Autor Tópico: Por que nós conseguimos compreender o Universo?  (Lida 1130 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Por que nós conseguimos compreender o Universo?
« Online: 10 de Setembro de 2007, 23:40:08 »
Olá pessoal,

Embora eu fale que compreendemos o Universo eu sei que há muita coisa ainda incompreendida, o que quiz dizer é que temos as faculdades mentais para compreender o Universo, ainda que leve muito tempo para isso.

Não vou falar de imortalidade ou consciência aqui, apenas de algumas conclusões a que cheguei e que gostaria de expor ao colegas do forum:

Nós compreendemos o Universo basicamente porque nossas mentes racionais são capazes, após gerações de observação, estudo e análise observar padrões na natureza que se repetem. Assim é nas ciências físicas, biológicas e outras. Eu havia falado de um número que exprime o nível de probabilidade na realidade dentro de um determinado momento de tempo, esse número mede a aleatoriedade do Universo, pelo menos num nível amostral. Chamemos esse número de "p", onde "p" pode variar de p=0(Nada acontece) a p=1(Tudo que é possível acontecer acontece). Segundo algumas teorias Cosmológicas e algumas interpretação da mecânica quântica é possível que existam outros Universos além do nosso, para simplificação vamos assumir essa tese como verdadeira. Sendo assim pode haver uma infinidade de Universos além do nosso. Alguns semelhantes e outros radicalmente diferentes do nosso. Pode haver Universos em tudo iguais ao nosso, com exceção do valor de "p" que variaria de Universo para Universo. Caso houvesse um Universo com "p" maior que o nosso isso significaria que eventos improváveis no nosso Universo seriam mais comuns nesse Universo. É possível que haja Universos com um valor de "p" tão alto que se pudessemos observá-los veriamos coisas estranhissimas acontecendo. Sendo consequentemente mais difícil para nós entendermos essa realidade. Se "p" aproxima-se do valor um o Universo atingiria um nível de caoticidade incrível, dado que a aleatoriedade seria muito alta então seria muito difícil e em alguns casos impossível entender essa realidade. A essa situação eu chamo de Universo Caótico ou Realidade Louca.
Resumindo: Nós só conseguimos entender nosso Universo porque o valor de "p" é tal que o nível de aleatoriedade está num nível aceitável para nossas mentes perceber padrões na natureza e assim conseguir entender a realidade que nos cerca.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Por que nós conseguimos compreender o Universo?
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2007, 01:56:57 »
Modelo bastante especulativo esse.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2007, 10:16:12 »
Que viagem...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2007, 10:38:46 »
Talvez em um universo muito esquisito, não se tenha desenvolvido nenhum ser com grande capacidade de raciocínio, uma vez que esta habilidade seria muito pouco útil...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2007, 11:49:12 »
Olá amigos,

Que o modelo que desenvolvi é puramente especulativo isso é, afinal em se tratando de Outros Universos e Realidades Paralelas quase tudo é especulativo. Agora se imaginarmos que existem trilhões e trilhões de Universos não é impossível que haja vida inteligente, mesmo que remotamente, em alguns deles, mesmo naqueles com maior nível de aleatoriedade.

Offline Megazord

• Nível 05
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2007, 09:12:48 »
Viagem total...

Talvez em um universo muito esquisito, não se tenha desenvolvido nenhum ser com grande capacidade de raciocínio, uma vez que esta habilidade seria muito pouco útil...
Será mesmo? Nosso universo não é caótico o bastante?

Se pudessemos "acelerar o tempo" poderiamos observar quanto caos existe.
---
mega

“Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?”
Justin Brown

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2007, 11:33:06 »
Arquimedes: espero que você não pense que estou lhe perseguindo, mas essa sua (interessante) idéia
já foi explorada por alguns pensadores.
Dê uma olhada na página do Max Tegmark:
http://space.mit.edu/home/tegmark/toe_frames.html
(curiosidade: esse cara é casado com uma brasileira).

