Autor Tópico: Banda larga no Brasil é quase 400 vezes mais cara que em outros países  (Lida 1296 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Banda larga no Brasil é quase 400 vezes mais cara que em outros países
« Online: 08 de Setembro de 2007, 00:53:34 »
Banda larga no Brasil é quase 400 vezes mais cara que em outros países

São Paulo - Megabit por segundo do País chega a custar 716,50 reais, enquanto no Japão sai pelo equivalente a 1,81 real, aponta TelComp.

Os preços pagos pelo acesso em banda larga no Brasil são centenas de vezes maiores que em outros países. A TelComp (Associação Brasileira de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) divulgou hoje (03/09) levantamento de preços de banda larga, tomando como base 1 megabit por segundo (Mbps) e comparando operadoras brasileiras e empresas que atuam em países da Europa, no Japão e nos Estados Unidos.

Para se ter uma idéia da diferença, o Mbps oferecido em Manaus é 395 vezes mais caro que a mesma velocidade disponibilizada no Japão. O Mbps comercializado pela Tiscali italiana, por exemplo, custa o equivalente a 4,32 reais ao mês. Na França, a Orange cobra 5,02 reais pela mesma velocidade e na Time Warner, nos Estados Unidos, o preço é o equivalente a 12,75 reais.

O Japão é, entre os países pesquisados, aquele que apresenta preço mais baixo. De acordo com a pesquisa, os internautas japoneses podem adquirir internet banda larga de 1Mbps do Yahoo! por 1,81 real. Os valores do levantamento foram pesquisados pela TelComp nos próprios sites das operadoras em 10 de julho de 2007.

No Brasil, a TelComp levantou os preços da Telefônica, NET, Brasil Telecom e Oi, em diferentes capitais.  Em São Paulo, a NET cobra 39,95 reais por 1Mbps e, na Telefônica, a oferta da mesma velocidade custa 159,80 reais. Em Brasília, a Brasil Telecom oferece 1Mbps por 239,90 reais. Manaus registrou o valor mais alto pelo Mbps: 716,50 reais, segundo a associação.

O alto custo, segundo a entidade, é conseqüência da falta de concorrência na oferta de banda larga. Outro fator apontado pela pesquisa como determinante para os brasileiros pagarem uma das maiores taxas para a banda larga em todo mundo é a pouca competitividade no mercado.

Como resultado dos valores praticados pelas operadoras nacionais, apenas uma pequena parcela da população, 0,7%, possui acesso à internet de mais de 1Mbps. A União Internacional de Telecomunicações, estabelece banda larga como igual ou acima de 2Mbps.

Segundo a TelComp, a concorrência só será possível se houver uma significativa otimização da rede pública e diversificação do controle das plataformas para, assim, aumentar a quantidade de soluções disponíveis aos consumidores, o que teria efeito direto nos custos do Mbps.

O leilão de freqüências WiMax seria outra forma de ampliar a oferta de banda larga, dessa vez sem fio, em regiões hoje não atendidas. O processo, no entanto, completa amanhã um ano sem solução à vista.

No dia 4 de setembro de 2006, cerca de 100 empresas apresentaram propostas, mas o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu o processo para apurar a fórmula de cálculo dos preços mínimos. O gráfico comparativo dos preços de banda larga levantado pela TelComp está disponível na web.

http://idgnow.uol.com.br/telecom/2007/09/03/idgnoticia.2007-09-03.8239233762/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Banda larga no Brasil é quase 400 vezes mais cara que em outros países
« Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2007, 00:56:38 »
Estou brigando pra brasil telecom me disponibilizar uma conexão de 2mega.
Eles ja estão vendendo ela pro um preço menor do que pago pelo meus 600k, mas falam q não tem porta disponível pro upgrade. :(

Malditas telecoms...

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2007, 01:15:58 »
Pelo menos a sua internet não fica caindo o dia todo!! E olha que não está barato!

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2007, 01:26:30 »
Eu aposto muito no wimax para reduzir o custo da banda larga.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2007, 01:42:49 »
E viva o nosso governo. Por que não cedem logo as concessões para WiMax? Por que querem lucar com isso?

E ainda assim o brasileiro é o internauta que mais tempo passa conectado mensalmente... Deve ser porque a internet é lenta; tem que ficar esperando abrir o orkut e o fotolog...

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2007, 02:11:47 »
E viva o nosso governo. Por que não cedem logo as concessões para WiMax? Por que querem lucar com isso?

E ainda assim o brasileiro é o internauta que mais tempo passa conectado mensalmente... Deve ser porque a internet é lenta; tem que ficar esperando abrir o orkut e o fotolog...
Culpa Anatel...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2007, 08:41:03 »
Culpa do livre mercado capitalista, da ganância das empresas!

