Olá pessoal,
Embora eu fale que compreendemos o Universo eu sei que há muita coisa ainda incompreendida, o que quiz dizer é que temos as faculdades mentais para compreender o Universo, ainda que leve muito tempo para isso.
Não vou falar de imortalidade ou consciência aqui, apenas de algumas conclusões a que cheguei e que gostaria de expor ao colegas do forum:
Nós compreendemos o Universo basicamente porque nossas mentes racionais são capazes, após gerações de observação, estudo e análise observar padrões na natureza que se repetem. Assim é nas ciências físicas, biológicas e outras. Eu havia falado de um número que exprime o nível de probabilidade na realidade dentro de um determinado momento de tempo, esse número mede a aleatoriedade do Universo, pelo menos num nível amostral. Chamemos esse número de "p", onde "p" pode variar de p=0(Nada acontece) a p=1(Tudo que é possível acontecer acontece). Segundo algumas teorias Cosmológicas e algumas interpretação da mecânica quântica é possível que existam outros Universos além do nosso, para simplificação vamos assumir essa tese como verdadeira. Sendo assim pode haver uma infinidade de Universos além do nosso. Alguns semelhantes e outros radicalmente diferentes do nosso. Pode haver Universos em tudo iguais ao nosso, com exceção do valor de "p" que variaria de Universo para Universo. Caso houvesse um Universo com "p" maior que o nosso isso significaria que eventos improváveis no nosso Universo seriam mais comuns nesse Universo. É possível que haja Universos com um valor de "p" tão alto que se pudessemos observá-los veriamos coisas estranhissimas acontecendo. Sendo consequentemente mais difícil para nós entendermos essa realidade. Se "p" aproxima-se do valor um o Universo atingiria um nível de caoticidade incrível, dado que a aleatoriedade seria muito alta então seria muito difícil e em alguns casos impossível entender essa realidade. A essa situação eu chamo de Universo Caótico ou Realidade Louca.
Resumindo: Nós só conseguimos entender nosso Universo porque o valor de "p" é tal que o nível de aleatoriedade está num nível aceitável para nossas mentes perceber padrões na natureza e assim conseguir entender a realidade que nos cerca.