Veja também sobre o Princípio Antrópico:
http://en.wikipedia.org/wiki/Anthropic_Principle#Character_of_Anthropic_reasoning
Carter's Weak anthropic principle (WAP): "we must be prepared to take account of the fact that our location in the universe is necessarily privileged to the extent of being compatible with our existence as observers." Note that for Carter, "location" is a space-time position.
Carter's Strong anthropic principle (SAP): "the Universe (and hence the fundamental parameters on which it depends) must be such as to admit the creation of observers within it at some stage. To paraphrase Descartes, 'cogito ergo mundus talis est'." The Latin tag ("I think, therefore the world is such [as it is]") makes it clear that "must" indicates a deduction from the fact of our existence; the statement is thus a truism.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2007, 00:43:37 »
Dr. Manhattan,

Fico feliz que minha idéia tenha sido pensada por outros pesquisadores, isso mostra que ela não é tão implausível assim!
Espero que minhas idéias sobre máquinas não sejam tão comuns, pois pretendo testar um princípio utilizado em uma de minhas idéias em breve. Não sei se funcionará, mas a curiosidade em saber o que acontece ou não é muito estimulante. Se no Brasil a Ciência fosse mais estimulada iria fazer um curso de física e procurar um bom laboratório para fazer um montão de experiências. Modestia a parte criatividade é um ponto forte de minha personalidade. Para o Dr. Manhattan ou outro colega do forum que tiver um solução eu gostaria de expor um problema que estava me "encafifando" nos últimos dias:

Imaginem um pedaço de materia e antimatéria de 1kg cada uma se chocando no espaço, o choque é rápido e violento, de forma que toda as partículas são tranformadas em radiação gama de alta frequência, como na equação de Einstein E=mc^2. Suponhamos que toda a radiação fosse direcionada em uma única direção no espaço, como um laser. Como o Universo esta se espandindo a frequência dessa radiação irá cair com o tempo, de forma que se pudessemos depois de um tempo transformar a radiação(Energia) em matéria obteriamos menos matéria do que no início, afinal pela equação de Max Planck E=hf vemos que a energia de uma onda eletromagnética diminui conforme sua frequencia também diminui. Isso não seria uma violação da lei da Conservação da Energia que afirma que Energia não pode ser criada nem destruida, mas apenas transformada? Desculpem-me se meu raciocínio pareceu primário, mas não consegui chegar a uma conclusão lógica sobre isso. Se alguém tiver uma resposta eu agradeço!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2007, 07:47:26 »
Resumindo: Nós só conseguimos entender nosso Universo porque o valor de "p" é tal que o nível de aleatoriedade está num nível aceitável para nossas mentes perceber padrões na natureza e assim conseguir entender a realidade que nos cerca.

Mas se estivéssemos em outro universo (mais altamente imprevisível), e fôssemos seres vivos, não haveria uma pressão seletiva para criar seres que possam entender e prever esse universo ?

Nos entendemos o universo porque isso ajuda na nossa sobrevivência.

Muito embora, é claro, tenhamos que sempre lembrar da máxima de Dilbert: "Você não sobrevive apenas por ser inteligente".
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2007, 12:20:41 »
JCatino,

Eu concordo com seu raciocínio e inclusivo acho, especulativamente falando, que é bem provável que inteligências provenientes de Universos mais aleatórios que o nosso devem ser mais evoluidas intelectualmente. Para exemplificar comparemos essas inteligências a duas crianças com as mesmas capacidades tentando montar quebra cabeças, só que uma monta o quebra cabeça de 500 peças enquanto a outra monta um de 5000 peças, o quebra cabeça é a realidade em que vivem como no Universo de maior aleatoriedade existem muito mais variáveis envolvidas seria como o quebra cabeça maior. Ao longo do tempo a "mente" desses seres pensantes adquiririam capacidades diferentes e muito provavelmente os seres do Universo mais caótico teriam desenvolvido raciocinios e algoritmos mentais muito mais sofisticados que os do Universo de menor aleatoriedade.
Permitam me uma pequena viagem no mundo das possibilidades: "Num futuro distante conseguimos criar um portal para outros Universos e encontramos um Universo, para nós totalmente louco, habitado por estranhas criaturas, que agem estranhamente. Curiosos trasemos uma dessas criaturas para nosso Universo e então percebemos que a criatura em alguns dias deduziu todas as leis físicas do nosso Universo e assimilou toda a nossa tecnologia, desesperados tentamos mandar a criatura de volta, mas ela já é esperta o suficiente para driblar nossas ações e em poucos anos essas criaturas povoam nosso Universo e nos reduzem a servidão, pois afinal não passamos de Neandarthais para elas..."
Desculpem a especulação, mas é interessante imaginar as possibilidades bizarras de um acontecimento desses.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2007, 21:45:39 »
Dr. Manhattan,