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2007, 09:15:23 »
Deve ter mesmo quem ache que se o serviço de banda larga fosse estatal, seria mais barato.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2007, 10:23:29 »
Estou brigando pra brasil telecom me disponibilizar uma conexão de 2mega.
Eles ja estão vendendo ela pro um preço menor do que pago pelo meus 600k, mas falam q não tem porta disponível pro upgrade. :(

Malditas telecoms...

Negocie então uma redução do valor de sua mensalidade... use a concorrência. Eu era assinante da Brasil Telecom, negociei com a NET... consegui 2M pagando mensalidade de 200K.
A vantagem do capitalismo é que ele é um sistema de mão dupla, muito embora a maioria dos consumidores/trabalhadores não saibam usa-lo em seu proveito.  :wink:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2007, 10:29:45 »

Na minha mensalidade, apenas de ICMS, pago 25% (aqui no RS, creio que em isto possa ser diferente dependendo do estado). Somados todos os tributos acumulados, uma boa quantia seria economizada.

Mas que falta pulso na ANATEL para lidar com alguns abusos cometidos pelas empresas (e não é tão somente de cunho financeiro), isto falta mesmo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 08 de Setembro de 2007, 10:59:35 »
Esse realmente é um bom exemplo. Assim como o governo tem seus erros o mercado também tem.

Mas que falta pulso na ANATEL para lidar com alguns abusos cometidos pelas empresas (e não é tão somente de cunho financeiro), isto falta mesmo.
As agências reguladoras tem um papel fundamental para manter a livre concorrência e eficiência dos mercados. Mas não é só a ANATEL que ainda deixa a desejar, basta lembrar da ANAC.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2007, 14:23:08 »
Problema é o que Anatel não quer. Não deu a prazo a leilão Wimax. E não chegou 4G e ainda usa tecnologia CDMA e GSM aqui.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2007, 15:39:46 »
CDMA não é uma tecnologia obsoleta, se for empregada para prover internet sem foi ela só não desbanca o WiMax no quesito velocidade. Mas divido que quando chegar efetivamente o WiMax, as empresas ofereçam velocidades de respeito do tipo: 8MB pra cima.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2007, 15:49:26 »
Ainda há o problema da falta de investimento em infra-estrutura. Por mais que as empresas vendam 8Mb/s por preço de 200kb/s, acho pouco provável que nossos servidores aguentem tal aumento na demanda, isso sem falar nos servidores que fazem conexão a servidores estrangeiros.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2007, 17:14:44 »
Esse realmente é um bom exemplo. Assim como o governo tem seus erros o mercado também tem.
Cara... Você não vai me obrigar a editar o post e colocar as tags [ironia][/ironia], vai?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 08 de Setembro de 2007, 17:52:11 »
Cara... Você não vai me obrigar a editar o post e colocar as tags [ironia][/ironia], vai?

Claro que entendi a ironia.  :P

Mas isso não me impede de aproveitar a deixa.  :hihi:

O que não mudaria em nada com as tags.  :wink:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #16 Online: 08 de Setembro de 2007, 18:57:52 »
Andre, a infra-estrutura realmente não é um problema. O problema imagino eu é apenas a competitividade, parece até haver algum tipo de oligopólio rolando por aqui. Hoje com o uso da fibra optica o Brasil serve até como rota de outros países para linkar backbones até a Europa. Ou seja, os concentradores do Brasil são fodas mesmo, com a modernização das telecoms a maioria dos prédios onde concentravam centrais há 5 anos atrás reduziram bastante seu espaço interno pq existem equipamentos menores e tal... por exemplo aqui em Santa Maria a Brasil Telecom economizou uns 30% do espaço do prédio... a GVT que ocupa alguns andares do prédio da Embratel economizou muito mais, acredito que investimento pode surgir desde que haja comprometimento das telecoms, pq dinheiro eles tem.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Setembro de 2007, 19:02:01 »
corrija-me se eu estiver errado, braida, mas aqui no brasil a maior parte das residências não tem acesso à fibra óptica.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #18 Online: 08 de Setembro de 2007, 19:10:17 »
Uma matéria relativamente recente do IdgNow criticava a falta de investimentos do Brasil na área. Não estou achando a matéria específica aqui, mas de fato ele parece contraditória com outras notícias do próprio IDG.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2007, 19:10:41 »
Falo do uso de fibra entre centrais.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Setembro de 2007, 19:13:00 »
Uma matéria relativamente recente do IdgNow criticava a falta de investimentos do Brasil na área. Não estou achando a matéria específica aqui, mas de fato ele parece contraditória com outras notícias do próprio IDG.
O Cocadaboa começou com um hoax assim esses tempos...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!