Autor Tópico: Vídeo: Acessibilidade na web: custo ou benefício  (Lida 741 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Vídeo: Acessibilidade na web: custo ou benefício
« Online: 06 de Setembro de 2007, 12:30:31 »
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=230205&parametro=acessibilidade

Vi no Ovelho.

Ao mesmo tempo em que é legal, porque você vê que a internet e a informática possibilita o acesso à informação para essas pessoas, é triste, porque você vê que ninguém se importa com usuários deficientes...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Vídeo: Acessibilidade na web: custo ou benefício
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2007, 14:20:05 »
Tem dicas muito boas lá. Vou implementar o que for possível aqui no site.

Preciso achar uma maneira melhor de substituir os CAPTCHAs no SMF. Vou ver se consigo um plugin de perguntas, mas essas coisas são mais fáceis de encontrar em outros programas mais populares. Ou então podíamos desativar e agüentar o tranco dos registros dos bots.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2007, 14:27:37 »
Foi chegando ao final e pensei que eles não iriam falar em sites inteiramente em Flash, no qual sempre fui contra. Mas também não falaram que a solução mais eficaz ao Captcha é um link para ouvir as letras...

Em tempos em que a inclusão digital traz pessoas pra internet no qual 90% do tempo usam apenas Orkut e MSN, essas pessoas com dificuldades de acessibilidade que realmente querem aproveitar o 'algo mais' que a web tem a oferecer ficam de fora.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2007, 14:35:11 »
Isso é um sério problema. Existem programas muito bons pra ler sites, mas nem deveriam ser tão avançados assim. É relativamente fácil.. aliás, é ridiculamente fácil (se você aprende desde o começo) a fazer um site legal pra deficientes visuais.

Esses links de pular navegação e propagandas são simples também, meras âncoras.

Em relação ao site da Americanas, é um lixo até pra quem enxerga.. eu fico horas buscando "Informática" entre aqueles links de menu confusos, não-uniformes ordenados por piti do webdesigner.

É interessante ver, no entanto, como os deficientes estão bem integrados na internet. Durante meses participei de uma lista de discussão de PHP, e só depois de muito tempo soube que um dos membros, programador, era cego. Ele programava, navegava na internet.. fazia de tudo!

O Itaú é realmente legal. Além do site funcionar em qualquer navegador, há muito tempo (quando os demais eram queridinhos do IE), é fácil de encontrar qualquer coisa lá dentro. Sou cliente =) E odeio as tarifas deles.. uahuha

Depois desse vídeo reforço minha opinião: sites em Flash são um cocô.

Tem dicas muito boas lá. Vou implementar o que for possível aqui no site.

Preciso achar uma maneira melhor de substituir os CAPTCHAs no SMF. Vou ver se consigo um plugin de perguntas, mas essas coisas são mais fáceis de encontrar em outros programas mais populares. Ou então podíamos desativar e agüentar o tranco dos registros dos bots.

No Clube Cético é bem simples colocar links de pular navegação, links de "próximo post" que levam direto ao conteúdo do próximo post e tudo mais. Remover informação desnecessária dos posts também é simples, como o título individual que cada post tem, mas sempre fica "Re: <Titulo do Topico>" porque ninguém muda. Retirar informações redundantes da coluna esquerda de cada post e deixar somente o avatar, nome e o link pro perfil do membro (semelhante ao orkut).

Quanto ao CAPTCHA, você pode fazer algo paliativo que funcionará muito bem. Um CAPTCHA inverso, um campo oculto por CSS e inacessível ao teclado. Bots procuram preencher todos os campos, se algum formulário for enviado com esse campo "honeypot" preenchido, provavelmente será um bot. Um dia descobrirão isso, mas é um ganha tempo até implementar uma solução com perguntas simples.. como 2 mais 3, maior número entre 10 e 12, etc..

Mas também não falaram que a solução mais eficaz ao Captcha é um link para ouvir as letras...

O problema é a complexidade de implementar algo assim, enquanto imagens CAPTCHA são simples por terem vários pacotes "pré-prontos" na internet.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2007, 15:53:08 »
Muito bom o vídeo.

E não sei que tem a lei do Brasil.

Aqui é nos EUA:

Covered entities under the ADA are required to provide effective communication, regardless of whether they generally communicate through print media, audio media, or computerized media such as the Internet. Covered entities that use the Internet for communications regarding their programs, goods, or services must be prepared to offer those communications through accessible means as well.

Fonte: http://www.usdoj.gov/crt/foia/tal712.txt

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2007, 16:05:21 »
No Brasil é obrigatório que todo site .gov.br cumpra as diretrizes WAI de acessibilidade.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2007, 16:08:56 »
No Brasil é obrigatório que todo site .gov.br cumpra as diretrizes WAI de acessibilidade.
Realmente, isso é vergonhoso não cumprir a acessibilidade.

E agora sobre Flash.

Pesquisei um pouco na internet sobre acessibilidade.
Aqui tem informação:
http://www.adobe.com/resources/accessibility/flash8/

E não tenho Jaws instalado. Menos o forista Cego que quero ver ele consegue acessar e é aqui abaixo. A pena é em inglês:
http://www.pbs.org/wgbh/amex/zoot/eng_sfeature/mx/pop_zoot_mx.html

E não sei que pode para animação. Assim é pior.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 16:14:08 por Vito Álvaro »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2007, 16:23:54 »
O problema é a complexidade de implementar algo assim, enquanto imagens CAPTCHA são simples por terem vários pacotes "pré-prontos" na internet.
Nem é tanto... Só gravar sons das letras e juntar de alguma forma...

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2007, 16:31:37 »
Pois é Vito, a Adobe só foi se preocupar com acessibilidade na versão 8. Sendo que hoje a maioria continua desenvolvendo sites em flash com a versão antiga.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2007, 17:05:33 »
Acessibilidade em Flash é possível, mas não é fácil...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!