Fico feliz que minha idéia tenha sido pensada por outros pesquisadores, isso mostra que ela não é tão implausível assim!
Espero que minhas idéias sobre máquinas não sejam tão comuns, pois pretendo testar um princípio utilizado em uma de minhas idéias em breve. Não sei se funcionará, mas a curiosidade em saber o que acontece ou não é muito estimulante. Se no Brasil a Ciência fosse mais estimulada iria fazer um curso de física e procurar um bom laboratório para fazer um montão de experiências. Modestia a parte criatividade é um ponto forte de minha personalidade. Para o Dr. Manhattan ou outro colega do forum que tiver um solução eu gostaria de expor um problema que estava me "encafifando" nos últimos dias:

Imaginem um pedaço de materia e antimatéria de 1kg cada uma se chocando no espaço, o choque é rápido e violento, de forma que toda as partículas são tranformadas em radiação gama de alta frequência, como na equação de Einstein E=mc^2. Suponhamos que toda a radiação fosse direcionada em uma única direção no espaço, como um laser. Como o Universo esta se espandindo a frequência dessa radiação irá cair com o tempo, de forma que se pudessemos depois de um tempo transformar a radiação(Energia) em matéria obteriamos menos matéria do que no início, afinal pela equação de Max Planck E=hf vemos que a energia de uma onda eletromagnética diminui conforme sua frequencia também diminui. Isso não seria uma violação da lei da Conservação da Energia que afirma que Energia não pode ser criada nem destruida, mas apenas transformada? Desculpem-me se meu raciocínio pareceu primário, mas não consegui chegar a uma conclusão lógica sobre isso. Se alguém tiver uma resposta eu agradeço!

Boa pergunta. A expansão do Universo, e consequentemente o desvio para o vermelho, é uma
consequência da Relatividade Geral. Acontece que, até onde sei, a conservação da energia na
Relatividade Geral é algo, digamos, nebuloso. Infelizmente, não tenho expertise para discutir isso aqui.
Para você ter uma idéia, o link abaixo mostra uma discussão técnica desse assunto. Esse texto é
do John Baez, um dos pesquisadores mais destacados de gravidade quântica:
http://www.math.ucr.edu/home/baez/physics/Relativity/GR/energy_gr.html

Detalhe: a aniquilação de matéria/antimatéria nem sempre gera apenas radiação gama. Isso é verdade
no caso de elétrons e pósitrons, mas não no caso de prótons e antiprótons, por exemplo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2007, 10:44:27 »
Eu concordo com seu raciocínio e inclusivo acho, especulativamente falando, que é bem provável que inteligências provenientes de Universos mais aleatórios que o nosso devem ser mais evoluidas intelectualmente.

Eu disse isso ?  :hein:
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2007, 10:47:45 »
Permitam me uma pequena viagem no mundo das possibilidades: "Num futuro distante conseguimos criar um portal para outros Universos e encontramos um Universo, para nós totalmente louco, habitado por estranhas criaturas, que agem estranhamente. Curiosos trasemos uma dessas criaturas para nosso Universo e então percebemos que a criatura em alguns dias deduziu todas as leis físicas do nosso Universo e assimilou toda a nossa tecnologia, desesperados tentamos mandar a criatura de volta, mas ela já é esperta o suficiente para driblar nossas ações e em poucos anos essas criaturas povoam nosso Universo e nos reduzem a servidão, pois afinal não passamos de Neandarthais para elas..."
Desculpem a especulação, mas é interessante imaginar as possibilidades bizarras de um acontecimento desses.

Ok, mas você isto muito além das especulações. Em todo caso, casos similares aconteceram na invasão de povos de um e outro continente, ou no advenimento de certas técnicas de guerra.

Assim como aconteceu entre espécies, sendo aberto um caminho entre um continente e outro, ou uma ilha e outra, etc
--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!