Autor Tópico: "Chega de contribuir para um Brasil melhor"  (Lida 616 vezes)

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
"Chega de contribuir para um Brasil melhor"
« Online: 08 de Setembro de 2007, 19:37:20 »
Costumo dizer que às vezes tenho vontade de socraticamente parar as pessoas na rua e perguntar: “E se o Brasil perdesse a Amazônia, que diferença isso faria na sua vida?” Porque eu não consigo pensar em nenhuma. Exceto que se algum povo menos burocrático a ocupasse talvez eu pudesse comprar alguns produtos novos.

Essa postura em relação à Amazônia é só um sintoma de um condicionamento geral muito fácil de observar aqui: o brasileiro, por mais pobre e impotente que seja, sempre discute qualquer assunto do ponto de vista do governante, nunca do governado. É o que eu chamo “mentalidade imperial”. Se você vai escrever um poema, fazer um espetáculo de dança ou mesmo fritar uns pastéis é tudo pelo Brasil, é sempre em função de um suposto projeto de país. E ninguém parece perceber que nada faria mais bem ao Brasil do que parar de tratá-lo como um projeto e começar a tratá-lo como um dado. O Brasil não é um sonho. É um aglomerado político de cidades. A famosa “realidade” não é necessariamente desdentada; realidade é o que quer que esteja à sua volta. É melhor fritar um bom pastel porque ele é um bem, e não porque o bom pastel é bom para o Brasil. Ele é bom para quem vai comê-lo e bom para o artista que o fez. Não existe nenhuma maneira de um aglomerado político se beneficiar de um pastel.

É por isso também que não acho apropriado fazer a oposição entre individualismo e coletivismo. O bem feito ao indivíduo é tangível, real, seja ele feito a si mesmo ou a outro. Mas o bem feito “ao Brasil” não é um bem feito ao coletivo: é um ato vazio feito em nome de uma pura abstração e portanto não é bem nenhum. Chamar o Brasil de “coletivo” é um truque retórico que perverte a natureza do altruísmo. E não é possível dizer que o Brasil é cada um dos indivíduos sem querer lhes impor algo que é meramente convencional.

http://www.oindividuo.com/2007/09/04/chega-de-contribuir-para-um-brasil-melhor/

(Grifo meu)
« Última modificação: 08 de Setembro de 2007, 19:39:44 por Worf »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: "Chega de contribuir para um Brasil melhor"
« Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2007, 19:52:37 »
o brasileiro, por mais pobre e impotente que seja, sempre discute qualquer assunto do ponto de vista do governante, nunca do governado.
Isso é verdade, pra vida do brasileiro, ter a petrobrás, a vale do rio doce, ou o banco do brasil nas mãos do estado não faz diferença nenhuma, para os políticos corruptos faz, eles não podem surrupiar os lucros se essas empresas tiverem nas mãos de outra pessoa.... mas as pessoas continuam dizendo que "A Vale do rio doce é nossa"...a "Petrobrás é nossa"....vai entender... :?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2007, 19:53:08 »
Parece ser muito bom o site, não conhecia.

Gostei muito deste trecho, num texto do dia 07/09/07, que está relacionado com o que você postou:
Muitas vezes, a linguagem obscurece a verdade. Com maior freqüência do que percebemos, nossos olhos são cegados para os fatos… por truques da língua. Quando usamos a simples palavra “França”, pensamos na França como uma unidade, uma entidade. Quando, a fim de evitar uma desagradável repetição, usamos um pronome para designar um país, como em “a França enviou suas tropas para conquistar Túnis”, atribuímos não apenas unidade como também personalidade ao país. As palavras mesmas escondem os fatos fazem das relações internacionais um drama glamuroso em que os atores são nações antropomorfizadas, e com grande facilidade esquecemos dos homes e mulheres de carne e osso que são os atores de verdade. Como seria diferente se não existisse uma palavra como “França”, e tivéssemos que dizer que trinta e oito milhões de homens, mulheres e crianças de diversos interesses e crenças, que habitam 218.000 milhas quadradas! Assim, poderíamos descrever a expedição a Túnis de maneira mais precisa, como esta: alguns destes trinta e oito milhões mandaram outros trinta mil conquistar Túnis. Esta maneira de apresentar o fato imediatamente sugere uma questão, ou uma série de questões. Quem são os poucos? Por que mandaram os trinta mil a Túnis? E por que eles obedeceram?
http://www.oindividuo.com/2007/09/07/distorcoes-da-linguagem-politica/

Faz todo sentido!  :)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2007, 21:10:55 »
sim, o sette câmara é bom. só se tem que overlook o fato de ele ser cristão, hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2007, 00:00:53 »
sim, o sette câmara é bom. só se tem que overlook o fato de ele ser cristão, hehe
Estimo melhoras para ele então.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!