• Visitante
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2007, 23:28:58 »

Bom, ninguém precisa dizer que a bruxa aí da história é bela, mas pode achá-la simpática, extrovertida, solidária, conservada - há mil possibilidades e não é possível que exista alguém que não tenha uma qualidadezinha sequer para ser exalatada. 

Existe também a ironia que costuma ser meio cínica, meio hipócrita e dependendo da forma, é bem aceita.

E você pode ainda, simplesmente calar, enquanto os outros elogiam e/ou criticam.

Eu uso muito esses três recursos, mas acho que não tem como fugir de um eventual cinismo e hipocrisia - mesmo que você não queira as pessoas costumam pedir.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2007, 12:46:48 »
O cinismo tem o seu charme e a hipocrisia a sua necessidade... :twisted:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2007, 12:59:03 »

Extremamente cínico este seu comentário...

... e concordo plenamente com ele.  :ok:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2007, 12:30:27 »

Extremamente cínico este seu comentário...

... e concordo plenamente com ele.  :ok:

:lol:
Cara inteligente!  :ok:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2007, 17:17:27 »
Eu sou omisso e cínico.  ::)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2007, 12:53:46 »
É...eu também depois de levar muita, mas muita paulada na cabeça aprendi que as vezes omitir é uma boa saída...  :?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2007, 23:15:13 »
É...eu também depois de levar muita, mas muita paulada na cabeça aprendi que as vezes omitir é uma boa saída...  :?
Mas não deixa de ser hipócrita, né? Afinal: quem cala consente. :D

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2007, 08:10:02 »
Mas não deixa de ser hipócrita, né? Afinal: quem cala consente. :D

Uhn...não concordo muito com isso de que quem cala consente...Mas as vezes é necessário.  :wink:

Offline Neil Peart

• Nível 00
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2007, 19:37:09 »

Tenho notado que a maioria das pessoas utiliza a palavra "cínico" com um sentido que é o oposto do seu real significado. O pessoal chama de cínico alguém que mente, esconde a verdade, ou seja: Um hipócrita. Cinismo é a característica de quem é franco, desavergonhado, de quem fala a verdade na lata, doe a quem doer. Já o hipócrita é exatamente o oposto, ou seja, um embusteiro, um dissimulado, um mentiroso.

cínico
[Do gr. kynikós, pelo lat. cynicu.]
Adjetivo.
1.Pertencente ou relativo ao cinismo (1).
2.Que é partidário do cinismo (1).
3.P. ext. Que ostenta princípios e/ou pratica atos imorais; impudico, obsceno.
4.Que revela cinismo, impudência;
palavras cínicas. ~ V. escola —a.
Substantivo masculino.
5.Filos. Partidário do cinismo (1).
6.Indivíduo cínico (3 e 4).
7.Teatr. Personagem-tipo que representa o indivíduo sem escrúpulos, hipócrita, sarcástico e oportunista. [Cf. sínico.]
Não existe, na realidade, entre a religião e a ciência nem parentesco, nem amizade, nem inimizade: elas vivem em esferas diferentes.(Nietzsche)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2007, 21:04:40 »
Citação de: RainorX
Cinismo é a característica de quem é franco, desavergonhado, de quem fala a verdade na lata, doe a quem doer.

Isso não seria sinceridade?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Tavares

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2007, 19:42:25 »
Esse é o primeiro tópico que crio aqui.  :)

Nem toda mentira é uma hipocrisia.Não se pode dizer que alguém quando mente ou esconde a verdade seja um hipócrita, ele pode ser apenas um mentiroso e omiso. Hipócrita é quem age de forma contraditória aquilo que ele devende, como por exemplo se você fala que alguém ao agir de uma determinadea maneira estara sendo um criminoso, se espera no minimo que assim você se o considere ao agir dessa maneira, e ai vem a hipocrisia,se você não se considera um criminoso, mesmo agindo segundo você proprio tal como um.

ps: quem diz a verdade não é sincero? e sinico não quem vinge para nós ser o que não é? :ok:
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 19:45:48 por Tavares »
"Não use seu tempo e as suas palavras com descuido. Nenhuma das duas coisas pode ser recuperada." (H. Jackson Brown Jr.)

