Autor Tópico: CPMF é justa e fiscaliza sonegação, diz Lula  (Lida 535 vezes)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
CPMF é justa e fiscaliza sonegação, diz Lula
« Online: 06 de Setembro de 2007, 11:42:40 »
CPMF é justa e fiscaliza sonegação, diz Lula
Quinta, 6 de setembro de 2007, 11h21

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje (6) a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ele um imposto "justo e fiscalizador".

"É um imposto que fiscaliza, é possivelmente um imposto que mais dá visibilidade a qualquer percepção de sonegação neste país. Então acho que se as pessoas querem extinguir, então as pessoas proponham outro no lugar", disse Lula em entrevista coletiva concedida a emissoras de rádio.

Lula voltou a afirmar que o Brasil não pode ficar sem a arrecadação da CPMF, cuja previsão para o ano que vem é de R$ 40 bilhões. "Se amanhã o Congresso Nacional extinguir a CPMF, vai significar o quê? Que nós vamos cortar R$ 40 bilhões em outras coisas para poder cumprir com o nosso compromisso".

Lula disse ainda que o país está arrecadando mais, sem precisar elevar a carga tributária. "Há uma razão para o Estado brasileiro estar arrecadando mais sem aumentar impostos: apenas aumentando a eficiência", afirmou. O presidente ressaltou que, durante seu mandato, houve duas reduções de alíquota de Imposto de Renda. "O que não teve nos outros governos", disse.
Segundo o presidente, a melhoria na arrecadação de impostos se converte em mais investimentos na área social. "Queremos que o Estado brasileiro arrecade aquilo que precisa arrecadar, com mais eficiência para que a gente possa fazer mais política de transferência de renda, mais política de educação, mais política de saúde, para que a gente poste."

Fonte: Terra

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: CPMF é justa e fiscaliza sonegação, diz Lula
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2007, 11:46:46 »
""Há uma razão para o Estado brasileiro estar arrecadando mais sem aumentar impostos: apenas aumentando a eficiência""

cof, cof, cof, cof.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: CPMF é justa e fiscaliza sonegação, diz Lula
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2007, 17:59:30 »
A sonegação salva o Brasil?
"Ainda sobre a afirmação de Apedeutakoba de que a carga tributária brasileira não é alta e de que a arrecadação subiu por causa da eficiência, não custa lembrar: o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) tem um estudo indicando que, não fossem a sonegação e o calote, a carga chegaria a espantosos 59% do PIB — hoje, roça nos 40%. Vale dizer: seria 50% maior. Daí se estimar que, a cada R$ 2 arrancados da sociedade, R$ 1 é sonegado. Um estatista tarado diria: “Tá vendo? Com esse dinheiro, faríamos escolas, hospitais, saneamento...” A verdade é a seguinte: com 59% de carga tributária, a sociedade estaria quebrada, arrastado-se na miséria. O que vai a seguir, o IBPT não diz; digo eu, num raciocínio puramente dedutivo: o que impede a sociedade de quebrar é a sonegação. Temos um sistema tributário cuja eficiência está em ser burlado. Não! Não estou incitando ninguém ao crime. Até porque sempre paguei — e pago — todos os meus impostos. Não fosse para seguir as leis, seria por razões muito práticas: não dou chance para zé-mané encher meu saco. Mas é evidente que, com 59% de carga tributária, não iríamos muito longe."

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!