Autor Tópico: Reflexões 2007 - I Jornada em defesa do pensamento científico - na USP 18/09  (Lida 755 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC

A disciplina de Metodologia Científica do Instituto de Geociências da USP e a Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas (SBCR) promovem uma jornada informativa de palestras que procuram lançar um olhar racional e científico sobre o cotidiano, afastando o pensamento mistificador e obscurantista que muitas vezes predomina em nossa sociedade.

Programação: 18 de setembro (terça-feira) das 9h10 às 20h00.
09h10 a 09h30 Abertura, Prof. Drs. Arlei Benedito Macedo (USP) e Renato Sabbatini (UNICAMP)
09h40 a 10h20 Analfabetismo científico, Prof. Dr. Renato Sabbatini (Unicamp)
10h20 a 10h40 Café
10h40 a 11h20 Criacionismo, Prof. Dr. Mário de Pinna (USP)
11h30 a 12h10 Como vender o pensamento não-científico, Prof. Dr. Francisco Stefano Wechsler (UNESP)
12h10 a 14h00 Almoço
14h00 a 14h40 Sensacionalismo e Jornalismo Científico, Ulisses Capozzoli - Astronomy Brasil)
14h50 a 15h30 Pensamento Crítico - Panorama da América Latina, Sr. Alejandro J. Borgo (Pensar - CFI/Argentina)
15h30 a 15h50 Café
15h50 a 16h30 A defesa do pensamento científico nas universidades e centros de pesquisa (mesa-redonda)
16h40 a 17h10 Resultados preliminares da pesquisa sobre Pseudociências (alunos do LIGEA)
19h00 a 19h40 Ilusões e equívocos do pensamento humano, Dr. Sérgio Navega - (Intelliwise Research and Training).
19h40 a 20h00 Sumário e encerramento, Prof. Dr. Francisco Stefano Wechsler - UNESP)
Haverá o sorteio de exemplares do livro "Pensamento Crítico e Argumentação Sólida" de Sérgio Navega (2005, Publicações Intelliwise, 312 pp.) e da revista Pensar (CSI).

Faça sua inscrição
A taxa de inscrição é de R$45,00, pagável antecipadamente por depósito ou boleto bancário. No dia do evento a inscrição poderá ser completada mediante o pagamento da taxa de R$60,00. Estudantes contam com um desconto na taxa de inscrição, bastando apresentar um comprovante de matrícula em instituição de ensino. A taxa de inscrição com desconto para estudantes é de R$30,00, pagável antecipadamente, ou de R$45,00 no dia do evento. Alunos, funcionários e docentes do Instituto de Geociências da USP estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.
Para iniciar sua inscrição, preencha e envie o formulário, ou envie seus dados diretamente ao e-mail palestrasreflexoes2007@...

Local do evento
Instituto de Geociências - Rua do Lago, 562 - Cidade Universitária - SP

Inscrições: http://www.haaan.com/reflexoes
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Reflexões 2007 - I Jornada em defesa do pensamento científico - na USP 18/09
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2007, 12:12:02 »
Vou ver se consigo ir...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Reflexões 2007 - I Jornada em defesa do pensamento científico - na USP 18/09
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2007, 12:23:10 »
Eu não creio que consiga, é o dia todo e em horário comercial... aliás, entendi que o Stefano é o nosso glorioso forista, ou não ?
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2007, 19:48:57 »
Eu não creio que consiga, é o dia todo e em horário comercial... aliás, entendi que o Stefano é o nosso glorioso forista, ou não ?
Não, o Dr. Stefano tem outro nome ao que me consta. Se não me falha a memória, seu nome é Stéfano Gonçalves Jorge.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2007, 10:11:08 »
Não sou eu não. Fui convidado no começo, mas depois houve um mal entendido, pois me comunicaram que outra pessoa apresentaria o meu tema e achei que tinha sido "desconvidado", quando na verdade seria para eu criar outro tema. Quando descobrimos o mal entendido já era tarde para fazer algo. Mas é quase certeza que eu vá, pelo menos.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2007, 17:57:00 »
Participei ontem da jornada e realmente foi um ótimo evento, com discussões muito interessantes e positivas em relação ao tema, com a participação de grandes nomes do movimento (apesar de descentralizado) cético nacional, como Renato Sabbatini, Arlei Benedito Macedo, Mário de Pinna, Francisco Stefano Wechsler, Sérgio Navega e Daniel Sottomaior. Participou também Alejandro J. Borgo, representante do CFI Argentina e editor da revista Pensar, que trouxe a proposta da CFI de sediar o próximo congresso íbero-americano de ceticismo aqui no Brasil em setembro de 2008, com a participação de pelo menos dois palestrantes do CFI norte-americano.

PS: os slides e videos logo estarão online
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2007, 09:02:55 »
Cheguei a deixar o meu contato com Alejandro Borgo, mas não chegou a me contatar... e para mim estava impossível participar, esotu numa migração de um cliente (e ainda sou o motorista da minha esposa e pequeno mafagafinho de seis meses).

--
Si hemos de salvar o no,

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2007, 10:16:13 »
Cheguei a deixar o meu contato com Alejandro Borgo, mas não chegou a me contatar... e para mim estava impossível participar, esotu numa migração de um cliente (e ainda sou o motorista da minha esposa e pequeno mafagafinho de seis meses).
Aliás, uma pessoa ótima para conversar. Contou histórias engraçadíssimas no almoço de picaretas "paranormais" que ele investigou...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!