Temma

• Visitante
« Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2007, 21:43:15 »
mas vocês não valem nada hein?  :P

bem. consultando o meu amigo Aurélio, ele me disse:

cinismo
[Do gr. kynismós, pelo lat. cynismu.]
Substantivo masculino.
1.Hist. Filos. Doutrina e modo de vida dos seguidores dos filósofos socráticos Antístenes de Atenas (444-356 a. C.) e Diógenes de Sínope (413-323 a. C.), fundadores da Escola Cínica, que pregavam a volta à vida em estrita conformidade com a natureza e, por isso, se opunham radicalmente aos valores, aos usos e às regras sociais vigentes. [Cf. socratismo.]
2.P. ext. Impudência, desvergonha, desfaçatez, descaramento. [Cf. cenismo.]

cínico
Adjetivo.
Substantivo masculino.
7.Teatr. Personagem-tipo que representa o indivíduo sem escrúpulos, hipócrita, sarcástico e oportunista. [Cf. sínico.]

acho que o contexto mais usado atualmente seria não ter vergonha de mentir, dissimular, fingir. daí a associação com hipocrisia

Temma

• Visitante
« Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2007, 21:45:14 »

cínico
Adjetivo.
Substantivo masculino.

parece que temos a mesmissima versão do dicionário

[cínico]

o meu é original, espero que o seu seja também  :x

[/cínico]

Offline Tavares

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Outubro de 2007, 22:05:19 »

cínico
Adjetivo.
Substantivo masculino.

[cínico]

[/cínico]

temma

dicionários servem para nos dá idéia do sentido denotativo das palavras, ao passo que são incapazes de abranger o ato real que forma o sentido de uma palavra.Ele trata as palvras de maneira gramátical o que é otimo para um texto formal, mas como bem você deve saber, quantas palavras nos usamos para designar algo,cujo sentido não tem nada a ver a primeira vista segundo os dicionários.por exemplo: se você procurar em alguns dicionários o sentido do nome cadeira, encontra coisas como: objeto com quatro "pernas". ai eu te pergunto e mesas sustentadas por uma só perna não é uma mesa?
espero que você entenda que o que estou falando é que o que determinar o sentido das palavras são os acontecimentos do nosso dia-a-dia e nesse contexto nem sempre o dicionário é capaz de acompanha-lo por vários motivos.

ps:dicionários também erram.
"Não use seu tempo e as suas palavras com descuido. Nenhuma das duas coisas pode ser recuperada." (H. Jackson Brown Jr.)

Temma

• Visitante
« Resposta #17 Online: 23 de Outubro de 2007, 22:30:20 »

cínico
Adjetivo.
Substantivo masculino.

[cínico]

[/cínico]

temma

dicionários servem para nos dá idéia do sentido denotativo das palavras, ao passo que são incapazes de abranger o ato real que forma o sentido de uma palavra.Ele trata as palvras de maneira gramátical o que é otimo para um texto formal, mas como bem você deve saber, quantas palavras nos usamos para designar algo,cujo sentido não tem nada a ver a primeira vista segundo os dicionários.por exemplo: se você procurar em alguns dicionários o sentido do nome cadeira, encontra coisas como: objeto com quatro "pernas". ai eu te pergunto e mesas sustentadas por uma só perna não é uma mesa?
espero que você entenda que o que estou falando é que o que determinar o sentido das palavras são os acontecimentos do nosso dia-a-dia e nesse contexto nem sempre o dicionário é capaz de acompanha-lo por vários motivos.

ps:dicionários também erram.

por isso que eu falei do contexto atual usado :ok:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #18 Online: 24 de Outubro de 2007, 10:20:33 »
Eu sou cínica  :hihi:

Minha mãe sempre disse isso, que sou terrivelmente sincera e descaradamente cínica  :vergonha:

[]s

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Outubro de 2007, 10:28:05 »
E sabe o que mais? Ainda bem que ninguém é perfeito... seria muito chato.  :umm:

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #20 Online: 24 de Outubro de 2007, 11:36:09 »
Dependendo da situação, acho que todos somos um pouco de cada.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!