Isso é um sério problema. Existem programas muito bons pra ler sites, mas nem deveriam ser tão avançados assim. É relativamente fácil.. aliás, é ridiculamente fácil (se você aprende desde o começo) a fazer um site legal pra deficientes visuais.
Esses links de pular navegação e propagandas são simples também, meras âncoras.
Em relação ao site da Americanas, é um lixo até pra quem enxerga.. eu fico horas buscando "Informática" entre aqueles links de menu confusos, não-uniformes ordenados por piti do webdesigner.
É interessante ver, no entanto, como os deficientes estão bem integrados na internet. Durante meses participei de uma lista de discussão de PHP, e só depois de muito tempo soube que um dos membros, programador, era cego. Ele programava, navegava na internet.. fazia de tudo!
O Itaú é realmente legal. Além do site funcionar em qualquer navegador, há muito tempo (quando os demais eram queridinhos do IE), é fácil de encontrar qualquer coisa lá dentro. Sou cliente =) E odeio as tarifas deles.. uahuha
Depois desse vídeo reforço minha opinião: sites em Flash são um cocô.
Tem dicas muito boas lá. Vou implementar o que for possível aqui no site.
Preciso achar uma maneira melhor de substituir os CAPTCHAs no SMF. Vou ver se consigo um plugin de perguntas, mas essas coisas são mais fáceis de encontrar em outros programas mais populares. Ou então podíamos desativar e agüentar o tranco dos registros dos bots.
No Clube Cético é bem simples colocar links de pular navegação, links de "próximo post" que levam direto ao conteúdo do próximo post e tudo mais. Remover informação desnecessária dos posts também é simples, como o título individual que cada post tem, mas sempre fica "Re: <Titulo do Topico>" porque ninguém muda. Retirar informações redundantes da coluna esquerda de cada post e deixar somente o avatar, nome e o link pro perfil do membro (semelhante ao orkut).
Quanto ao CAPTCHA, você pode fazer algo paliativo que funcionará muito bem. Um CAPTCHA inverso, um campo oculto por CSS e inacessível ao teclado. Bots procuram preencher todos os campos, se algum formulário for enviado com esse campo "honeypot" preenchido, provavelmente será um bot. Um dia descobrirão isso, mas é um ganha tempo até implementar uma solução com perguntas simples.. como 2 mais 3, maior número entre 10 e 12, etc..
Mas também não falaram que a solução mais eficaz ao Captcha é um link para ouvir as letras...
O problema é a complexidade de implementar algo assim, enquanto imagens CAPTCHA são simples por terem vários pacotes "pré-prontos" na internet.